Guias

[Guia] Como conquistar todos os troféus de Ghost of Tsushima

Platina não é difícil, mas exigirá boas horas de investimento

por Raphael Batista
[Guia] Como conquistar todos os troféus de Ghost of Tsushima

Ghost of Tsushima é o mais novo exclusivo de PlayStation 4 a fazer a alegria dos jogadores. O título da Sucker Punch nos leva até ao Japão Feudal com uma história sobre honra e vingança.

O jogo é mais um grande produto de entretenimento entregue em 2020 e as suas boas notas falam por si. Aproveite para conferir nossa análise:

Uma boa maneira de aproveitar ao máximo o game é partir em busca do troféu de Platina. Para ajudar um pouquinho, construímos um guia – graças ao PowerPyx – com todos os troféus de Ghost of Tsushima. A lista está organizada de acordo com a instalação do jogo no PlayStation 4.

Aviso: HÁ SPOILERS NO GUIA.

Visão geral

Ghost of Tsushima conta com 52 troféus (40 de Bronze / 9 de Prata / 2 de Ouro / 1 de Platina). O tempo estimado para conquista de todos é entre 40 e 60 horas. Apenas uma jornada será o suficiente, já que o game é mundo aberto e permite livre exploração.

Roadmap

  1. Jogue a história e faça as missões secundárias que desejar.
  2. Libere todas as áreas e postos dos inimigos.
  3. Obtenha todos os colecionáveis.
  4. Cumpra os demais troféus.

Etapa 1: saboreie o game com tranquilidade. De toda forma, você pode anotar algumas dicas para agilizar o processo como: fazer missões secundárias e todos tipos de tarefas que aparecerem. Mais algumas:

  • Use o Amuleto “Amuleto de Inari” para aumentar a quantidade de Suprimentos obtidos. Eles são a “moeda” do jogo e podem ser usados para melhorar a espada e armadura de Jin Sakai.
  • Evite gastar Suprimentos até o Ato 2, onde Jin Sakai desbloqueia a “Armadura do Clã Sakai”. Utilize todas moedas para melhorar o equipamento e invista na espada do guerreiro. Acredite, você gastará muito material para cumprir estes objetivos.
  • Use a Armadura do Viajante para que o DualShock 4 possa vibrar sempre que alguns artefatos e registros estejam próximos.
  • Tente obter o troféu “Tenha uma Boa Queda” logo no início do jogo. Basta apenas chutar alguém de algum ponto alto (o inimigo precisa morrer na queda). É melhor realizar isso em algum posto Mongol, já que os adversários ficam em pontos bem propícios.

Etapa 2: “limpe” o mapa após a conclusão da campanha. Quando a trama é finalizada, o mapa mostrará todos os Acampamentos Mongóis e outros sinalizadores, facilitando o caminho.

Etapa 3: eliminar todos os marcadores de colecionáveis do mapa. São muitos, mesmo. Então, prepare-se para o listão:

  • Todos os 61 Contos de Tsushima;
  • Todos os 7 Contos Místicos;
  • Todas as 18 Fontes Termais;
  • Todos os 16 Cortes de Bambo;
  • Todos os 16 Altares Shinto;
  • Todos os 8 Faróis;
  • Todos os 49 Santuários Inari;
  • Todos os 19 Haiku;
  • todos os 25 Duelos;
  • Todos os 2 Mercadores da Morte;
  • Coletar 30 de 69 Equipamentos Cosméticos (automático na história);
  • Descobrir 1 dos 23 Pilares da Honra;
  • Coletar 20 dos 40 registros;
  • Coletar 20 dos 50 Artefatos Mongóis;
  • Coletar 5 dos 20 Grilos Canoros;
  • Coletar 10 Altares Secretos – o único item que não aparece no mapa, mas você pode conferir a localização deles mais abaixo.

Vale destacar que as Bandeiras Shashimono são colecionáveis, mas não necessários para o troféu de Platina.

Etapa 4: completar os possíveis troféus restantes. Possivelmente, existirão apenas mais alguns passos até a Platina pipocar na tela.

1 Lenda Viva
Obtenha todos os troféus.
2

Parabéns, você é o Fantasma de Tsushima por ter coletado todos os troféus.

3 Tempestade Crescente
Recupere a katana do clã Sakai.
4

Troféu relacionado à história.

5 Ponto Sem Volta
Viole seu código para ajudar uma nova amiga.
4

Troféu relacionado à história.

7 Companhia dos Lobos
Recrute os ronins Chapéus de Palha.
4

Troféu relacionado à história.

9 Atiçando a Chama
Resgate Taka da prisão mongol.
4

Troféu relacionado à história.

11 Reunião de Família
Liberte o lorde Shimura das garras do Khan.
4

Troféu relacionado à história.

13 Líder do Povo
Mobilize os aldeões de Yarikawa.
4

Troféu relacionado à história.

15 Direito Inato
Recupere a armadura de seu pai.
4

Troféu relacionado à história.

17 Brasas Moribundas
Elimine os traidores em nome de um amigo caído.
4

Troféu relacionado à história.

19 O Fantasma
Aceite sua nova identidade.
4

Troféu relacionado à história.

21 A Aliança Exilada
Reúna-se com seus aliados no norte congelante.
4

Troféu relacionado à história.

23 Fim Soberano
Confronte o Khan.
4

Troféu relacionado à história.

25 Mono No Aware
Deixe o passado para trás e aceite o fardo de sua nova identidade.
26

Troféu relacionado à história.

27 O Monge Guerreiro
Complete todos os Contos de Norio.
28

Há um total de nove Contos de Norio, que podem ser encontrados no mapa após limpeza de todos os Acampamentos Mongóis.

Os Contos de Norio são:

  1. O Último Guerreiro Monge;
  2. Três Ações, Três Ilusões;
  3. Fantasmas na Névoa;
  4. O Nascimento do Sofrimento;
  5. O Sangue Sutra;
  6. A Causa do Sofrimento;
  7. O Fim do Sofrimento;
  8. O Guardião de Tsushima;
  9. Um Mundo Triplo.

Para mais detalhes, veja o troféu “Amigo do Povo”.

29 A Guerreira Vingativa
Complete todos os Contos de Masako.
28

Há um total de 9 Contos de Masako, que também podem ser encontrados no mapa após enfrentamento de todos os Acampamentos Mongóis.

Os Contos de Masako são:

  1. O Conto de Masako;
  2. O Chefe;
  3. O Marido;
  4. O Traidor;
  5. O Tolo;
  6. O Homem de Família;
  7. O Ladrão;
  8. O Conspirador;
  9. A Irmã Traída.

Para mais detalhes, veja o troféu “Amigo do Povo”.

31 O Arqueiro Inflexível
Complete todos os Contos de Ishikawa.
28

Há um total de oito Contos de Ishikawa, que…adivinha? Poderão se encontrados no mapa após destruição de todos os Acampamentos Mongóis.

Os Contos de Ishikawa são:

  1. O Conto do Sensei Ishikawa;
  2. O Sensei e os Pupilos;
  3. O Passado Nunca Passa;
  4. O Caminho do Arco;
  5. Sonhos de Conquistas;
  6. O Fantasma e o Sensei Demônio;
  7. O Terror de Otsuna;
  8. Descanso.

Para mais detalhes, veja o troféu “Amigo do Povo”.

33 A Ladra Obstinada
Complete todos os Contos de Yuna.
28

Há um total de oito Contos de Yuna, que também segue a linha dos anteriores.

Os Contos de Yuna são:

  1. O Conto de Yuna;
  2. Morte Silenciosa;
  3. O Lobo Preto;
  4. Mensagem em Sangue;

Para mais detalhes, veja o troféu “Amigo do Povo”.

35 Narrador de Contos
Complete todos os Contos Míticos.
28

Os Contos Míticos são:

  1. O Golpe Celestial;
  2. A Maldição de Uchitsune;
  3. A Lenda de Tadayori;
  4. As Seis Espadas do Kojiro;
  5. Gosaku, O Imbatível;
  6. O Espírito da Vingança de Yarakawa;
  7. A Chama Imortal.

Para mais detalhes, veja o troféu “Amigo do Povo”.

37 Amigo do Povo
Conclua todos os Contos de Tsushima.
26

Há, no total, 61 Contos espalhados na ilha de Tsushima. Eles funcionam como Missões Paralelas e são mostrados no mapa com o marcador “?”. Não é necessário se preocupar com as opções de diálogos nas missões.

O site PowerPyx relatou dois Contos que não aparecem no mapa: O Preço do Medo e Uma Dívida Paga. Confira a localização para o início de cada um deles:

39 40

41 Lampejo de Aço
Derrote 20 inimigos com um contra-ataque após um Aparo Perfeito.
4

Adquira a habilidade “Aparo Perfeito” na seção de Técnicas – Samurai – Deflexão. O poder possibilita um ataque reparador no momento exato da investida inimiga. Basta apenas pressionar L1 na hora do impacto e, logo em seguida, ligar um golpe com o quadrado ou triângulo. Faça isso 20 vezes para obter o troféu.

43 Proteção de Testemunhas
Dispare uma flecha em um inimigo aterrorizado enquanto ele estiver fugindo.
4

Há métodos para aterrorizar um inimigo:

  • Aterrorizar os adversários quando eles veem o modo Postura Fantasma;
  • Atirar dardos Envenenados que farão os inimigos ao redor do alvo ficarem aterrorizados;
  • A habilidade “Aparo Aterrorizante” que dá 20% de chances para causar o status no inimigo;
  • Aumentando totalmente a Armadura Fantasma para ter 30% de chances de aterrorizar os inimigos.

O troféu é simples: basta aterrorizar um inimigo do grupo e, enquanto o mongol foge, é preciso matá-lo com uma flecha nas costas. É bem possível que a conquista seja feita naturalmente.

45 Destreza do Guerreiro
Derrote a quantidade máxima de inimigos em um único Confronto.
4

O troféu exige passos: melhore completamente a “Armadura do Clã Sakai” para adicionar +2 ataques no Confronto. Além disso, compre as habilidades “Sequência de Confrontos” e “Sequência de Confrontos Melhorada” para adicionar +2 ataques.

Com as habilidades e a armadura, será possível vencer cinco inimigos com o mesmo confronto. Esta é a quantidade máxima. Basta apenas apertar o direcional para cima e segurar o triângulo para gerar o ataque.

47 Aberto para Negócios
Atordoe os inimigos 50 vezes.
4

É possível atordoar um inimigo ao zerar a barra branca que fica acima das defesas adversárias. A barra refere-se ao nível de defesa do inimigo. Para deixar o status no mínimo, basta atacá-lo consecutivamente usando as Posturas mais danosas ao rival específico.

A Postura da Pedra fere os espadachins; Postura da Água fere os escudeiros; Postura do Vento fere os lanceiros; Postura da Lua fere os brutamontes.

Contudo, uma tática mais fácil é: usar a Postura da Água e segurar o triângulo para liberar uma série de ataques capazes de zerar o nível de defesa do adversário.

49 Só pode haver Um
Complete todos os duelos com sucesso.
4

Os Duelos são lutas de um contra um.  O troféu é conquistado naturalmente conforme o jogador busca pela Platina e explora todas as regiões, realizando as missões secundárias dos Contos.

51 Tenha uma Boa Queda
Mate um inimigo com dano de queda empurrando-o de um parapeito.
28

Para este troféu são necessárias uma das duas habilidades: “Ombrada” (Técnicas – Samurai – Evasão) e “Chute Fortalecido” (Técnicas – Posturas – Postura do Vento).

O primeiro consegue empurrar os inimigos enquanto Jin corre. No entanto, é facilmente bloqueada. A segunda é mais eficiente ao empurrar os inimigos de uma ladeira.

Faça este troféu o mais rápido possível para não se complicar com os Acampamentos dos Mongóis mais difíceis posteriormente. Encontre inimigos com posições fixas nas beiradas e os arremesse para a morte.

53 Precisão Assombrosa
Mate 20 inimigos com ataques da Postura Fantasma.
4

A Postura Fantasma é liberada no Ato 2 e pode ser ativada de duas formas: matando um inimigo líder na furtividade ou derrotando sete adversários sem levar um dano. A habilidade é iniciada ao pressionar L3 + R3 e garante “hit kill”. Basta aniquilar vinte inimigos com ela.

55 O Fantasma da Lenda
Consolide sua lenda para ganhar o título de Ghost of Tsushima.
4

Trata-se do aumento da reputação de Jin Sakai conforme ele completa todas as missões de Tsushima. É um troféu conquistado naturalmente.

57 Um Guerreiro Excepcional
Aprenda as posturas de combate de Pedra, Água, Vento e Lua.
4

As novas habilidades das Posturas são desbloqueadas após vencer os inimigos líderes. Os jogadores enfrentarão os adversários, naturalmente, em busca da Platina.

59 Mestre das Artimanhas
Obtenha todas as técnicas das Armas Fantasmas de arremesso.
4

Todas as habilidades serão desbloqueadas conforme o jogador persegue o troféu de Platina. Ao completar os Acampamentos Mongóis e os Contos, será possível obter todas as 14 técnicas.

Para conferir todas as habilidades, veja em Técnicas – Fantasma – Armas Fantasma.

61 A Tempestade Perfeita
Aprimore sua espada ao máximo.
4

Jin Sakai é um homem de uma espada só. É a “Katana Sakai ” que os jogadores usarão ao longo de Ghost of Tsushima e ela deve ser melhorada completamente para conquistar este troféu.

Use os Suprimentos para garantir as melhorias da Katana Sakai. Recomenda-se usar o “Amuleto de Inari” para aumentar a quantidade de recursos obtidos e, assim, reduzir o tempo necessário para melhorar completamente a arma.

63 Um Homem de Sorte
Equipe um amuleto nos 6 slots.
4

Os espaços são desbloqueados após completar os Santuários Inari. Após esta missão, é possível adquirir os Amuletos e atribuí-los à Jin Sakai na seção Equipamento – Aço Sakai.

65 Donatário
Colete 10 donativos.
4

Os presentes são obtidos nos Altares de Presentes. Confira a localização de 10 itens que ficarão acessíveis para Jin Sakai obter:

67 Arrasador
Adquira 30 peças de Equipamentos Cosméticos
4

O jeito mais rápido de herdar os Equipamentos Cosméticos é através dos Pilares de Honra e Haiku. Cada um deles oferece um item. Para o troféu, é preciso obter 30 peças.

Os Pilares de Honra e Haiku podem ser explorados no mapa ao completar todos os Acampamentos Mongóis.

69 Iluminando o Caminho
Reacenda todos os faróis de Tsushima.
4

A interação entre os Faróis também pode ser realizada após conclusão de todos os Acampamentos Mongóis. Basta visitar os marcadores “?”.

71 Covil de Ladrões
Encontre a Baía de Umigi.
4

Troféu relacionado à história.

73 Benção dos Kami
Encontre e honre todos os santuários xintoístas em Tsushima.
4

Os Santuários Shinto estão espalhados por todo mapa Ghost of Tsushima. Há um total de 16 e eles podem ser encontrados nos marcadores “?”.

75 Honre ao Oculto
Saúde os 10 altares secretos em Tsushima.
4

Os Altares Escondidos são os únicos não mostrados no mapa. Por isso, é importante notar a presença das plaquinhas de referência. Confira a localização de cada um deles:

77 Achados e Perdidos
Descubra um Pilar de Honra e colecione seu Kit de Espadas.
4

Há um total de 23 Pilares de Honra, mas o troféu exige apenas um. O colecionável pode ser acessado após exploração dos marcadores “?”.

79 Mestres Monocromáticos
Adquira um item dos mercadores de tinta em preta e branca.
4

Os mercadores são encontrados a todo momento no mundo aberto de Ghost of Tsushima.

81 Cosplayer do Clã Cooper
Vista-se como um ladrão lendário.
28

O traje do Ladrão Lendário é uma referência à Sly Cooper. O equipamento precisa de três itens obtidos na região Kamiagata. O troféu não é “perdível”, mas pode exigir um pouco mais de atenção para coletar todas as peças.

83 A Elegia da Forja Caída
Toque o “Lamento da Tempestade” no túmulo de um amigo.
4

O troféu exige um passo-a-passo mais específico. Inicialmente, é preciso ter desbloqueado cinco Grilos Canoros. Quando elas estiverem coletados, é preciso levar Jin Sakai até túmulo de Grava. Veja o exemplo:

85 Um Instante no Tempo
Personalize uma cena no Modo Foto.
4

O Modo Foto em Ghost of Tsushima é tão atraente que este troféu será quase automático. Basta segurar a direcional para cima para adicionar uma personalização à foto tirada.

87 Leitor Assíduo
Colete 20 registros.
4

Há um total de 40 registros espalhados no mundo, mas o troféu exige apenas 20. Eles podem ser encontrados no mapa nos marcadores “?”.

89 Conheça o Inimigo
Colete 20 artefatos mongóis.
4

Há um total de 50 artefatos Mongóis espalhados no mundo, mas o troféu exige apenas 20. Eles podem ser encontrados no mapa nos marcadores “?”.

91 Corpo, Mente e Espírito
Complete todos as Fontes Termais, Haikus, Santuários Inari e Desafios do Bambu.
28

Pode ser obtido após a exploração dos marcadores “?”.

93 Herói do Povo
Liberte 12 áreas dominadas em Izuhara.
4

Veja o troféu “Mestre Libertador”.

95 Batalha pela Ilha
Liberte todas as áreas dominadas em Izuhara.
4

Veja o troféu “Mestre Libertador”.

97 Já Vai Tarde
Liberte 8 áreas ocupadas em Toyotama.
4

Veja o troféu “Mestre Libertador”.

99 Santuário Seguro
Liberte todas as áreas dominadas em Toyotama.
4

Veja o troféu “Mestre Libertador”.

101 Expulsão em Massa
Libere 7 áreas dominadas em Kamiagata.
4

Veja o troféu “Mestre Libertador”.

103 Um Novo Refúgio
Libere todas as áreas ocupadas em Kamiagata.
4

Veja o troféu “Mestre Libertador”.

105 Mestre Libertador
Libere toda a Ilha Tsushima.
28

A ilha de Tsushima conta com três regiões: Izuhara, Toyotama e Kamiagata. O troféu exige 100% de todos os territórios. É preciso liberar os locais de Fortalezas, vencendo os inimigos e desmantelando o exército, além de cumprir todas as atividades nos arredores. É um troféu “automático”, enquanto o jogador realiza todas as tarefas do game.

Vale lembrar que os marcadores de pontos de interesse surgem nas regiões após a liberação dos locais das forças invasoras.