Listas

Os melhores crossovers da era do PlayStation 4

Games como Fortnite e Jump Force figuram na lista.

por Vinícius Paráboa
Os melhores crossovers da era do PlayStation 4

A era do PlayStation 4 está próxima do fim. Com o iminente lançamento das plataformas next-gen em 2020, as empresas começam a se focar em jogos para os futuros consoles. E para fechar com chave de ouro esta geração, o Meu PS4 fez uma compilação lembrando de cinco títulos que possuíam algum tipo de crossover na atual era dos videogames.

A única regra válida para a construção deste artigo foi: o game precisa ter no mínimo um convidado de alguma franquia diferente.

Sem mais delongas vamos à lista com os crossovers.

Crash Team Racing Nitro-Fueled

Crash e Spyro
Spyro é um personagem jogável em Crash Team Racing Nitro-Fueled (Imagem: Activision)

Começamos pelo jogo que inspirou este artigo. Embora o game de corrida não seja um crossover inicialmente, a Activision e a Beenox trouxeram um convidado especial no terceiro Grande Prêmio: Spyro.

Assim como Crash Bandicoot, o dragãozinho roxo é propriedade da Activision. Isso não seria um grande motivo para unir as franquias, mas acontece que as comunidades do marsupial e de Spyro sempre foram muito próximas. Desde que Crash Team Racing Nitro-Fueled foi anunciado, não era nada raro ver constantes pedidos dos fãs para que o crossover acontecesse.

Não demorou para a Activision atender o clamor dos jogadores. Pouco antes do lançamento do jogo de kart, a empresa garantiu que Spyro pisaria fundo no acelerador, ao divulgar um roadmap. O mês de setembro chegou e além do dragão, outros dois personagens vieram com ele: Gnasty Gnorc e Hunter.

Jump Force

Jump Force
Jump Force une animes como One Piece, Naruto e Dragon Ball (Imagem: Bandai Namco)

Talvez o game que melhor represente “crossovers” na era PlayStation 4. Jump Force reúne diversos lutadores dos mais diferentes mangás/animes para uma pancadaria geral. Personagens de franquias famosas como Dragon Ball, One Piece, Naruto e outros estão todos no jogo.

O título não foi tão bem recebido pela crítica e pelo público, no entanto. Os vários problemas com bugs e instabilidade foram alguns dos motivos que acabaram decepcionando. Apesar disso, a Bandai Namco segue dando suporte ao game, e lança DLCs com regularidade. Katsuki Bakugo (Hunter x Hunter) e Majin Boo (Dragon Ball Z) foram os últimos lutadores introduzidos no elenco.

Kingdom Hearts 3

Kingdom Hearts 3
Kingdom Hearts 3 tem participação do Capitão Jack Sparrow (Imagem: Square Enix)

A jornada de Sora é outro grande exemplo de crossover. Unido aos fiéis escudeiros Pato Donald e Pateta, o protagonista encontra diversos personagens da Disney e da Pixar em sua aventura.

Poderíamos passar um dia inteiro listando cada figura que aparece em Kingdom Hearts 3. Mas dá para citar algumas: Woody e Buzz Lightyear (Toy Story), Elsa (Frozen), Ralph (Detona Ralph), Mike e Sullivan (Monstros S.A.) e até Jack Sparrow (Piratas do Caribe).

O título da Square Enix é um hack and slash de ação que mistura elementos de Final Fantasy. Kingdom Hearts é uma das principais franquias da empresa e recebeu um carinho especial por parte dos desenvolvedores no terceiro título: os gráficos estão no ponto e o gameplay lembra o de jogos antigos da série, com as famosas keyblades estando presentes.

Marvel vs. Capcom: Infinite

Marvel vs. Capcom: Infinite
“Ciborgues” X e Tony Stark lado-a-lado (Imagem: Capcom)

Marvel vs. Capcom: Infinite trouxe de volta em 2017, a série de luta entre os super-heróis da gigante norte-americana com os personagens clássicos da empresa japonesa. Apesar de ter todos os elementos que os fãs já curtiam, o game recebeu novidades como o Modo Campanha, que tinha toda uma narrativa, com dublagem e pancadaria.

O nome do game por si só já deixa claro que se trata de um crossover, mas sempre é legal lembrar alguns dos personagens que estão no elenco. Pelo lado da Capcom: X e Zero (Mega Man), Ryu e Chun-Li (Street Fighter), Dante (Devil May Cry), Chris Redfield e Nemesis (Resident Evil). Representando a Marvel: Capitão América, Capitã Marvel, Homem de Ferro, Homem-Aranha, Hulk e Thor.

A jogabilidade de Marvel vs. Capcom: Infinite favorece tanto os jogadores novatos, quanto os mais experientes. Alguns combos podem facilmente ser executados com um botão, ao mesmo tempo que outros são mais difíceis e requerem certa habilidade dos players.

Fortnite

Fortnite
Thanos e sua Manopla do Infinito estiveram em Fortnite (Foto: Epic Games)

Assim como Crash Team Racing Nitro-Fueled, Fortnite não é um game inteiramente ‘crossover’. No entanto, não é nada raro ver a Epic Games realizar eventos com convidados especiais dos mais diferentes lugares.

O Battle Royale não peca quando o assunto é ‘crossover’. Atualmente por exemplo, Batman está sendo homenageado pelo aniversário de 80 anos, e uma área inspirada em Gotham City foi modelada para os jogadores se sentirem na pele do Cavaleiro das Trevas.

Como se já não bastasse a aparição do herói da DC, outros eventos temáticos já passaram por Fortnite: Thanos (Vingadores), Stranger Things e Borderlands 3 estão entre as aparições. Além disso, John Wick tem uma skin jogável no game.

Gostou da lista, caro leitor? Faltou algum jogo nela? Conta pra gente nos comentários!