Guias

SIFU: 7 dicas para você se tornar um verdadeiro mestre do Kung-Fu

A morte será corriqueira no jogo, mas como um bom Sifu (mestre), é necessário aprender com os próprios erros para evoluir

por Valdecir Emboava
SIFU: 7 dicas para você se tornar um verdadeiro mestre do Kung-Fu

Trazendo uma premissa pouco explorada, SIFU aposta em mecânicas baseadas na arte marcial mais antigas da humanidade, o Kung-Fu. O game pode parecer um pouco difícil, principalmente no começo, mas o MeuPlayStation separou sete dicas para você se sair bem nessa jornada de “disciplina e dedicação”.

Desenvolvido pela Sloclap, o título possui um percurso com cinco fases diferentes, sendo que em cada uma delas existe um chefão final e um grupo de guarda-costas. Para se vingar da morte de seu mestre, o protagonista deverá enfrentar Fajar, Sean, Kuroki, Jinfeng e Yang.

Prepare-se para morrer muitas vezes durante a jogatina de SIFU, mas não desista e, como um bom mestre da arte marcial, aprenda a dominar o padrão dos seus inimigos, afinal, “o único erro é aquele onde não se aprende nada”.

A defesa é a sua melhor arma em SIFU

Começando com a dica mais importante de todas: aprenda a se defender da forma correta com desvios, aparações e esquivas. A última opção é a mais eficaz de todas, basta apertar o L1 e controlar o analógico direito para se desviar dos golpes. Domine isso e evitará frustrações em boa parte da trajetória.

Os inimigos têm um padrão de golpe alto, então a maioria atacará acima da cintura do seu personagem — mas eles também variam para ataques baixos à medida que você progride. Caso um grande grupo venha ao seu encontro, tente usar os desvios apertando o R2 para tomar distância e arrumar uma boa posição na briga.

Domine os padrões dos chefes

É realmente muito difícil que você derrote um dos chefes de SIFU logo na primeira tentativa — e não há nada de errado com isso. Todos possuem seus próprios padrões e estilos de ataques diferentes. O ideal é decorar todos eles. Não tem como fugir disso.

Vilões de SIFU
(FONTE: reprodução)

Não se sinta desencorajado caso seja derrotado logo nas primeiras tentativas. Estude os movimentos do seu inimigo e aprenda a contra-atacar na hora certa. Em algum momento, a sua memória muscular estará afiada o suficiente para superar os desafios de cada um.

Use a idade ao seu favor

O sistema de idades em SIFU é algo que realmente funciona. Se o personagem morre, ele envelhecerá — simples assim. Quando isso acontece, existe uma troca equivalente: mais força por menos barra de vida e lentidão nos ataques.

Sistema de idade de SIFU.
(FONTE: reprodução)

Claro, o objetivo é que você zere o jogo na menor idade possível, mas o aumento na força pode ser muito bem-vindo em algumas situações, como nos próprios chefões.

Caso atinja a casa dos 40/50 anos, comece a jogar com cautela e procure contra-atacar mais vezes, mas sem abrir mão da defesa. O dano adicional da idade é uma ótima oportunidade para superar os obstáculos.

Dê rasteiras sempre que puder

Um dos golpes mais importantes de SIFU é a rasteira, executada com os botões baixo + cima + triângulo. Sempre que acertá-la, mantenha o círculo pressionado para montar no inimigo e executar uma sequência de socos. Isso, além de fazê-lo perder vida, te deixa imune aos ataques de outros oponentes por conta da animação.

Vale pontuar que essa técnica nem sempre funciona contra os chefões, então tome cuidado com isso.

Armas podem te ajudar muito

Como na grande maioria dos filmes de Kung-Fu, o foco de SIFU é a porradaria honesta, então os jogadores não terão pistolas para usarem. Por outro lado, pedaços de cano, madeira, facas, bastões, garrafas de vidro e todo tipo de arma branca estará ao seu dispor.

Use-as de forma inteligente e lembre-se: elas têm durabilidade limitada e quebram depois de alguns golpes. Além disso, se você tomar um ataque muito forte e sua postura quebrar, elas podem cair das suas mãos.

Desbloqueie movimentos permanentes

SIFU tem uma árvore de talentos que reinicia sempre quando você atinge a casa dos 70 anos e precisa recomeçar a fase. Comprar um determinado golpe várias vezes o desbloqueia permanentemente — e é altamente recomendado que você faça isso mais cedo ou mais tarde.

Cena de gameplay de SIFU.
(FONTE: reprodução)

Embora seja necessário juntar muitos pontos de experiência, escolha os movimentos de sua preferência e foque em comprá-los sempre que puder — mesmo a longo prazo.

O Foco é indispensável em várias situações

Outra mecânica que ajuda muito os jogadores em SIFU é o Foco, este acessível através do L2. Essa mecânica congela o tempo, para encontrar pontos fracos na postura do inimigo. Para usar o “especial”, a barra de Foco deve estar completa — e ela pode aumentar simplesmente batendo nos oponentes.

No início, apenas uma opção de ataque estará disponível — uma que mira diretamente nos olhos e atordoa o adversário, abrindo brecha para aplicar dano sem medo. Porém, é possível adquirir outras opções na árvore de talentos.

Cena de gameplay de SIFU.
(FONTE: reprodução)

Algumas delas demandam mais de uma barra de Foco, então é preciso aumentá-las através dos Dragões de Jade espalhados pelas fases, onde são feitas outras melhorias pontuais de acordo com o seu estilo de jogo.

Esse recurso também pode ser usado para ver os acontecimentos ao seu redor, pois ele congela o tempo — logo, fica fácil pensar em uma boa estratégia para lidar com diferentes tipos de situações.

SIFU está disponível para PS4, PS5 e PC. Quer saber o que o MeuPlayStation achou do jogo? Então confira a análise!