PlayStation VR2: tudo que você precisa saber sobre o headset do PS5
FAQ da Sony responde principais perguntas sobre recursos, jogos, headset e outros detalhes do dispositivo
Para esclarecer todas as dúvidas dos fãs antes do lançamento do PlayStation VR2, a Sony lançou o FAQ oficial do headset e trouxe novidades sobre seus principais aspectos. Jogos, controles, funções, inovações e muito mais foram detalhados pela fabricante através de um guia oficial.
Visão geral
O PlayStation VR2 chega em 22 de fevereiro e está em pré-venda pelo preço sugerido de R$ 4.499,90, contendo o headset, controle Sense, fones de ouvido e cabo USB. O bundle sai por R$ 4.799,90 e garante, além de todos os itens da versão padrão, um voucher com o código de Horizon Call of the Mountain.
Projetado exclusivamente para o PS5, o equipamento VR é um salto geracional e traz melhorias em todos os seus sistemas. Ele combina um display HDR OLED interno que suporta 2000 x 2040 pixels por olho com controles Sense, resposta imersiva, áudio 3D e com o inédito recurso de rastreamento ocular.
Toda a configuração é ativada através de um único cabo USB-C (4,5 m). Após integrá-lo ao console, os jogadores têm acesso a um mundo de possibilidades, onde elementos táteis, campo de visão aprimorado, gatilhos adaptáveis e outras tecnologias se conectam em um ecossistema de alta detecção.
Confira abaixo as diferenças entre o PlayStation VR e o PlayStation VR2:
O headset do PlayStation VR2
Ajustável à cabeça por meio do visor e de uma faixa superior, o headset do PlayStation VR2 oferece resolução 4K HDR com taxas de atualização de 90/120 Hz. Ele também traz suporte a dois modos de visualização: um para o mundo virtual dos jogos e outro para uma experiência cinematográfica.
Quem optar por ativar o Modo de VR pode aproveitar o conteúdo do jogo de realidade com uma visualização em 360º. Essa experiência é compatível com um formato HDR 2000 x 2040 por olho e a taxa de frequência de no máximo 120 Hz por game.
Enquanto isso, o Modo Cinematográfico é dedicado à transmissão. Ele permite acesso ao sistema e interface do PS5, bem como às mídias que não são de VR, como streaming. Nesse modo, a saída de vídeo é HDR Full HD com até 60 Hz — o áudio se resume ao headset e nada é emitido pela TV (imagem e som).
Por pré-definição, o PlayStation VR2 terá três estilos de jogo disponíveis: escala do ambiente (mínimo de 2m x 2m), sentado (mínimo 1m x 1m) e em pé (mínimo 1m x 1m). Além disso, será possível personalizar a área, com as câmeras integradas realizando uma varredura para determinar obstáculos e espaço livre.
Caso os jogadores escolham a última opção, haverá a sugestão de expandir ou reduzir as dimensões do cenário. A partir disso, essas configurações ficam automaticamente salvas e emitem alerta caso o usuário chegue perto dos limites detectados (como obstáculos e linhas virtuais).
Por fim, o dispositivo conta com um modo de exibição transparente. Por meio das funções no headset ou do menu de Configurações, os usuários podem trocar o visor da tela por um filtro incolor, permitindo que os arredores sejam vistos como se fosse um óculos. Ele fica indisponível durante gravações.
Apesar de não depender de câmeras — algo exigido pelo PlayStation VR —, o PlayStation VR2 permite a integração com o periférico. Ele não altera os recursos de transmissão e pode ser facilmente vinculado às lentes para quem desejar streamar qualquer tipo de conteúdo.
O PlayStation VR2 vem com um menu dedicado à captura de vídeos e imagens pelo dispositivo. Ao utilizar o recurso em Criar, não será preciso sair do modo VR para ver os conteúdos. Esses arquivos dão a opção de compartilhamento com amigos sem a obrigação de sair do jogo — sem permissão para Share Play.
Vale lembrar que o modelo traz suporte a headsets externos e possui um microfone embutido, um botão de alimentação e um botão de funções que alterna para exibição transparente ou ativar/desativar o som do microfone. Seu design também foi designado para comportar óculos, caso o usuário precise.
Controle Sense do PlayStation VR2
Assim como o DualSense, o controle do PlayStation VR2 vem com gatilhos adaptáveis e resposta tátil. Porém, ele inova através de detecção de toque de dedo por aproximação, anel de rastreamento e botões de ação, com direito a um L1 dedicado ao “grip”.
Donos de PS5 não devem enfrentar dificuldades para manusear ou carregar o controle. Isso porque ele também é sincronizado via USB-C e botão PS, mas deve ser desligado por meio da aba “Acessórios” no Centro de Controle das configurações. Porém, ele não será vendido separadamente.
Veja abaixo um detalhamento completo do periférico:
Jogos para o PlayStation VR2
No momento, mais de 30 jogos estão confirmados para a janela de lançamento do PlayStation VR2, enquanto cerca de 100 títulos com suporte nativo seguem em desenvolvimento. Os games podem ser encontrados na PS Store por meio de um selo do console e também incluem alguns upgrades gratuitos do PS VR.
Devido à compatibilidade com as tecnologias mais recentes do controle Sense e do headset, jogos da geração anterior de VR não terão suporte no novo modelo. Além disso, todos os títulos exigem o uso de um headset e não será possível habilitar o modo VR com o dispositivo de áudio desativado.
Veja abaixo os jogos já confirmados para o equipamento:
Perguntas e respostas sobre aspectos gerais
Se o PS VR2 não estiver em uso, a unidade será desligada ou preciso desconectá-la do PS5?
Por padrão, o headset PS VR2 desligará automaticamente após 30 minutos se você não estiver usando o headset e sair de um jogo do PS VR2. O tempo padrão pode ser alterado nas configurações de Economia de energia.
Você também pode desligar manualmente o headset PS VR2 usando o botão de alimentação no headset PS VR2 ou acessando Centro de controle > [Acessórios] > [PlayStation VR] no menu da interface do usuário do sistema.
Existe uma interface de usuário do PlayStation VR2 exclusiva na tela?
A interface de usuário do PlayStation VR2 é semelhante à do console PS5 ao assistir na tela da TV. No entanto, você notará pequenas otimizações ao visualizar a interface do usuário por meio do headset PlayStation VR2.
Isso inclui o layout de seções como o Centro de controle e Menu Criar, a posição da tela de notificação e como a fonte é renderizada para otimização.
Preciso de uma TV para usar o PS VR2?
É necessário ter uma TV para configurar a unidade PS VR2 pela primeira vez. Depois de concluir a configuração, a TV não será necessária para jogar o PS VR2 de maneira geral.
Posso desligar a tela da minha TV enquanto uso o PlayStation VR2?
Sim, você pode desligar a tela da TV enquanto estiver jogando com o PlayStation VR2.
Quais opções de acessibilidade o PlayStation VR2 suporta?
Os recursos de acessibilidade disponíveis para o console PS5, exceto o Zoom, estarão disponíveis para o PS VR2. Isso inclui as opções Correção de cor, Inverter cores e Personalizar atribuições de botões. Alguns jogos também oferecem suporte a opções adicionais de acessibilidade no jogo.
Há algum controle parental integrado ao PlayStation VR2?
Sim, as configurações de controle parental estão disponíveis e podem ser personalizadas no console PS5 para PS VR2.
Duas pessoas usando headsets PlayStation VR2 podem jogar juntas em um console PS5?
Não. O console PS5 suporta apenas um headset PS VR2 por vez.
Preciso ter uma conexão à Internet para jogar com o PlayStation VR2?
Os requisitos de conexão à Internet variam de acordo com o título. Uma conexão à Internet é necessária para baixar jogos comprados e atualizações de software.
O que você está achando do PS VR2? Pretende comprar ou já comprou o seu? Comente!