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Especial! Monolith fala com Meu PS4 sobre Sombras da Guerra

Andy Salisbury enfatiza: Shadow of War está melhor que o primeiro

por Rui Celso
Especial! Monolith fala com Meu PS4 sobre Sombras da Guerra

A BGS acabou no último domingo (15), mas o que ela proporcionou aos visitantes e à imprensa continua vivo. Nós do Meu PS4 conseguimos uma entrevista exclusiva com Andy Salisbury, gerente de comunidade da Monolith Studios. Ele esclareceu pontos que ainda poderiam estar vagos para a comunidade gamer a respeito de Shadow of War.

Abaixo você pode conferir a entrevista na íntegra.

Conheça Andy Salisbury

Meu PS4: Andy, você pode começar nos explicando o que exatamente você faz como gerente de comunidade da Monolith Studios?

Andy Salisbury: Bom, como gerente de comunidade eu tenho a função de cuidar das pessoas que irão dublar os jogos da empresa, além de acertar no calendário as datas para o lançamento de conteúdos. Fico responsável também por redes sociais, como Instagram, Twitter e Facebook.

MPS4: E há quanto tempo você está trabalhando para a Monolith?

AS: Já fazem cerca de cinco anos e meio. Eu comecei justamente na época de Shadow of Mordor, que foi quando participei de todo o processo de desenvolvimento do título.

MPS4: O que você fazia antes de trabalhar com a Monolith Studios?

AS: Eu comecei minha carreira em uma revista de jogos para PC. O tempo foi passando e eu percebi que precisava de algo a mais, queria algo diferente. Com meus objetivos em mente, decidi ir atrás de novos desafios e acabei aqui na Monolith.

Gerente de comunidade da Monolith
Andy Salisbury é extremamente simpático e deu todo o suporte para a nossa equipe. Fonte: própria autoria

Processo de criação

MPS4: Shadow of War chegou ao mercado com o intuito de ser melhor que o primeiro, lançado em 2014. Neste momento, você consegue afirmar que o segundo consegue impressionar mais que o anterior?

AS: Sabe, todo o processo de Shadow of War foi maior que Mordor. Nós nos dedicamos muito à produção do título. Você pode ver isso em batalha, por exemplo, quando Talion pega o arco e ataca à distância. Posso dizer que este jogo foi muito mais prazeroso de participar que o primeiro, pois toda a mecânica está melhorada.

MPS4: O sistema de guilda foi um recurso interessante para o jogo. De que forma ele e os diferentes inimigos podem ser úteis para o jogador?

AS: Assim como em Shadow of Mordor, o jogador precisa fazer uma pesquisa. Os comandantes, informantes, estão todos lá. No entanto, a diferença agora é que temos um número maior de inimigos, e as lutas às vezes podem se complicar. Pensando nisso que podemos colocar o sistema de clãs como algo útil, pois você vai criar seu próprio exército e lutar ao dele, aumentando sua afinidade.

MPS4: Desde 2014 temos recebido diversos jogos de mundo aberto, como Horizon Zero Dawn e Assassin’s Creed. A Monolith teve tempo (ou quis) pegar algumas dessas ideias para colocar no título?

AS: Nós já tínhamos muitas ideias ambiciosas para Shadow of War com base no primeiro título. Nós não precisamos usar outros jogos como referência, porquê desde Shadow of Mordor vinhamos analisando o que poderia ser melhorado, e acredito que alcançamos este objetivo.

MPS4: O segundo jogo oferece muitas opções, como novas habilidades para Talion. Como foi o processo criativo destes novos recursos? E quantas habilidades existem em Shadow of War?

AS: O processo foi feito lado a lado. Pegamos a árvore de habilidades de Shadow of Mordor, comparamos com os cenários de Shadow of War, e adaptamos. Precisávamos fazer este processo pensando no estilo do jogador, então procuramos dar total liberdade, principalmente em lugares amplos com muitos inimigos. Quanto a sua outra pergunta, são mais de 100 habilidades à disposição de Talion.

Spoiler

MPS4: No primeiro título nós vimos que a batalha final era uma sequência de QTE (Quick Time Event), porém, não há nada assim no jogo inteiro. Nós veremos algo parecido em Shadow of War?

AS: Por ter sido nossa primeira experiência com um jogo de mundo aberto, tivemos sim nossas falhas. Porém, aprendemos com elas, e podemos dizer que em Shadow of War as lutas contra os chefes serão muito mais interativas e competentes. Além disso, temos o sistema Nêmesis, otimizado para garantir batalhas avassaladoras nos campos.

MPS4: O que você pode nos dizer sobre as microtransações? A comunidade gamer falou bastante sobre isso.

AS: Não há nenhum mistério quanto às microtransações. Elas serão feitas para você ganhar loot boxes com equipamentos mais fortes logo no início do jogo, ou seja, elas não serão obrigatórias. O jogador pode sim aproveitar o jogo 100% sem gastar dinheiro.

MPS4: E haverá uma versão GOTY?

AS: (risos) Bom, isso veremos no futuro. Além de não ter essa informação, não poderia passá-la agora se a tivesse em mãos. Mas vamos aguardar (risos).

MPS4: Para finalizar, o que você pode dizer para as pessoas que ainda não jogaram Shadow of War?

AS: Joguem! O título está muito mais fluído e agradável que o primeiro. Se você pular para Shadow of War sem ter jogado o Mordor, não vai querer experimentá-lo. As mecânicas estão muito mais eficientes, o número de habilidades é maior e a quantidade de coisas a se fazer é impressionante. Porém, caso você tenha jogado o primeiro capítulo, fique ciente de que algo totalmente novo o aguarda.

Nossa análise de Terra-Média: Sombras da Guerra já está em produção. Enquanto isso, aproveite para conferir: