Do DualShock ao DualSense: a evolução dos controles de PlayStation
MeuPlayStation relembra a história de todos os controles do PlayStation
Uma das grandes novidades da nova geração de consoles foi a chegada do DualSense, o controle do PlayStation 5. O modelo sofreu alterações de design em comparação ao DualShock 4, além de contar com recursos inéditos.
Com o lançamento do PS5 em 2020, a indústria de games segue tecendo elogios para o dispositivo. Pensando em fazer uma viagem no tempo para conhecer todos os joysticks, o MeuPS relembra todos os controles na história do PlayStation.
Controle do PlayStation (modelo SCPH-1010)
Em 1994, o primeiro PlayStation chegava ao mercado e junto dele vinha o SCPH-1010, popularmente conhecido como “Controle de PlayStation”. O modelo foi inspirado no joystick do Super Nintendo, o qual o designer Teiyu Goto admirava.
Embora tivesse características semelhantes ao dispositivo da empresa rival, a Sony tratou de fazer algumas melhorias. Foram adicionados os gatilhos L2 e R2 e uma “extensão” embaixo dos direcionais e botões para um melhor “encaixe” nas mãos do gamer.
Segundo Goto, os botões ‘X’ e círculo foram desenhados para significar “sim” e “não”, respectivamente. O quadrado era similar a um pedaço de papel para representar o menu. Por fim, o triângulo era pra dar um ponto de vista ao jogo.
PlayStation Dual Analog Controller (modelo SCPH-1180)
O antecessor do DualShock era chamado de “Dual Analog”. Lançado no Japão em 1997, sua principal diferença em relação ao SCPH-1010 era a presença dos analógicos, na época, côncavos. Também havia um botão entre eles que determinava, com uma luz vermelha, se estavam ligados.
DualShock (modelo SCPH-1200)
Ainda em 1997, a Sony resolveu melhorar ainda mais o controle do PlayStation. Foi então que lançou o DualShock, cujo nome fazia referência aos dois motores vibratórios que estavam dentro de si. Esta aliás, foi a grande inovação em relação ao Dual Analog: o dispositivo vibrava em determinados momentos do gameplay, quando por exemplo, o jogador levava uma pancada em um game de luta.
Outra mudança estava nos analógicos. Agora, seu desenho era convexo, ao contrário da concavidade vista no antecessor.
O controle era compatível com o PS2, exceto em games que era obrigatório o uso do DualShock 2.
DualShock 2 (modelo SCPH-10010)
Junto do saudoso PlayStation 2 foi lançado o DualShock 2. Mas engana-se quem pensa que o produto trouxe muitas inovações em comparação ao antecessor. Na verdade, as mudanças eram praticamente todas, cosméticas. O controle agora era preto e seu conector tinha formato quadrado. Além disso, o logo “DualShock 2” estava estampado ao lado do cabo.
A novidade, no quesito jogabilidade, estava nos analógicos que agora podiam ser pressionados. Estes botões foram nomeados de “L3” e “R3”.
O controle era compatível com o PSOne e ainda podia ser usado no PS3, caso o usuário tivesse alguns acessórios extras.
O “Bumerangue”
Durante a revelação do PlayStation 3 na E3 2005, os fãs foram surpreendidos com o design do controle, este apelidado de “bumerangue” (por se parecer com o objeto). O dispositivo, no entanto, nunca foi lançado oficialmente e sequer recebeu foco na apresentação do videogame.
Eventualmente, a Sony comentou que precisava apenas de um controle para acompanhar o PS3 em sua revelação. Por isso, levou o “bumerangue” para a E3.
Sixaxis (modelo SCPH-98040)
O Sixaxis foi o primeiro controle sem fios oficial da história do PlayStation. Além disso, o modelo era capaz de detectar movimentos com “seis eixos de distância”. Por outro lado, por causa deste mesmo detector e da bateria interna, o controle veio sem a função vibratória.
Outra mudança estava nos “L3” e “R3”, agora mais sensíveis. Além disso, o antigo “Analog” acabou removido e em seu lugar foi implementado o botão “PS”, que abria o menu inicial do console.
Por não ter fio (conectado via bluetooth), o aparelho precisava ser carregado eventualmente. Para isso, um cabo USB era necessário. Caso a bateria estivesse fraca, era possível continuar jogando se ele estivesse conectado junto ao console.
O plano inicial da Sony era lançar o PS3 com o DualShock 3. Entretanto, isto não foi possível graças a um processo feito pela Immersion. A empresa reclamou de uma violação de patente e apelou à justiça contra a empresa japonesa. No fim das contas, as companhias entraram em acordo para a tecnologia da Immersion ser aplicada nos controles futuros.
DualShock 3 (modelo CECHZC2J)
Em 2007, a Sony anunciou o lançamento do DualShock 3 na Tokyo Game Show. O joystick substituiria o Sixaxis e traria de volta um velho amigo: o feedback háptico, também conhecido como a função vibratória. Graças aos motores de vibração, o controle era 40% mais pesado que seu antecessor. Fora isso, não houveram outras novidades.
PlayStation Move
Em 2009, a Sony resolveu dar uma resposta ao Nintendo Wii e lançou o PlayStation Move. O controle, que se parecia com uma varinha, tinha sensores que podiam simular os movimentos do jogador e um globo em seu topo que mudava de cor. Para detectar a movimentação, o usuário precisava do PlayStation Eye.
O dispositivo ainda tinha os tradicionais X, círculo, quadrado, triângulo. Um botão traseiro e outro que voltava ao menu também estavam inclusos.
O PlayStation Move vinha com um controle secundário, o “Navigation Controller”. Ele auxiliava o jogador em determinados games e tinha um analógico, direcionais e os botões X e círculo.
Atualmente, o aparelho ainda é compatível com o PlayStation VR.
DualShock 4 (modelo CUH-ZCT1)
Lançado juntamente com o PS4, o DualShock 4 trouxe mudanças radicais em relação ao DualShock 3. O dispositivo conta com uma superfície touchpad que pode ser apertada, uma barra de luz no topo do controle que muda de cor e speakers embutidos.
Os botões “START” e “SELECT” foram substituídos por “Options” e “Share”. Enquanto o primeiro apresenta uma função similar a de pausa, o outro permite ao usuário fazer o upload de vídeos e imagens nas redes sociais.
Os analógicos foram ajustados e ficaram novamente côncavos, como o “Dual Analog”. Além disso, os botões “L2” e “R2” ficaram mais curvados em relação ao DualShock 3.
DualSense
A Sony revelou seu novo controle, o DualSense. O design é diferente dos DualShocks anteriores, apresentando uma mistura de cores. Além disso, terá recursos como compatibilidade Tempest 3D AudioTech, feedback háptico e gatilhos adaptáveis.
O botão “Share” será substituído pelo “Create”, onde novas funções de captura estão disponíveis. Por fim, a luz que antes ficava no topo do controle, agora está atrás do touchpad.
E aí, caro leitor? Gostou desta viagem no tempo? Conte pra gente nos comentários!