Tudo que você precisa saber sobre Shin Megami Tensei V: Vengeance
MeuPlayStation testou Shin Megami Tensei V: Vengeance e traz alguns pontos importantes sobre o jogo
Shin Megami Tensei V: Vengeance é mais um daqueles jogos que têm tudo para ajudar a popularizar ainda mais o gênero JRPG com combate por turnos em todo o mundo, não somente na Ásia.
Depois de ter a oportunidade de testá-lo, o MeuPS entendeu o que ele tem a oferecer, e preparou este pequeno especial para tirar algumas dúvidas: o período de duração da jornada, a jogabilidade da aventura, as melhorias colocadas pelos desenvolvedores e por aí vai.
Confira o trailer que a Atlus acabou de publicar:
Segundo o produtor Shinjiro Takata, “esta obra é um conto de vingança baseado na própria interpretação da Atlus sobre a relação entre o Deus Touro e o Deus Serpente que existe em várias partes do mundo”. Confira abaixo algumas informações a mais sobre o título e como ele pode ser bacana para você.
Lançamento
Shin Megami Tensei V: Vengeance será lançado em 14 de junho para PlayStation 5, Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows, Xbox Series X e Series S.
É o mesmo jogo de 2021?
Shin Megami Tensei V foi lançado originalmente em 11 de novembro de 2021, exclusivamente para Nintendo Switch. Vengeance, por sua vez, é considerada a edição definitiva do jogo, com uma série de melhorias gráficas e de desempenho, além de um arco narrativo totalmente novo, trazendo uma nova personagem, Yoko. A jornada original, chamada de “Cânone da Criação”, ainda está lá, mas agora o jogador pode escolher também ir por um outro caminho, o “Cânone da Vingança”.
Quanto tempo vai durar?
Ao todo, estamos falando, tranquilamente, de mais de 150 horas para quem quiser “conhecer os dois caminhos”. Isso porque o game base tinha cerca de 70 a 80 horas de duração, e a nova aventura não deve ser lá tão diferente disso. Portanto, é como se fossem dois jogos em um.
Sobre o que é a história?
O jogador controla o protagonista, que fica inconsciente após um evento traumático em Tóquio, logo no começo do jogo, e acorda em uma cidade extremamente diferente, devastada por um apocalipse, chamada de Da’at, e precisa se unir a um “salvador” para formar um novo ser, poderoso, mas nem humano e nem demônio: um Nahobino.
A partir daí, ele navega em um universo onde alterna sua convivência com os colegas de escola e anjos e demônios que pairam pelo Da’at. As histórias, então, divergem entre a Criação e a Vingança, que citamos anteriormente. O enredo, porém, vai muito além de uma questão de Céu ou Inferno, Deus ou Diabo, e levanta temas bem interessantes.
Como é a jogabilidade?
Shin Megami Tensei V: Vengeance é bem parecido com outros jogos da Atlus, como a série Persona, e também com Like a Dragon, outro título publicado pela SEGA, em termos de jogabilidade. É claro que, em arte e até mesmo estilo da narrativa e dos personagens, muito mais com o primeiro exemplo.
Você controla o personagem que tem que explorar determinados cenários em busca de objetivos, assiste muitas cutscenes e, sim, enfrenta grandes e épicas batalhas. Aqui, o gênero é o RPG de turnos – portanto, mais do que cair para a porrada, é preciso ter bastante estratégia.
Em Vengeance, além do seu personagem principal, você tem alguns amigos que se aliam à jornada e podem ser controlados nas batalhas, e demônios que podem ser convencidos a se juntarem ao seu time – são 40 novos, levando o total para cerca de 270, cada um com suas particularidades.
Um detalhe interessante é que há danos elementais, então cada personagem, seja ele humano ou não, tem suas forças e fraquezas nas skills. Quanto antes você entender isso, mais fácil, ou melhor, não tão difícil ficará sua jogatina. Porque, sim, este não é um joguinho daqueles fáceis, não – apesar de também não ser nada impossível.
JOGAMOS! Shin Megami Tensei V: Vengeance pode ser nova obra-prima da Atlus
A SEGA tem “dado sorte” com seus RPGs por turno nos últimos anos. Persona 5 ajudou o gênero a “furar a bolha” e tornou-se um sucesso global. Yakuza virou Like A Dragon e vem sendo aclamado também no Ocidente. E agora é a vez de Shin Megami Tensei V, com um retorno triunfal e definitivo marcado para junho deste ano (e olha que ainda nem vou entrar no assunto Metaphor: ReFantazio).
O MeuPlayStation foi convidado para testar Shin Megami Tensei V: Vengeance, que traz não só a história original do título de 2021, como também um enredo completamente novo e várias melhorias gráficas e de performance em relação ao game lançado no Nintendo Switch. Mais completo, mais bonito e com ainda mais demônios, o título parece ter os elementos que têm potencial de transformá-lo em mais um clássico desta impressionante safra.
Clique aqui para ler a prévia completa.