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[BIG Festival] Takashi Tokita relembra de RPGs marcantes de sua carreira

MeuPS teve a oportunidade de entrevistar dev da Square Enix, famoso por jogos como Final Fantasy IV, Live a Live e Chrono Trigger

por Vinícius Paráboa
[BIG Festival] Takashi Tokita relembra de RPGs marcantes de sua carreira

Takashi Tokita é um daqueles nomes na indústria dos games que pode ser considerado um dos maiores, quando o assunto é RPG. Afinal de contas, ele possui um currículo invejável: designer-chefe de Final Fantasy IV e diretor de Chrono Trigger, Live a Live e Parasite Eve. Durante o BIG Festival 2023, o MeuPlayStation teve a oportunidade de entrevistá-lo e relembrar sua trajetória.

Como citado, o dev (58) trabalhou em vários jogos que se tornaram verdadeiros clássicos. Para ele, é muito difícil escolher o seu projeto predileto, no entanto, ele define Live a Live, que recebeu uma remasterização em abril deste ano para PlayStation, como “memorável”.

Não posso escolher só um bebê. Mas Live a Live foi um que dirigi e lançamos um remake dele ano passado [a versão de PlayStation chegou em abril deste ano]… esse é muito, muito memorável para mim.

Live a Live é um jogo muito único, com muitas histórias. Você pode escolher qualquer história ali. Hoje em dia, qualquer plataforma tem um bom andamento [de jogabilidade], mas a narrativa e a experiência emocional nunca mudaram.

Takashi Tokita aproveitou para explicar porque a primeira versão do RPG de turnos (lançada em 1994), não chegou ao ocidente naquela época. Segundo ele, a SquareSoft preferiu descartar a localização, pois as vendas da edição japonesa estavam baixas.

Quando desenvolvemos Live a Live, fizemos primeiro a versão japonesa, para então criar o projeto com localização [ocidental]. Mas as vendas não estavam tão boas no Japão, por isso, a companhia [SquareSoft] não quis. Mas agora existe a versão [global] de PlayStation, algo que me deixa muito feliz.

Live a Live

“Nunca imaginei que Final Fantasy seria tão grande hoje”, diz Takashi Tokita

Perguntado sobre o sucesso de Final Fantasy atualmente — a franquia chegou ao seu 16º título numerado recentemente —, Tokita admitiu que não imaginava ver uma IP tão bem estabelecida 32 anos depois. Diretor de FF IV (1991), ele relembra do lançamento global (o primeiro da série de JRPG):

Nunca imaginei isso (risos). Inclusive, Final Fantasy IV foi o primeiro da franquia a ser lançado globalmente. Eu cheguei a viajar a Seattle, nos EUA, para fazer a localização e foi algo muito interessante, porque eu só tinha, acho que uns 24 anos. Depois, nos mudamos para Los Angeles, onde existe a indústria de filmes, para criar Parasite Eve, porque não existem muitos artistas (de cinema) no Japão. Isso formou uma colaboração com o design de games japonês. Isso foi muito importante, porque Final Fantasy agora está entre nossas coisas prediletas, junto de mangás e animes. É uma grande propriedade intelectual hoje em dia, mas nunca imaginei chegar ao XVI.

Final Fantasy IV

No BIG Festival, Takashi Tokita fez uma palestra para contar um pouco sobre a relação entre JRPGs e a cultura japonesa, com mangás e animes. Seu amor por essas histórias vem da infância, época na qual revistas como a Shonen Jump foram fundadas. Ele chega a contar que se preparava para ser um dublador de animes, mas a vida lhe direcionou a outro caminho.

Na minha infância, muitas revistas foram fundadas, como a Shonen Jump. Por causa disso, muitos mangás e mangakás surgiram. Então, muitos filmes e romances viraram mangás. Eu vi diversos estilos de mangá na minha infância, inclusive, queria me tornar um mangaká ou um dublador de anime. Como desenhar era muito difícil, eu estudei atuação na escola. No entanto, como precisava de dinheiro para viver, procurei um emprego temporário e me tornei um designer de games.

Por fim, o dev elegeu o canadense Season: A Letter to the Future como seu jogo predileto do BIG Festival.

Eu queria muito vir aqui no ano passado, mas não pude por causa da COVID. Entretanto, finalmente estou aqui e posso curtir essa atmosfera e essas pessoas incríveis, assim como essa entrevista. Eu participei do BIG Awards e achei um jogo muito interessante, Season: A Letter to the Future, porque tem um estilo de arte muito bom e uma história emocionante.

Atualmente, Takashi Tokita segue sua carreira na indústria de games. Ele trabalha como produtor e diretor sênior na Business Division 8 da Square Enix.