Saiba tudo sobre o multiplayer de Call of Duty: Modern Warfare II
Abordagem aquática, mecânicas de combate, modos de jogo e sistemas renovados no novo multiplayer da franquia
Após meses de espera, finalmente os fãs de Call of Duty têm um primeiro olhar sobre o multiplayer de Modern Warfare II. Revelado durante o showcase desta quinta-feira (15), o online do próximo game da franquia promete revitalizar a ferramenta cooperativa e competitiva, oferecendo novos modos, mapas, mecânicas de combate e funções táticas.
Pensando nisso, preparamos uma matéria especial com todas as principais informações compartilhadas sobre o multiplayer. Confira abaixo mais detalhes sobre as expedições e descubra o que estará aguardando os jogadores a partir do final de outubro:
Mecânicas e sistemas de jogabilidade renovados
O combate aquático surge como apenas uma das possibilidades de enfrentamento. A mecânica permite tiros abaixo da superfície, com correntes e densidade afetando o impacto das balas. Os soldados também podem utilizar rios como forma de furtividade. Assim, é possível elaborar estratégias e encontrar esconderijos mesmo em áreas de pouca cobertura.
Para o campo aberto, a Activision implementou mais verticalidade e garantiu que o fator surpresa seja altamente explorado durante as partidas. O sistema repaginado de gameplay inclui fixar a arma em superfícies, corrida cadenciada, deslizar no chão, mergulhar de janelas, espiar por coberturas e ativar uma corda vertical no estilo filmes de ação.
O mapa ganha mais objetos destrutíveis e contribui com estratégias a partir de explosões. Esses avanços contemplam especialmente a dirigibilidade, que aparece como uma ferramenta dinâmica para favorecer mais alternativas de jogo. Com isso, os soldados conseguem atirar por janelas e se esgueirar em tetos de carros, desmontar partes de veículos — incluindo pneus e motores — e liberar dispositivos aplicados a zonas aéreas, terrestres ou aquáticas.
Multiplayer tático
Inspirado em Rainbow Six Siege, Modern Warfare II conta com um forte apelo estratégico por meio de ferramentas de controle de campo. Disponíveis para testes já no beta, os recursos de câmera tática, bastão de choque, perfurador, máquina DDoS e chamariz inflável são apenas algumas das ferramentas adicionadas ao multiplayer.
Outra novidade fica por conta dos Pacotes de Benefícios. Eles consistem em conjuntos com quatro vantagens — duas básicas, uma “Bônus” e outra “Ultimate”. Todas podem ser obtidas em partidas do multiplayer em modos não baseados em rodadas e oferecem boosts após a conclusão de ações básicas, como eliminações, assistências, manobras táticas e mais.
Gunsmith e arsenal mais balanceados
Em Modern Warfare II, as armas estarão classificadas em “Plataformas” e podem ser ajustadas de acordo com as preferências do jogador. Cada uma delas é diferenciada pelo seu receptor — um anexo que funciona como o núcleo do equipamento, determinando os atributos principais. Quanto mais níveis o jogador subir, mais receptores serão desbloqueados.
Assim, o Gunsmith revisado funciona como uma espécie de Passe gratuito, onde quanto mais se joga mais se ganha. Após destravarem receptores específicos, os jogadores têm a opção de uni-los com outros anexos de armas, construindo equipamentos personalizados que não se prendem exclusivamente a uma única categoria.
Vale lembrar que, em relação aos anexos, é possível combiná-los com os tipos de armas do inventário de acordo com sua característica. Em Modern Warfare II, essas peças estão listadas em duas categorias: específicos e universais. Específicos se fundem apenas com “Plataformas” exclusivas, enquanto os universais são elegíveis para todos os equipamentos.
Durante o beta, os fãs podem testar a função FJX Cinder Weapon Vault. Esse cofre de armas facilita o acesso aos anexos por meio de filtros e progressão. O recurso também libera o sistema de Transmog e permite a customização de equipamentos em todos seu atributos, tanto os estéticos quanto os que impactam no gameplay. Na versão completa, a bancada é um conteúdo para download da Vault Edition.
Mapas e modos de Modern Warfare II
Os mapas de Modern Warfare II estão classificados em áreas de batalha (32v32) e áreas principais (6v6). Os maiores cenários, inspirados no sistema de Warzone, aparecerão nos modos Ground War. Segundo a Activision, eles se conectam com o universo de Warzone 2.0 e atendem às condições de battle royale e do novo modo Invasão.
Em Invasão, os jogadores têm liberdade para jogar da forma como queiram, seja acertando táticas com a equipe ou realizando sua própria estratégia. Ele combina combate humano com a participação de IA e tem como objetivo a sobrevivência em um determinado tempo, sendo semelhante ao Team Deathmatch tradicional.
Os mapas de partidas rápidas são cenários 6v6 que forçam os oponentes a se encontrarem constantemente. Até o momento, já estão confirmados Valderas Museum, Farm 18, Mercado Las Almas e Breenbergh Hotel. Todos são menores e mais simples que Ground War e fazem parte do primeiro conjunto de mapas de pequena escala para o game.
Quanto aos outros modos, Nocaute se inspira no Gunfight 2v2 de Modern Warfare e é baseado na captura de uma mercadoria. Para vencer a rodada, os times devem manter o produto em mãos por no mínimo 60 segundos. Aqui, não há respawn, mas aliados podem reviver companheiros eliminados.
Resgate os Prisioneiros surge com inovações e exige que os participantes libertem todos os reféns. Os NPCs são imunes a fogo amigo e devem ser levados a um ponto de extração. Além disso, é possível carregar prisioneiros dos adversários para seu ponto de origem. Cumprindo sua missão ou atrapalhando o adversário, tudo será somado para a pontuação final.
Vale lembrar que, além dos três modos citados, Team Deathmatch e Dominação são figuras garantidas em Modern Warfare II.
Nova perspectiva de jogo
Uma das grandes novidades do multiplayer é a possibilidade de jogar em terceira pessoa. A perspectiva está listada como uma configuração de alguns dos modos online. Com a visão ativada, será possível trocar o ombro da arma, e a câmera dá um zoom automático durante o movimento. Ao mirar, a câmera instantaneamente vai para a primeira pessoa.
Conteúdos exclusivos para PlayStation
Durante o showcase, a Activision confirmou que o Operador Hiro “Oni” Watanabe será um conteúdo exclusivo para jogadores de PlayStation. Disponível já no lançamento, o conjunto também inclui um Projeto de Arma de alto nível e poderá ser utilizada também durante partidas de Warzone 2.0.
Call of Duty: Modern Warfare II será lançado em 28 de outubro para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e PC.
Não deixe de acompanhar o MeuPlayStation em nosso perfil oficial no TikTok!