Listas

Relembre: 10 jogos da Konami que marcaram época

Ícones como Simpsons e Tartarugas Ninja já fizeram com que os jogadores gastassem muitas fichas.

por Charles Paim
Relembre: 10 jogos da Konami que marcaram época

A Konami é bastante – atualmente – conhecida por Pro Evolution Soccer e por Metal Gear, mas a companhia japonesa já é bem velhinha e conta com um vasto repertório de jogos.

Ao longo de quase 50 anos, inúmeros títulos fizeram parte da infância de muitos de nós, seja nos arcades ou nos consoles, a lista é bem grande. Diante disto, reunimos hoje alguns clássicos da empresa que você talvez sequer saiba que seja da Konami.

Vale sempre lembrar que não é uma lista definitiva. É apenas uma forma de relembrarmos alguns clássicos.

Time Pilot

Alguns anos antes do filme De Volta para o Futuro, a Konami já fazia sua própria viagem no tempo. Em um Shoot´em Up com movimentação similar ao clássico Asteroids, a cada nova fase, sua nave avançava no tempo, e enfrentava inimigos com tecnologia progressivamente mais moderna.

Road Fighter

Neste excelente jogo de corrida, você precisava completar oitos circuitos, antes que seu combustível acabasse. Para evitar este fato indesejável, poucos galões espalhados na pista aumentavam um pouco a sua reserva, e caso você batesse o carro, uma considerável quantidade era subtraída. Quando o seu carro batia, sacudindo o joystick com o timing correto, para os lados, era possível evitar o acidente.

Hyper Olympic

Assim como tivemos o Decathlon no Atari, a Konami teve seu próprio destruidor de joysticks. Em um total de dez modalidades, que necessitavam um índice mínimo para se qualificar para a próxima etapa, o jogador precisava suar a camisa, literalmente, apertando botões de velocidade e utilizando um botão de ação, quando necessário (no salto a distância, por exemplo).

Yie Ar Kung Fu

Muito provavelmente, este jogo foi a fonte de inspiração para o lendário Street Fighter. Os elementos-chave estão todos lá: luta no modo versus, barra de energia que diminui a cada golpe sofrido. Com uma ótima variedade de golpes (16 ao todo), entre socos e chutes, você enfrentava uma série de lutadores habilidosos, e com estilos de luta diferentes.

Rush’n Attack

Também conhecido como Green Beret, você conduzia seu soldado por árduas missões, muitas vezes, apenas com uma faca em mãos. Ao longo das fases, algumas armas (com munição limitada) estavam disponíveis, para tornar sua missão menos difícil (porque fácil nunca se tornava).

Jailbreak

Este aqui, sem dúvida, é um dos jogos mais difíceis que a Konami já lançou nos arcades. No papel de um presidiário que fugiu da cadeia, manter-se em liberdade era uma missão bastante difícil. Para sua sorte, várias armas eram encontradas pelo caminho.

https://www.youtube.com/watch?v=rWitGfewezY

Teenage Mutant Ninja Turtles

Quem não se divertiu e gastou dezenas de fichas com este Beat´em Up sensacional com as famosas Tartarugas Ninja? Até quatro jogadores simultâneos podiam jogar juntos, algo inédito para a época. Conseguir derrotar todo o exército do Destruidor não era nada fácil! Pizzas que recuperavam totalmente sua barra de vida eram muito bem vindas.

The Simpsons

Seguindo uma fórmula similar ao TMNT, a Konami emplacou outro grande Beat´em Up, desta vez estrelado pelos Simpsons. No controle de Homer, Bart, Maggie ou Lisa, quatro jogadores simultâneos se aventuraram em fases lotadas de inimigos

Sunset Riders

Os filmes de bang-bang americanos serviram de inspiração para este grande jogo com a temática do Velho Oeste. Quatro cowboys destemidos (e simultâneos) deveriam enfrentar perigosos bandidos, em meio a muitos tiroteios.

Lethal Enforcers

Com a utilização de atores reais, a Konami nos presenteou com um excelente jogo de tiro, no qual você (e mais um amigo) utilizavam um pistola para cumprir missões variadas, como deter um assalto a banco, um roubo a Chinatown, entre outros.

E vocês? Que jogos da Konami marcaram sua infância que não estão na nossa lista? Compartilhem com a gente!