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Tudo o que já sabemos sobre Death Stranding (agora vai?!)

Acho que agora a gente entendeu, hein! Ou não.

por Thiago Barros
Tudo o que já sabemos sobre Death Stranding (agora vai?!)

Sejam bem-vindos ao especial de número 3280927 da Internet mundial com o título de “o que já sabemos sobre Death Stranding“. Desde 2016, estamos todos tentando entender a nova  ̶l̶o̶u̶c̶u̶r̶a̶  aventura de Hideo Kojima. Procurando indícios, formulando teorias, e no fim das contas, colecionando peças de um grande quebra-cabeças.

Pois bem, o segundo semestre de 2019 foi cheio de novidades sobre o game, que ajudaram muito na compreensão geral do jogo. A ideia macro, o objetivo de Sam, o gameplay, alguns personagens… Agora, o Meu PS4 junta tudo isso em um único artigo. Vamos lembrar uma série de coisas dos vídeos anteriores, destacar novidades e, claro, o que ainda é mistério.

Trailer por trailer. Antes, se quiser, veja alguns conceitos básicos que explicamos em uma outra matéria especial de um tempinho atrás (confira também o que acertamos/erramos).

#1 – E3 2016 – Bumbum do Norman Reedus

A primeira aparição de Death Stranding foi épica. Ninguém esperava que Hideo Kojima iria voltar assim. E quando o trailer acabou, tudo ficou se perguntando: “o que diabos acabou de acontecer?”, não é mesmo? Norman Reedus pelado, um bebê que desaparece, “seres” descendo do céu, uma praia com bichos encalhados…

Ainda não sabemos de que momento é isso, se é que isso estará no jogo, mas tudo já ficou bem mais claro depois de algum tempo, não é? Entendemos que a praia é algo como “um purgatório”, que o bebê é um “BB”, que faz uma “conexão entre mundos” e que Norman é, na verdade, Sam Porter Bridges – o homem que entrega.

#2 – TGA e PSX 2016 – Mads, Del Toro e Low Roar

Depois, vieram Mads Mikkelsen e Del Toro, que agora já sabemos que são Deadman (que, aparentemente, está morto, mas se comunica por meio de “hologramas”, e parece ser um “mentor” para Sam) e Cliff (que tem um jeitão de vilão, mas ao mesmo tempo para ser só um cientista que tem alguma relação com os BBs).

Esse trailer deu a maior impressão de que poderia haver “mais de um mundo” no jogo, por vermos um arco-íris invertido, soldados-caveira que parecem ser de “eras diferentes”… E, claro, a épica cena da revelação de Mads. A grande questão por trás dele foi que o vídeo é totalmente diferente do primeiro… Ah, e a adição da música “Easy Way Out” no TGA!

#3 – TGA 2017 – Explosões

Na TGA 2017, então, voltamos a ver o Sam. E foram quase 9 minutos. Com uma narração inesquecível, sobre as “explosões” que o universo viveu – citando “essa” como a última da humanidade. Vimos a chuva envelhecer um homem rapidamente, um vilão misterioso, um bicho gigante, Sam caindo no mar e voltando numa cratera…

E o bebezinho! O famoso bebezinho! O que já dá pra entender disso tudo? O vilão é Higgs, dos Homo Demens, que consegue criar esses “voidouts”. Sam trabalha fazendo entregas – que era o que fazia ali. E não “morre”. Vai para o “purgatório” e volta a um lugar onde fica uma cratera no mapa.

#4 – E3 2018 – Sam Porter Bridges

Na E3 do ano seguinte, mais 8 minutos de Death Stranding – começando com o bebezinho e a icônica Asylums for the Feelings, que tornou-se a canção símbolo do jogo. Aqui, enfim, descobrimos o nome de Sam, a relação com quiralidade e a timefall foram confirmadas e, claro, conhecemos novas personagens, interpretadas por Lea Seydoux e Lindsay Wanger.

Foi um vídeo bem mais revelador do que todos os outros. Especialmente porque vimos um pouquinho de gameplay pela primeira vez – com Sam andando pelos vários ambientes que estarão no jogo. Vimos uma motoca, uma arma, “combate”, entendemos que é tudo sobre “dar a mão” e descobrimos que “um criptobionte por dia mantém o Timefall longe”.

#5 – TGS 2018 – O Homem da Máscara Dourada

Meses depois, uma revelação intensa: o Homem da Máscara Dourada. Aquele vilão que nós vimos no terceiro trailer estava de volta. Ele aparece convocando uma criatura muito louca para atacar Sam. É um vídeo bem curtinho, sem grandes revelações, mas que já deixa um pouco mais da ideia de que o jogo terá, sim, ação quando necessário.

#6 – Online – 8 de novembro de 2019

Após tudo isso, muita gente ainda não sabia do que se tratava Death Stranding, nem a sua previsão de lançamento. Pois bem, em um evento épico de revelação online, apareceu uma visão mais completa sobre o jogo. Em nove minutos, descobrimos que Cliff tem algum tipo de relação com os BBs, vimos mais gameplay, soubemos os nomes dos personagens…

E, obviamente, ganhamos uma data de lançamento: 8 de novembro. Sem dúvidas, foi bem mais revelador do que tudo o que já tínhamos visto. Confirmamos que a missão seria, sim, “reconectar” a América. Conhecemos alguns dos obstáculos para isso. E, claro, ficamos de novo com um monte de dúvidas e mistérios na cabeça.

#7 – Comic Con 2019 – Heartman

Até que na Comic Con tudo começou a ser revelado com mais detalhes. Começamos a ter trailers dos personagens. O primeiro foi Heartman – cujo coração para por alguns minutos todo dia, e ele tem que ir para o “purgatório”. É uma história bem louca, mas interessante.

#8 – Gamescom 2019 – Mama

Na Gamescom, soubemos mais de “Mama”, que é mãe de um BB que parece estar em uma outra “dimensão” (será que é aquela do primeiro trailer?), além de trabalhar junto com o Sam. Ela até aparece no finalzinho do segundo trailer de gameplay mostrado na TGS 2019.

#9 – Gamescom 2019 – BB e Deadman

Nesse vídeo, soubemos mais sobre o BB, como ele funciona e como pode ajudar Sam nas suas aventuras. Tudo nas palavras de Deadman. É mais um trailer rapidinho que mostra os personagens e ajuda a entender seu background.

#10 – Gamescom 2019 – Gameplay e Geoff

Ainda na Gamescom, Kojima mostrou um pouquinho de gameplay, onde vimos Sam não só andando pelo mundo e encontrando um personagem no meio do nada (o que já foi dito que será uma sidequest), como ninando um bebê e fazendo um xixizinho básico. Deu para ter a melhor noção dos comandos e da jogabilidade em si.

#11 – TGS 2019 – Briefing

Só que revelador mesmo foi o Briefing – que havia sido mostrado a portas fechadas ainda na Gamescom e tornou-se público na Tokyo Game Show. Como diz o nome, ele é mesmo um resumão do que Sam Porter Bridges tem que fazer. Passado por Die-Hardman e pela Amelie (irmã de Sam?) no Salão Oval da Casa Branca.

O plot não parece tão complicado – apesar de ainda ter muitos mistérios, como o motivo de Amelie não envelhecer, o que houve com Bridget, de onde surgiram as BTs, etc.

#12 – TGS 2019 – 50 minutos?

Então, finalmente, tivemos uma demonstração maior de gameplay, também na TGS 2019. Iremos detalhar isso mais abaixo, porém esse vídeo deixou boas esperanças de que o jogo terá mecânicas incríveis de jogabilidade – apesar de não revelar tanta ação.

Os destaques foram o sistema de “likes” e as “dicas” que um jogador pode dar aos outros que estiverem conectados no mesmo servidor. Os “Sams” de todo o mundo irão “se falar” de certa forma. São essas “conexões” que prometem ser fundamentais para fazer o game ser um sucesso. Será?

#13 – TGS 2019 – Tira o olho daí!

Fechando a lista de trailers (até agora), conhecemos uma safe house e a personalização de Sam. É um vídeo bem mais “galhofa” do que informativo, mas é divertido ver tudo o que é possível fazer com o personagem – e também como ele interage com o jogador. Até fecha a perna se você olhar “pras partes íntimas” dele – podendo, inclusive, tomar um socão.

Afinal, o que é Death Stranding?

O resumo do grande plot é simples – e Kojima vem falando dele há séculos. O objetivo de Sam Porter Bridges, ou seja, do jogador, é reconectar um país. Agora, só ficou mais claro como fazê-lo – essa thread do perfil Mídia Sonysta explica muita coisa legal. A ideia é a conexão in-game e “fora dele”.

Como o Kojimão da Massa falou, será preciso que os jogadores também se conectem. É o core do tal “strand system”, como vimos no último gameplay. Os likes importam. Os itens deixados. As possíveis novas criações no mundo. Tudo dependerá das interações entre os jogadores. Não sabemos como isso será feito em termos técnicos, mas parece genial.

O background é de um provável desastre natural que gerou a misteriosa chuva Timefall e, claro, as criaturas chamadas de BTs. Essa é uma das áreas que ainda seguem sem muitas explicações (que bom, né?) e que só saberemos jogando. Mas, resumidamente, é isso: a sua missão é criar uma rede que conecte todo mundo novamente naquele país.

O enredo, certamente, será mais complexo do que isso. São muitos os personagens, uma série de possibilidades de “plot twists” e muita coisa ainda para ser contada. De qualquer forma, já temos uma ideia muito melhor do que é Death Stranding do que quando vimos aquela praia cheia de bichos mortos, Norman pelado e um bebê, no mínimo, estranho.

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Confira nossos especiais sobre Death Stranding: