Especial em Parceria

7 fatos sobre The Last Guardian que você precisa saber

por Redação
7 fatos sobre The Last Guardian que você precisa saber

*Este artigo foi desenvolvido em parceria com a PlayStation.

The Last Guardian acabou de chegar ao PS4. Você certamente já ouviu falar sobre este jogo, afinal ele é um dos mais aguardados do ano. Mas, mesmo com tantas informações, pode ser que você ainda tenha dúvidas sobre o projeto e do que ele se trata.

Por isso, listamos aqui as principais características do título que vão lhe ajudar a entender melhor a proposta do game.

Não se trata de visual

Primeiro item que deve ser levado em conta é o visual do game. Na verdade, o jogo não se concentra em oferecer gráficos ultrarealistas. Definitivamente, não é isso que a equipe planejou para o título.

The Last Guardian preza, essencialmente, por uma experiência de relacionamentos, onde um pequeno garoto encontra uma misteriosa criatura e a partir disso, ambos vão trabalhar em conjunto para escaparem da prisão e de outros perigos.

Entretanto, isso não quer dizer que os gráficos do jogo sejam ultrapassados, muito pelo contrário! Basta você observar a penugem de Trico para perceber facilmente que houve muito zelo por parte dos desenhistas e modeladores.

Detalhes de cenários, inimigos, o próprio animal, o menino e muito mais estão representados de uma forma muito bela no game, quase desenhados – uma expressão artística.

Experiências do passado

Ico e Shadow of the Colossus te lembram algo? A menos que você tenha vivido em uma caverna nos últimos 20 anos, certamente estas duas obras são do seu conhecimento.

O que elas tem em comum com The Last Guardian? Ambas foram dirigidas pela mente audaciosa de Fumito Ueda.

team-ico-games

O jogo de 2016 é considerado uma espécie de “sucessor espiritual” dos títulos de PlayStation 2. Com isso, podemos esperar elementos já conhecidos como: uma forte narrativa, um envolvimento emocional muito grande e muito charme.

Inteligência de Trico

A criatura Trico é um híbrido, uma mistura de diversos animais e, mesmo que ela aparente ser dócil em um primeiro momento, não é exatamente assim na realidade.

Trico não é um animal de estimação.

O bicho foi programado para reagir de diversas maneiras e tudo vai depender de como o jogador, no controle do menino, proceder. Se for ríspido com a criatura, não espere receber flores.

Além disso, Trico conta com variações humor, podendo simplesmente não obedecer as solicitações de comando. O jogador precisará lidar com estas situações inusitadas.

Se trata de confiança

Baseado no item anterior, todo o relacionamento deve ser construído através do alicerce fundamental de qualquer convívio: confiança.

Muitas vezes, o menino precisa saltar em direção a perigosos abismos na esperança de que Trico possa salva-lo da morte eminente. Se você não confia em seu parceiro, como conseguirá saltar?

Então, ao longo da jornada, garoto e fera vão criando vínculos, laços que ficam mais fortes a cada desafio superado em conjunto.

Uma das formas de criar uma amizade verdadeira é cuidando de Trico, alimentando-o, removendo flechas ou presas. Certamente o gigante ficará mais afável e irá retribuir o gesto. Uma boa ação reflete em boas ações de resposta.

the-last-guardian_confianca

Resolução de puzzles

As dinâmicas de gameplay já são conhecidas dos veteranos. Para fugir dos perigos, avançar entre as misteriosas ruínas e progredir no enredo, é necessário resolver alguns enigmas.

Para solução destes problemas, o menino deve escalar, manusear artefatos e usar Trico como complemento para acessar locais mais altos. Mas, como dito no item anterior, se você não estabeleceu uma conexão com o animal, terá dificuldades em sair de algumas áreas, pois, muitas vezes, o bicho deve ficar parado em um local específico.

Alguns dos mistérios só são ativados com um determinado acontecimento, como por exemplo atirar um barril próximo a Trico fazendo com que ele se movimente e revele uma passagem secreta. Em muitos dos casos, a dificuldade consiste em saber o que exatamente desencadeia o evento. Para isso, os jogadores devem refletir e investigar o cenário em busca de uma pista.

Gesticule

Trico e o menino não falam a mesma língua, óbvio. Então, como fazer com que o animal execute um movimento? Através de gestos!

Deseja que Trico salte? Então pule com o garoto e mostre claramente o seu desejo. Apontar para as plataformas, chamar, fazendo movimento com os braços…enfim, gestos valem mais que mil palavras.

Trilha sonora

Toda esta experiência não estaria completa senão contasse com uma trilha digna do estúdio.

Buscando atingir o mesmo primor da trilha vista em Shadow of the Colossus, a Sony não economizou na composição das canções e toda trilha sonora do título.

Comandada por Takeshi Furukawa, a trilha conta com a participação da Orquestra Sinfônica de Londres, uma das mais conhecidas do mundo e foi gravada no London Voices no Air Studios.

O vídeo abaixo nos ajuda a entender como foi o processo de criação:

The Last Guardian está disponível nas principais varejistas do país. Se interessou? Confira nossa dica especial: