Listas

Top 10 videogames mais vendidos da história

Nintendo e a PlayStation dominam a lista, com cinco e quatro consoles, respectivamente

por Vítor Amorim Heringer
Top 10 videogames mais vendidos da história

Já se perguntou quais são os videogames mais vendidos da história? O MeuPlayStation traz a resposta para essa pergunta com um top 10 de dos hardwares de mais sucesso na indústria. A Nintendo e a PlayStation dominam a lista, com cinco e quatro consoles, respectivamente, enquanto a Microsoft é representada pelo Xbox 360.

A indústria de games já existe há muitos anos e conta com diversos lançamentos de hardwares, seja de mesa, portáteis, híbridos e muito mais. Certamente essa lista vai causar muito sentimento nostálgico para os fãs de longa data do universo dos jogos. Confira:

10º: Game Boy Advance — 81,5 milhões

Imagem do game Boy Advance no top 10 de videogames mais vendidos da história

O Game Boy Advance (2001) é o primeiro dos cinco consoles da Nintendo na lista, sendo o sucessor do Game Boy Color. O portátil foi um dos responsáveis por implementar jogos inteiramente em 3D. Uma versão “SP” chegou dois anos com luz interna, frente dobrável e bateria recarregável de Li-ion.

Além disso, uma outra versão menos conhecida foi lançada em 2005, chamada Game Boy Micro. Um modelo mais horizontal, menor e moderno para época. Jogos como Pokémon Ruby e Sapphire e Mario vs. Donkey Kong fazem parte do catálogo.

9º: Xbox 360 — 84 milhões

XBOX 360

O console mais vendido da história da Microsoft é o Xbox 360 (2005). E não é por menos: o videogame foi um sucesso absoluto no Brasil e em todo o mundo, ajudando a empresa a se estabelecer entre as grandes da indústria dos games. O console chegou até a manter o segundo lugar de sua geração, mas acabou ultrapassado pelo PlayStation 3.

O aparelho foi adorado pelos desenvolvedores de games, por conta da facilidade do seu sistema, ao contrário do hardware da Sony. O Xbox 360 ainda recebeu mais duas versões e foi descontinuado em 2016, com 11 anos de vida.

8º: Nintendo Switch — 84,5 milhões

Imagem do Nintendo Switch no top 10 de videogames mais vendidos da história

O mais recente lançamento da Nintendo já figura em oitavo lugar entre os videogames mais vendidos de todos os tempos com somente quatro anos de vida. O Nintendo Switch (2017) chegou com uma proposta de entregar experiência “híbrida” de consoles de mesa e portáteis em um só hardware.

É possível colocá-lo na “Dock” para jogar em TVs e retira-lo para jogar instantaneamente em qualquer lugar. Atualmente, uma versão “Lite” — totalmente portátil — também ajuda a aumentar as vendas. A plataforma estreou com títulos de peso, como The Legends of Zelda: Breath of The Wild e Super Mario Odyssey.

7º: PlayStation 3 — 87,4 milhões

Imagem do PlayStation 3 no top 10 de videogames mais vendidos da história

O console de mesa – excluindo os portáteis – menos vendido da história da Sony — sem contar o PS5 — está em 7º de todos os tempos, o que mostra a força da gigante japonesa. O PlayStation 3 (2006) chegou a ficar atrás do seu concorrente — Xbox 360 — mas o ultrapassou no final da geração. O console foi o primeiro a utilizar discos Blu-ray para gravação de jogos.

Além disso, foi o primeiro aparelho da Sony a ter conectividade online, através da PlayStation Network. Em 2009, a empresa japonesa lançou uma versão “Slim” e, no final de 2012, uma “Super Slim”. A estreia dos dois modelos é considerado como a principal razão para o aumento de vendas.

6º: Nintendo Wii — 101,6 milhões

Imagem do Nintendo Wii no top 10 de videogames mais vendidos da história

O Nintendo Wii (2006) foi uma febre e é o grande vencedor da geração do PS3 e do Xbox 360. O console da Nintendo inovou ao trazer muita interatividade por meio do controle Wii Remote, que registrava movimentos  e servia como peça fundamental gameplay de diversos jogos. Por exemplo, como uma raquete em Mario Tennis.

O Wii é considerado o sucesso do GameCube e o responsável por colocar um videogame de mesa da Nintendo novamente entre os de mais sucesso, uma vez que o antecessor vendeu apenas 21 milhões de unidades.

5º: PlayStation — 102,5 milhões

Imagem do PlayStation 1 no top 10 de videogames mais vendidos da história

A estreia da Sony no mundo dos games foi com muita comemoração: mais de 102 milhões de unidade do PlayStation 1 (1994) foram vendidas. O console trouxe a inovação da época que era a entrada para CDs, enquanto os cartuchos ainda eram os mais utilizados.

Em julho de 2000, a Sony lançou uma versão melhorada e menor, chamada “PSOne”, totalmente branca, retirando a cor cinza do seu antecessor. O hardware foi descontinuado após 12 anos de vida, em 2006. Uma curiosidade interessante é que o desenvolvimento do PS1 iniciou após uma parceria fracassada com a Nintendo de desenvolver uma mídia de CD para o Super Nintendo, no início dos anos 90.

4º: PlayStation 4 — 115,9 milhões

Imagem do PlayStation 4 no top 10 de videogames mais vendidos da história

Chegamos ao rei da geração passada. O PlayStation 4 (2013) foi um sucesso absoluto para a Sony, sendo o terceiro console da gigante japonesa com mais de 100 milhões de unidades vendidas. Desde o seu lançamento, o hardware conta com números impressionantes de venda ano a ano. Só começou a perder o fôlego com a iminência do lançamento do PS5.

Além disso, o Ps4 já vendeu 1,577 bilhão de jogos oficialmente, um recorde absoluto da indústria de games, superando o PS2. O aparelho conta com três versões: “Fat”, “Slim” e “Pro”.

3º: Game Boy/Game Boy Color: 118,6 milhões

Imagem do Game Boy no top 10 de videogames mais vendidos da história

O top 3 de videogames mais vendidos da história começa com Game Boy (1989) e sua versão Color (1998). Juntos, eles venderam mais de 118 milhões de unidades por todo o mundo. Para muitos, foi o seu primeiro hardware portátil e conta alguns games lendários da Nintendo: Super Mario Land, Pokémon Yellow, The Legends of Zelda: Link’s Awakening e vários outros.

2º: Nintendo DS — 154 milhões

Imagem do Nintendo DS no top 10 de videogames mais vendidos da história

Agora, chegamos aos dois isolados da lista, começando pelo Nintendo DS (2004). O videogame portátil da Nintendo trouxe grande inovação para o setor, com duas telas, sendo a debaixo touch. Essa opção da empresa japonesa garantiu jogos com gameplays bem diferentes do que os jogadores estavam acostumado e se tornou uma febre rapidamente.

Os games, principalmente da Nintendo, utilizavam perfeitamente ambas as telas para fornecer uma jogabilidade inovadora e interativa.

1º: PlayStation 2 — 155,1 milhões

Imagem do PlayStation 2 no top 10 de videogames mais vendidos da história

O primeiro posto de videogames mais vendidos da história é do saudoso PlayStation 2 (2000). O segundo console da Sony chegou para consolidar a marca de vez na indústria de games e foi um sucesso em todo o mundo. Muitos passaram por suas infâncias enquanto jogavam os clássicos títulos como: GTA San Andeas, Black, Resident Evil 4, God of War II e muito mais.

As suas mais de 155 milhões de unidades parecem um número quase inalcançável. Será que algum dos videogames atuais podem alcançar o PS2? O PlayStation 4 já começou a perder força e sugere que não deve atingir esse número.

Para mais sobre o PlayStation 2, veja uma lista com os melhores jogos: parte 1 e parte 2!