Especiais

Pra passar longe: os 10 piores jogos de 2023, segundo o Metacritic

Metacritic elege os jogos que sofreram com notas baixas em 2023

por Vinícius Paráboa
Pra passar longe: os 10 piores jogos de 2023, segundo o Metacritic

O ano de 2023 foi marcado por experiências excelentes para os gamers — Alan Wake 2, Resident Evil 4, Baldur’s Gate 3, Hogwarts Legacy e Marvel’s Spider-Man 2 são apenas alguns exemplos. Entretanto, ele também trouxe uma variedade de jogos esquecíveis.

Recentemente, o Metacritic revelou sua lista com os dez piores jogos de 2023 — levando em consideração as pontuações agregadas em seu site. Como estamos nessa época de festas de fim de ano, nada melhor do que recordarmos essas “pérolas”, né?

Vale ressaltar que o Metacritic inclui na sua lista apenas os games que tenham recebido, no mínimo, sete reviews. É por isso que nomes como Skull Island: Rise of the Kong (com 23 pontos de média no site) não aparecem aqui.

Os 10 piores jogos de 2023, segundo o Metacritic

10. Gargoyles Remastered — 49

Com 49 de média, Gargoyles Remastered abre nossa lista. Esta é uma remasterização de Gargoyles, título de plataforma do SEGA Genesis e baseado no desenho de mesmo nome (“Os Gárgulas”, aqui no Brasil). Os críticos reprovaram a dificuldade frustrante do game, além de ser muito curto.

9. Loop8: Summer of Gods — 49

Loop8, também com 49 de média, é um JRPG que se passa em uma realidade alternativa do Japão rural dos anos 80. No jogo, o protagonista deve derrotar uma raça de demônios chamada “Kegai”. No entanto, a crítica reclamou do sistema de batalha por turno, da história e da repetitividade.

8. Gangs of Sherwood — 48

Em 8º lugar entre os piores jogos de 2023… Gangs of Sherwood, com 48 pontos no Metascore. No game cooperativo, os jogadores assumem o papel dos “Merry Men“, grupo de foras-da-lei que seguiam Robin Hood em suas empreitadas na Floresta de Sherwood, no folclore inglês. A ideia parecia promissora, mas as lutas fáceis contra chefões e a execução pobre não agradaram os jornalistas.

7. Hellboy: Web of Wyrd — 47

O beat ’em up Hellboy: Web of Wyrd é outro a figurar entre os piores jogos de 2023. A versão de consoles do game marcou 47 pontos de média no Metacritic (14 a menos que o port de PC). Apesar de contar com o falecido ator Lance Reddick no papel de Hellboy e por mostrar um grande respeito ao material de origem (as HQs de Mike Mignola), o gameplay desfavoreceu o jogo.

6. Crime Boss: Rockay City — 43

Com um elenco estrelado (Danny Trejo, Michael Madsen, Chuck Norris, Kim Basinger, Danny Glover e Michael Rooker), Crime Boss: Rockay City se mostrou um grande flop. Com gameplay no estilo de Payday, onde quatro personagens se juntam para completar uma série de roubos, o jogo infelizmente não apresenta bons diálogos e traz vários bugs.

5. Testament: The Order of High-Human — 41

Testament: The Order of High-Human (lançado apenas para PC) tenta trazer uma mistura de ação/aventura com metroidvania e elementos de RPG. O jogador se vê em um mundo de fantasia com parkour, lutas de espada e puzzles para resolver, mas, segundo os analistas, nenhum desses elementos funciona bem — justificando a média de 41 pontos no Metascore.

4. Quantum Error — 40

Em Quantum Error, o jogador controla o bombeiro Jacob Thomas, que precisa resgatar sobreviventes de uma nave espacial cheia de perigos, como monstros, fogo e terroristas. No entanto, com 40 de média, o jogo não impressionou os jornalistas.

3. Greyhill Incident — 38

Atuações fracas, ambientações pobres e gameplay desinteressante. Este é o resumo de Greyhill Incident, um jogo de temática de invasão alienígena, com stealth e survival horror.

2. Flashback 2 — 35

Lançado em 1992, Flashback foi um jogo muito amado, com mecânicas à la Prince of Persia, mas sendo um sci-fi de plataforma. Ele recebeu uma sequência em 1995, mas com um nome totalmente diferente: Fade to Black. Agora, temos a sequência numerada, que se trata de uma prequel, mas sem o charme do jogo de 31 anos atrás. Cheio de bugs e problemas de difícil resolução, Flashback 2 ainda peca no tedioso gameplay.

1. The Lord of the Rings: Gollum — 34

Por fim, temos o campeão dos piores jogos de 2023. The Lord of the Rings: Gollum foi tão sofrível, que pela primeira vez na história do MeuPS, nós trocamos o famoso “vale a pena?” de nossas análises por um “não vale a pena”. Bugs que quebram o jogo, gráficos terríveis e gameplay tedioso descrevem o título que trazia uma história original no mundo de O Senhor dos Anéis.

E aí, caro leitor? Tentou jogar algum dos piores jogos de 2023? Sofreu muito? Comente!