Tutoriais

Deu ruim? Aprenda a resolver todos códigos de erro do PS4

O PlayStation 4 acumula uma vasta biblioteca de jogos...e códigos de erros. Mas não se assuste!

por Daniel dos Reis
Deu ruim? Aprenda a resolver todos códigos de erro do PS4

Desde 2013 no mercado, o PlayStation 4 acumula uma vasta biblioteca de jogos… e erros. Em algum momento da sua jogatina você vai se deparar com algum tipo de transtorno. Mas, sem pânico!

A lista a seguir vai auxiliar você na identificação e na possível solução para todos os principais códigos de erro do PS4.

Códigos de Erro do PS4

CE-33319-9

Não foi possível carregar o vídeo/a captura de tela porque o limite do serviço já foi alcançado.

CE-35340-5

Não foi possível se conectar ao serviço de transmissão da PlayStation. É provável que se trate de um problema com o serviço. Tente mais tarde.

CE-35489-9

O código de região deste DVD ou Blu-ray Disc não é suportado devido a restrições regionais de DVD e Blu-ray Disc. Verifique o código de região do disco. Não é possível alterar a região do sistema.

CE-34544-0, CE-38612-0

É possível que a base de dados esteja parcialmente corrompida, uma vez que não foi possível encontrar a informação necessária para iniciar a aplicação.

  1. Certifique-se de ter o software de sistema mais recente instalado selecionando [Definições] > [Atualização do software do sistema]
  2. Instale a Atualização mais recente para a aplicação.
  3. Se o problema persistir, inicie o sistema no Modo de segurança e selecione [5. Reconstruir base de dados]
  4. Se o passo 3 não resolver o erro, volta a instalar a aplicação:
  • Faça uma cópia de segurança dos seus dados no Armazenamento online da PS Plus.
  • Exclua o aplicativo.
  • Instale o aplicativo novamente.

NW-31253-4, NW-31205-1, NW-31254-5

Estes códigos de erro indicam problemas de rede. A resposta do servidor DNS é lenta ou instável.

  1. Reinicie o sistema PS4 e o roteador.
  2. Verifique se sua Internet está funcionando corretamente.
  3. Os servidores da PSN usam os seguintes números de porta para ligar-se à Internet. Verifique se o seu roteador não os bloqueia:

TCP: 80, 443, 3478, 3479, 3480

UDP: 3478, 3479

  1. Se você usa um servidor DNS específico, vá para [Definições] > [Rede] > [Configurar conexão à Internet] > [Personalizada] e altere as definições de DNS.

NP-38497-1, NP-38496-0, NP-33318-8

A conexão à rede durante o uso do Share Play pode ser afetada porque a velocidade da sua rede (carregamento) é baixa.

E-82000168

Impossível estabelecer ligação com PlayStation Network. A rede pode estar congestionada ou mesmo instável. Verifique o status clicando aqui.

NP-31952-0, NW-31247-7

A ligação à rede excedeu o limite de tempo. Sua conexão com à Internet por estar instável.

CE-34861-2

Os servidores dos jogos podem estar indisponíveis no momento.

NW-31250-1, WS-37501-6, CE-35451-8, WC-36551-0

Ocorreu um erro ao conectar ao servidor.

  1. Reinicie o sistema.
  2. Se o erro persistir, pode haver um problema com o servidor. Tente novamente mais tarde.

CE-35406-8

Não foi possível vincular o PS Vita ao sistema PS4 para Reprodução Remota, uma vez que as contas nos sistemas não são as mesmas.

NP-31739-3

A transferência de uma atualização mais recente ainda está em curso. É necessário instalar o arquivo de atualização antes.

WS-36812-0

Não foi possível unir-se a um grupo. Peça um novo convite para entrar.

WC-40372-6, WC-40371-5

O código de cupom é inválido ou ainda não está disponível.

CE-35327-0

Impossível se conectar ao servidor. É provável que o servidor esteja temporariamente ocupado. A PlayStation Network (PSN) está temporariamente indisponível. Tente novamente mais tarde.

NP-31730-4

Não iniciou uma sessão com a PSN.

CE-36244-9

A transferência foi suspensa. O conteúdo transferido está corrompido. Reinicie o PS4 e faça uma nova transferência.

CE-33191-7

Insira um disco correto no PlayStation 4.

NP-32062-3

Dados do sistema podem estar corrompidos.

  1. Desligue o PlayStation 4. Ligue o sistema em Modo de Segurança e selecione [5. Reconstruir base de dados].
  2. Se o erro persistir, faça uma cópia de segurança dos dados e efetue uma inicialização do sistema através de [Definições] > [Inicialização] > [Inicializar PS4] > [Completo].

CE-32921-7

O sistema não consegue ler o disco.

  1. Retire o disco do sistema e certifique-se que este não esteja sujo, arranhado ou danificado.
  2. Certifique-se de que o formato do disco é suportado pelo PlayStation 4. Formatos de disco suportados: Blu-ray Disc: BD-ROM, BD-R/RE (BDAV, BDMV)DVD: DVD-ROM, DVD-R/RW (modo de vídeo, modo VR), DVD+R/RWA reprodução dos seguintes tipos de discos não é suportada: CD, BD-RE ver.1.0, BD-R/RE XL, DVD que não tenham sido finalizados
  3. Se o erro persistir, desligue o sistema, reinicie-o no modo de segurança e tente reconstruir a base de dados do sistema usando a opção 5 do Modo de segurança.

E-82000054, NP-37680-4

O cartão de crédito é inválido. Confirme novamente o nome do titular do cartão de crédito, o número do cartão, o código CVV, a data de validade e o endereço.

WS-37504-9

O serviço PlayStation Network está em manutenção.

WC-40378-2

Limite de taxa excedido. Este problema deve ser temporário.

WV-33898-1

Não foi possível se conectar ao servidor ou abrir uma página da Internet no navegador. Tente novamente mais tarde. Se este erro ocorrer no navegador da Internet, verifique se o URL está correto.

NP-31928-3, CE-32951-0

Não foi possível se conectar à rede.

  1. Selecione [Definições] > [Rede] > [Testar ligação à Internet] e verifique o estado da sua ligação à Internet.
  2. Ajuste as suas definições de rede.

NP-34994-9

Ocorreu um erro no Grupo. Reinicie o PlayStation 4.

CE-33992-6

Erro de teste de ligação à Internet. Verifique: sua Internet e o status da PSN.

CE-33126-5

Impossível continuar a transmissão. É possível que os textos ou as definições associadas a este canal não sejam válidos. Certifique-se de que a descrição da transmissão no YouTube tenha menos de 200 caracteres.

NP-35000-8

A PSN está em manutenção.

NP-34924-2

Não foi possível procurar a atualização mais recente para aplicação. A ligação à rede poderá estar instável. Reinicie seu roteador ou aguarde alguns minutos.

CE-35918-6

Não foi possível ler o disco.

  1. Ejete o disco do sistema e verifique se este está sujo ou danificado.
  2. Insira outro disco de jogo PS4 e verifique o funcionamento.
  3. Se outros discos forem reproduzidos sem quaisquer problemas, é possível que o disco que estava tentando reproduzir esteja com problemas.

WC-40343-4

As informações do cartão de crédito armazenadas na sua conta Sony Entertainment Network (SEN) são inválidas.

E-82000003, WC-40330-0

O tempo de espera para conexão foi excedido. Feche a PS Store e tente novamente.

E-820001F7

O serviço temporariamente indisponível. Tente mais tarde.

E-82000002

Impossível estabelecer ligação ao servidor da PlayStation Network. A rede está com muito tráfego.

NW-31453-6

Atraso na resposta do servidor

  1. Experimente o teste de conexão à Internet em [Definições] > [Rede] > [Testar ligação à Internet]. Verifique se o estado da Internet é válido.

WS-36782-6

Não foi possível enviar o pedido de amizade. Não é possível enviar pedidos de amizade porque o jogador já atingiu o número máximo de amigos (2000 amigos).

E-80558337

A PlayStation 4 não consegue reconhecer o conteúdo corretamente. A informação de registo do conteúdo pode estar incorreta. Faça um novo download.

CE-36249-4

Não é possível transferir este conteúdo. Ainda não chegou a data de transferência.

WC-40365-8

Não é possível adicionar este item ao Carrinho. O valor total dos itens no seu carrinho atingiu limite.

  1. Primeiro, finalize a compra para concluir a transação.
  2. Adicione fundos à carteira e adicione os restantes itens ao carrinho.

CE-33937-5

Não é possível usar o conteúdo. Para usa-lo é necessário comprá-lo na PlayStation Store.

CE-34867-8

Disco inserido de forma incorreta.

NP-31735-9

Não é possível reproduzir este conteúdo devido à restrição de idade.

Códigos de erro: CE-38702-0, 88010E0F, 8801E13C, CE-40852-9, WV-36350-7, NP-39231-8, CE-32899-1, CE-38706-4, WV-33921-8

Não é possível adquirir informações do servidor. Pode existir problemas na rede ou de ligação à Internet.

  1. Reinicie seu roteador.
  2. Reinicie a PS4.
  3. Entre em contato com sua operadora de Internet para verificar o estado da sua conexão.
  4. Reinicie seu roteador e selecione [Definições] > [Rede] > [Configurar ligação à Internet] no seu PlayStation 4 para fazer uma ligação ao roteador novamente.
  5. Atualize o firmware do roteador para a versão mais recente. Para mais detalhes, consulte as instruções fornecidas no manual do seu roteador.
  6. Selecione [Definições] > [Rede] > [Testar ligação à Internet] e, em seguida, verifique o estado da sua ligação à Internet.
  7. A PlayStation™Network pode estar temporariamente ocupada. Verifique o seu estado na playstation.com e tente novamente mais tarde.
  8. Um firewall ou outras medidas de segurança podem estar impedindo a ligação à rede. Certifique-se de que os seus outros dispositivos não estejam a bloquear os seguintes números de porta:TCP: 80, 443, 3478, 3479, 3480 | UDP: 3478, 3479

CE-32937-4

Falha na transferência de dados.

  1. Consulte o período de distribuição do conteúdo que está tentando transferir. Pode ser que a data tenha expirado.

CE-35413-6, CE-34883-6

O código PIN para a Reprodução Remota está incorreto.

CE-32930-7

É provável que os dados transferidos no disco rígido estejam corrompidos. Faça um novo download.

NP-31801-3

Ocorreu um erro durante a utilização da PSN. Reinicie a aplicação.

CE-38604-1

Não é possível transferir a aplicação porque uma versão em disco do mesmo título já está instalada.

WV-33917-3

Ocorreu um erro devido a muitos redirecionamentos. É provável que o navegador do PlayStation 4 não suporte esta página.

CE-32869-8

Não foi possível iniciar a aplicação porque a informação era inválida. É provável que a base de dados se encontre parcialmente danificada.

  1. Ligue PlayStation 4 no Modo de segurança e selecione [5. Reconstruir base de dados]
  2. Tente reiniciar a aplicação; se o erro persistir, reinicie novamente o sistema no Modo de segurança e selecione [3. Atualizar software do sistema] ou [4. Reconstruir base de dados].
  3. Se o erro só ocorrer com uma aplicação específica, remova a aplicação e a instale novamente.
  4. Se o erro ocorrer com várias ou todas as aplicações, faça uma cópia de segurança dos seus dados guardados em [Definições] > [Gestão dos dados guardados da aplicação] > [Dados guardados no armazenamento do sistema] e inicie o PlayStation 4 em [Definições] > [Inicialização] > [Inicializar PS4] > [Rápido].

E-82021088, 82000088, WC-36547-5

O cartão de crédito já está associado à sua conta.

NP-34957-8

Erro de comunicação com o servidor. A PlayStation Network pode estar em manutenção.

E-82000000

Erro de aplicação indefinido. Talvez a aplicação precise ser atualizada.

E-82021054

O cartão de crédito é inválido. Confirme as informações.

NP-31736-0

Aplicação (jogo ou App) está tentando se conectar com um usuário que já terminou a sessão.

CE-39984-3

A PS4 conseguiu um endereço IP, mas não conseguiu se conectar à Internet.

  1. Confirme as suas definições de rede e experimente efetuar o teste de conexão à Internet.
  2. Se estiver usando o Wi-Fi por um hotspot, terá de conectar seu PS4 diretamente no roteador.

WS-37338-4

O PS4 foi banido da PlayStation Network. Ao usar a PSN, todos os jogadores têm de comportar de acordo com os Termos de Serviço e Acordo. Consulte mais informações aqui.

CE-32883-4

Ocorreu um erro interno. Reinicie o PS4.

CE-37704-1

A transferência foi cancelada porque não existe espaço suficiente no disco rígido. Libere espaço para instalação.

NW-31297-2

Impossível estabelecer ligação com a rede sem fios. A senha pode estar incorreta ou rede instável.

CE-33950-0

Não foi possível se conectar ao servidor para verificar a licença do jogo. Tente novamente mais tarde. O servidor pode estar com problemas.

CE-33984-7

O teste de ligação excedeu o limite de tempo ao tentar obter um endereço IP. Tente novamente ou reinicie seu roteador.

NP-37637-6

Instale o software do sistema mais recente.

CE-35239-2

É necessário uma atualização do software do sistema da PS4 para usar as funcionalidades de rede

88010C36, 88010E10

Reprodução Remota não foi concluída pois a velocidade de conexão à Internet é muito baixa.

WS-37397-9

Se a PSN estiver online e encontrar este erro, então o endereço de IP que foi atribuído a você pelo seu provedor ou pelo fornecedor de rede foi bloqueado devido a uma atividade que viola os Termos de serviço da PlayStation Network.

As causas típicas poderão incluir:

  • Endereços de IP compartilhados entre vários usuários (por exemplo, num complexo de apartamentos, num campus universitário ou através de um “hotspot”).
    • Se estiver tentando entrar na PSN a partir de um IP compartilhado, considere contactar a assistência de rede local para obter mais informações sobre como a mesma pode ajudar a resolver a situação.
  • Software malicioso instalado inadvertidamente em dispositivo ligado à sua rede (por exemplo, num modem, router ou PC/MAC, em câmaras de segurança ou em equipamentos domésticos).
    • Sugerimos que, sempre que possível, efetue uma detecção de vírus para identificar e remover qualquer software malicioso que possa estar presente na sua rede.
  • Endereço de IP atribuído que tenha sido utilizado anteriormente por um distribuidor de spam ou com um vírus.
    • Consequentemente, a execução de uma detecção de vírus em todos os dispositivos ligados à sua rede pode ser eficaz no sentido de melhorar a situação.
    • Não é incomum que esteja instalado software malicioso num modem, num router, numa câmara de segurança ligada à Internet ou em outro hardware ligado à Internet com uma ligação estabelecida a uma rede doméstica.

Recomenda-se que entre em contato com seu provedor de Internet ou o fabricante do hardware para obter informações detalhadas e ficar a par do potencial impacto da execução de redefinições de fábrica. A Sony (ou o MeuPS4) não são responsáveis por quaisquer danos que estas redefinições possam causar no seu dispositivo.

E-82000180

São necessárias as informações de cartão de crédito ou de PayPal.

NP-31731-5

O utilizador teve sua sessão encerrada na PlayStation Network ou os dados no disco rígido podem estar corrompidos.

  • Certifique-se de que tens a sessão iniciada na PSN selecionando [Definições] > [PlayStation™Network/Gerenciamento de contas] > [Iniciar a sessão].
  • Se o erro persistir, reinicie o PS4.

Se isto não resolver o problema, experimente estes passos:

  • Faça um backup dos seus dados.
  • Liga o sistema no Modo de Segurança e selecione [Restaurar predefinições]
  • Remova o usuário e volta a criá-lo.
  • Se o erro persistir depois de todos os passos anteriores, tente inicializar o sistema indo a [Definições] > [Inicialização] > [Inicializar PS4] > [Rápido].

WS-36856-8

O serviço foi interrompido temporariamente. Tentar novamente. Se o serviço continuar ocupado, tentar novamente mais tarde.

CE-35485-5

Não é possível reproduzir o disco. Verifique o controle parental ou se o disco não está avariado.

WS-36855-7

Ocorreu um erro do servidor. Tenta novamente mais tarde.

WS-36862-5

Não foi possível entrar na Sessão.

  1. Encerre a sessão no PS4 e volta a iniciar a sessão; depois, tentar novamente.
  2. Peça ao anfitrião do partida/grupo para reenviar o convite.
  3. Se estes dois passos não resolverem o problema, vá em [Definições] > [Inicialização] > [Inicializar PS4] > [Rápido] e inicialização o sistema.

E-82027850, WC-34731-8, NP-34388-6

As informações do cartão de crédito são inválidas.

  1. Certifique-se de que o nome do titular do cartão, o número do cartão, o código CVV (os três últimos dígitos na faixa de assinatura), a data de validade e endereço estão corretos e correspondem aos detalhes associados à conta do seu cartão de crédito.
  2. Certifique-se de que os dados de endereço inseridos sejam iguais ao cadastrado no sistema do emissor de cartão de crédito, incluindo todas as abreviaturas.
  3. Não use “cartões de crédito” pré-pagos, uma vez que podem não funcionar se não tiverem um endereço associado.
  4. Se o seu endereço tiver nº de porta ou seu nome contar com caracteres especiais ( * – / ‘ ) não os inclua.
  5. Se o seu endereço incluir caracteres como “ß”, “ä” ou “ç”, substitua pela letra mais aproximada do alfabeto latino convencional de 26 letras (por exemplo, usa “ss” para “ß”, “a” para “ä” ou “c” para “ç”).

CE-38633-3, CE-35235-8, CE-36297-7, CE-40890-1

A sua transmissão foi interrompida devido a um erro de comunicação com servidor. É possível que a sua conexão à Internet não tenha qualidade suficiente para suportar a qualidade de transmissão selecionada. Tente o seguinte:

  1. Reduza a qualidade de transmissão.
  2. Certifique-se de que seu roteador esteja atualizado.

E-82021003, WC-41274-8

Os detalhes introduzidos contêm caracteres especiais. Alguns caracteres não são suportados. Certifique-se de que os detalhes introduzidos contêm apenas letras e algarismos, sem caracteres especiais.

NP-32370-5

Erro de usuário. Este erro surge se estiver tentando iniciar sessão na PlayStation Network (PSN) com uma conta que já está associada a outro usuário local. Mude de usuário para iniciar sessão com o usuário local correto.

SU-41350-3

A PS4 não conseguiu encontrar o arquivo de atualização do software de sistema no dispositivo de armazenamento USB.

É possível encontrar o arquivo de atualização correto na página do Software do sistema da PS4. Antes de tentar efetuar a atualização, considere a informação a seguir:

  1. Verifique se o dispositivo de armazenamento USB (disco rígido externo ou pen USB) que está usando para atualizar a PS4 está formatado com o sistema FAT32 ou exFAT.
  2. Certifique-se de que o caminho do arquivo é exatamente [Armazenamento USB] > [PS4] > [UPDATE] (os nomes das pastas têm de estar em letras maiúsculas).
  3. O nome do arquivo deverá ser PS4UPDATE.PUP.

SU-30625-6, SU-42481-9

Se recebeu este código de erro, o arquivo de atualização do software do sistema não foi reconhecido pelo sistema PS4 e a atualização não foi bem-sucedida.

  1. Desligue completamente o PS4 (mantenha pressionado o botão de alimentação).
  2. Quando a luz do sistema se apagar, inicie o sistema PS4 no Modo de Segurança ao manter pressionado o botão de alimentação até ouvir um segundo sinal sonoro.
  3. Selecione a 3.ª opção do Modo de Segurança > [Atualizar utilizando a internet].

WS-37505-0

Se recebeu este código de erro na PlayStation 4, a ligação entre o seu sistema PS4 e o servidor não foi bem-sucedida.

  1. Verifique o estado do servidor do jogo no site da empresa que fez o jogo.
  2. Consulte a página de estado da PSN.

São muitos códigos de erro no PS4, não é? Por isso vale a pena salvar este guia aí nos seus favoritos para consultas posteriores. Vai que…