Listas

PlayStation VR2: 5 coisas que fazem o headset se destacar no mercado

A Sony implementou tecnologias capazes de entregar uma experiência de altíssima qualidade

por Jean Azevedo
PlayStation VR2: 5 coisas que fazem o headset se destacar no mercado

O PlayStation VR2 é uma proposta da Sony para promover uma experiência de alta qualidade aos jogadores do PS5. A publisher japonesa não economizou ao entregar o que há de melhor em tecnologia para o headset se destacar entre os demais do mercado.

Seja ao fazer o rastreio do olhar do player ou com o display capaz de exibir imagens em 4K, o produto também chegou ao mercado com um line-up de peso. Neste especial, listaremos cinco coisas que fazem o PS VR2 ser uma das grandes inovações para o público amante de realidade virtual.

Alta resolução e qualidade do display

Com displays OLED e tecnologia HDR, o PlayStation VR2 mostra imagens com alto contraste e consome menos energia se comparado com os displays de LCD. Suas especificações são as seguintes:

  • Tipo de tela: OLED
  • Resolução: 2000 x 2040 por olho
  • Taxa de atualização: 90Hz, 120Hz
  • Distância entre as lentes: Ajustável
  • Campo de visão: Aprox. 110 graus
  • Sensores: Sensor de movimento: sistema de detecção de movimentos de seis eixos (giroscópio de três eixos, acelerômetro de três eixos). Sensor anexado: sensor de proximidade infravermelho
  • Câmeras: 4 câmeras incorporadas para rastrear headset e controle. Câmera infravermelha para rastrear cada olho

No mercado, em resolução, o headset só fica atrás do Vive PRO 2 da HTC, com resolução de 2448 x 2448 por olho — vendido por até R$ 18.235,28 na Amazon. 

Rastreio ocular durante o gameplay

Jogos como o Switchback VR tiram bastante proveito das tecnologias do headset, principalmente do rastreio ocular. Um dos monstros do título só se move quando o PlayStation VR2 identifica que você está piscando.

No game, existe uma sala repleta de manequins com a mensagem “não pisque”. Ao caminhar por ela, eventualmente você acaba piscando e, então, os manequins mudam de lugar. Se piscar de novo, um deles ganha vida e te ataca. Louco, né?

Design do controle

O PlayStation VR2 Sense tem um “design ergonômico único”, segundo a Sony. É possível interagir com os games de uma maneira única usando o controle graças ao feedback tátil e aos gatilhos adaptáveis — que juntamente do rastreamento de precisão e detecção de toque, deixam a experiência ainda mais realista.

Confira como essas tecnologias se comunicam:

Caso você não saiba: os sensores de detecção do PS VR2 oferecem detecção de toque com o dedo. Até quando descansar seus dedos será capturado, é um recurso super legal!

Praticidade

O PS VR2 se conecta ao PS5 através de apenas um cabo USB-C. No mercado, o único que não precisa de hardware adicional para se conectar é o Meta Quest 2. Em comparação ao primeiro headset da Sony, a coisa melhorou bastante. Repare:

Biblioteca recheada de opções

Horizon Call of the Mountain, Gran Turismo 7, Resident Evil Village e muitos outros fazem parte dos mais de 30 jogos que compõem o line-up de estreia do PlayStation VR2. Isso sem falar em todos os games de PS VR que receberão upgrade para serem acessíveis através do novo headset.

ps vr2
Fonte: PlayStation Blog

PlayStation VR2: vale a pena?

Tivemos uma boa experiência com o PlayStation VR2 e explicamos como foi testar essas novas tecnologias no novo dispositivo da Sony. Confira no detalhe como essas inovações prometem fazer os amantes de realidade virtual ficarem entretidos no PS5 clicando aqui.