Especiais

Especial Old-School: 7 franquias que a Capcom poderia ressuscitar

Semana nostálgica para gamers das antigas. Confira mais um especial.

por Hugo Bastos
Especial Old-School: 7 franquias que a Capcom poderia ressuscitar

Esta semana estamos revivendo momentos nostálgicos. Jogadores old-school já puderam conferir jogos da Namco que marcaram época nos arcades, bem como alguns jogos/franquias que a Sega poderia trazer de volta. Mas não pense que paramos por aí. O passado ainda tem muita coisa boa guardada.

A Capcom é responsável por inúmeras franquias de sucesso. No entanto, seja por uma decisão executiva, ou por pura preguiça desinteresse, algumas delas acabaram sendo deixadas de lado. Aqui enumeramos sete famosas franquias da desenvolvedora que poderiam ser ressuscitadas.

19XX

A franquia existiu primariamente nos arcades. A jogabilidade era simples: atire em tudo que se move pela tela. Grande parte dos jogos se passava na II Guerra Mundial, mas alguns tomavam liberdades criativas em sua ambientação. Era bastante desafiador e divertido, especialmente se jogado em duplas.

O último jogo lançado foi 1942: Joint Strike, remake do jogo original, lançado em 1984. E dessa forma, ficamos na vontade de outro jogo para a franquia.

Cadillacs ‘n Dinosaurs

Um dos mais famosos jogos do estilo beat’em up, responsável por lotar fliperamas no mundo todo. O título foi concebido como um produto promocional à série animada de TV, lançada na mesma época. Nele, o jogador batalha contra inimigos e, claro, dinossauros, com a possibilidade de modo cooperativo para até quatro pessoas.

Cada personagem tinha sua própria vantagem e desvantagem, e a jogabilidade impressionava na época. Definitivamente, um jogo que marcou muitos, e deixou saudade em tantos outros.

Captain Commando

Mesmo que não se trate de uma franquia em si, este beat’em up futurista fez tanto sucesso que espalhou sua influência por muitas outras sagas da desenvolvedora. Aqui, o jogador controla o Time Commando, liderado pelo herói que dá nome ao título, para juntos erradicarem a criminalidade de Metro City de mutantes e gangsters superpoderosos.

Com quatro personagens diferentes, e multiplayer local para até quatro jogadores, o legado do jogo permaneceu vivo por muitos anos seguintes. Diversos ports e versões foram lançados.

Dino Crisis

Fortes rumores surgiram recentemente, indicando que um remaster/remake/novo jogo de Dino Crisis poderia ser feito. Também pudera. Os títulos originais (menos o 3, porque sinceramente…) contam com uma base de fãs bastante fiel. “Se muitas pessoas desejarem” foi a resposta no Twitter oficial. Acredite, Capcom: muitas desejam.

Não é para menos. Só para exemplificar o básico: manipulação genética, viagem no tempo, segredos industriais e militares… e dinossauros! Uma junção curiosa, que se casou muito bem em um dos títulos mais únicos da história da Capcom.

Demon’s Crest

Certo. Podemos dizer que este jogo não é uma franquia. Mas Firebrand, o personagem principal, já havia aparecido em outros jogos da saga Gargoyle’s Quest. Demon’s Crest é um jogo de plataformas, com um enredo intrincado, finais diferentes e um gameplay complexo e desafiador. Além de tudo, o título conta com elementos de RPG e Metroidvania.

Ghost ‘n Goblins

Já perdi duas fichas só de ler o nome do jogo! Ghost ‘n Goblins ainda é considerado um dos jogos mais casca-grossa de todos os tempos. O jogador deve levar Arthur, o cavaleiro, entre fases mais que difíceis, com uma jogabilidade complicada de dominar. E a cereja do bolo: ao terminar o jogo, é necessário jogar TUDO de novo para ver o verdadeiro final.

O título teve também como spin-off Gargoyle’s Quest (Demon’s Crest acima), e ainda diversos remakes e ports para inúmeros consoles.

Onimusha

Combates em terceira pessoa, enigmas, e um enredo sólido baseado na cultura japonesa. A franquia Onimusha se tornou esse grande sucesso graças à sua jogabilidade dinâmica, protagonistas carismáticos, e forte narrativa. Destaque para Onimusha 3, que contou, inclusive, com a participação de Jean Reno como um dos personagens jogáveis.

A Capcom costuma surpreender a todos, conforme aconteceu no anúncio de Resident Evil 2 na E3 deste ano. Então, ainda podemos ter esperanças de ver uma destas franquias em um futuro próximo (ou nem tanto). Aproveite para deixar sua opinião nos comentários, e não deixe de conferir também: