Prévias

Marvel’s Avengers empolga e diverte, mas parte técnica preocupa

Quedas de frames, travamentos e pequenos bugs ligam o sinal de alerta para a versão final do game

por Thiago Barros
Marvel's Avengers empolga e diverte, mas parte técnica preocupa

A partir do próximo final de semana, os jogadores do PlayStation 4 poderão jogar Marvel’s Avengers, em três finais de semana de versões beta liberadas no console. O MeuPlayStation, por sua vez, teve a oportunidade de testar essa versão da nova aventura dos super-heróis mais famosos do mundo nos últimos dias. E o balanço foi positivo, apesar de alguns sinais de alerta terem acendido.

A experiência é divertida, e a primeira missão – que é aquela já “famosa” dos trailers, onde todos os heróis aparecem e vão se revezando ao enfrentar inimigos na Golden Gate Bridge – dá um gostinho incrível do que está por vir. É incrível perceber o trabalho da equipe de combate da Square Enix.

Em entrevista ao MeuPS há algumas semanas, os devs falaram sobre isso. Segundo eles, o foco nessa área foi muito, justamente para os jogadores se sentirem controlando, de fato, seus heróis favoritos, e notando o quão diferente é, por exemplo, “ser” o Hulk ou o Iron Man. Nesse ponto, Marvel’s Avengers acerta em cheio.

Combate incrível e narrativa envolvente

Na beta, você controlará, além dos dois citados, o Capitão América, Thor, a Viúva Negra e (espaço para uma opinião do editor) a minha mais nova crush: Kamala Khan. Que personagem incrível! Ela é a grande protagonista da história, aparentemente, e seu carisma chama muito a atenção, além do incrível gameplay com seus braços e pernas que se esticam todos.

Avengers HULK MS MARVEL

Além da missão da Golden Gate, há mais uma de história, chamada To Find Olympia, em que o objetivo é encontrar JARVIS, a famosa inteligência artificial de Tony Stark. Nessa, você controla Kamala e Hulk. Além disso, há os Desafios HARM, numa sala de treinamento dentro da Chimera, missões extras, chamadas de War Zones e Drop Zones e outras coisinhas mais que não daremos spoilers.

A Square Enix aposta muito nesse conteúdo, seja no lançamento ou em forma de DLC no futuro, para manter os jogadores engajados e sempre buscando coisas novas em Marvel’s Avengers. Afinal, ele tem um sistema de progressão e diversas possibilidades de customizar personagens, seja visualmente ou em termos de jogabilidade.

Marvels_Avengers_CO_OP_2

Skill trees, skins, níveis dos personagens, raridade de equipamentos, perks… Tudo isso influencia – e muito – no seu gameplay. Na beta, temos um pequeno gostinho, mas é certo que tudo será ainda mais variado no jogo completo. E, claro, é sempre bom lembrar que tudo isso pode ser feito em todos os personagens. É um prato cheio para quem gosta de grindar.

As boss fights são divertidas e até os combates mesmo com os inimigos “normais” também são muito empolgantes. Especialmente pelo fato de você poder variar os personagens a cada momento. O Hulk agarrando todo mundo e tacando um inimigo no outro, o Iron Man voando e tacando seus lasers… É divertido demais!

Além disso, a história, também conforme dito pelos devs anteriormente, é outro foco interessante. Os Vingadores passam a ser vistos como vilões, não como heróis, após um acidente que eles não conseguem impedir. Sua missão é “reassemble” os Avengers, derrotar o inimigo por trás disso e, como de costume, salvar o mundo.

Alerta ligado

Agora que você já sabe o que esperar, e como a experiência é divertida e empolgante, é preciso destacar também os pontos nos quais o game deixa a desejar. Obviamente, é importante lembrar que se trata de uma versão beta, então muito desse feedback já foi passado para os devs, e diversos pontos devem ser corrigidos para o game final.

Marvel_s_Avengers_Hulk_1

Dito isso, a “parte técnica” de Marvel’s Avengers preocupa. Primeiro, visualmente. Os gráficos estão bem melhores do que o polêmico visual de quando ele foi anunciado, mas ainda assim, não parecem estar no nível dos games top de linha dessa geração – algo criticado, por exemplo, em Ghost of Tsushima. Sem falar que há algumas quedas de frames em diversos momentos.

Também houve dificuldade de carregamento de informações nos menus, travamentos que fizeram com que o jogo tivesse que ser fechado e personagens que “congelaram” e não puderam ajudar na luta. Não foram muitas as vezes em que isso aconteceu e é importante frisar os rápidos retornos da equipe da Square sobre correções.

Inclusive, eles deixaram claras algumas informações relevantes sobre a beta: Hero Level só vai até 15 e Power Level até 45, as cinematics não estão todas nas missões, skill trees foram limitadas, não há vendedores de equipamentos, quick play e quick match ainda não podem ser utilizados, e ao todo há 4 Missões Hero, 3 HARM Room Challenges, 4 War Zones e 5 Drop Zones.

Marvel_s_Avengers_Hulk

Algo bem bacana de falar também é da importância do co-op. É possível convidar amigos e usar o sistema de matchmaking para jogar os desafios do game – ou usar companheiros controlados pela IA mesmo. Há vários níveis de dificuldade, e evoluir os personagens ajudará bastante nisso, caso você não tenha alguém para jogar Marvel’s Avengers junto contigo.

Beta Pública de Marvel’s Avengers

Quem adquirir o jogo na pré-venda da PlayStation Store poderá testá-lo já no próximo dia 7 de agosto, até o dia 9. Depois, haverá ainda mais dois finais de semana de beta, liberados para todos os jogadores do PS4, em 14 e 21 de agosto. A versão final do game chegará aos consoles no dia 4 de setembro.

E aí, ansioso para Marvel’s Avengers?