Diferenças entre o PS5 e o PS5 Slim que você precisa saber!
Console passou por mudanças até chegar à sua versão mais leve e menor
Depois de muitas revisões no console base, uma versão menor e mais leve do videogame de última geração da Sony foi lançada em novembro de 2023. Mas afinal de contas, quais as diferenças entre o PS5 e o PS5 Slim?
Diferenças entre o PS5 e o PS5 Slim
Nomenclatura
O PS5 e o PS5 Slim, apesar de apresentarem a mesma função e muitas semelhanças, têm números de série diferentes. Confira:
- PS5 – CFI – 10XXA ou CFI-11XXA
- PS5 Edição Digital – CFI-10XXB ou CFI-11XXB
- PS5 Slim – CFI-20XX
Leitor de discos acoplável
O PS5 base é vendido na versão com e sem leitor de mídia física. Já o PS5 Slim é “adaptável”. Há uma “digital edition”, contudo, é possível fazer ele aceitar discos comprando um leitor avulso, que se conecta ao aparelho através de encaixes na parte inferior.
Suporte
Para o PS5 base ficar de pé ou deitado, basta trocar o suporte dele de lado e pronto, contudo, o PS5 Slim não vem com essa facilidade de fábrica. O consumidor precisa comprar dois pequenos pedaços de plástico transparentes que se encaixam entre os vãos da capa para deixá-lo na horizontal.
30% menor em relação ao modelo base
Uma das diferenças entre o PS5 e o PS5 Slim está no tamanho do console. Enquanto um tem aquele design robusto que chama atenção no meio do setup, o outro é ligeiramente mais compacto — 30% para sermos mais exatos. As medidas ficaram assim:
- PS5 Original com leitor de disco: 390 x 104 x 260 mm;
- PS5 Original sem leitor de disco: 390 x 92 x 260 mm;
- PS5 Slim com leitor de disco: 358 × 96 × 216 mm;
- PS5 Slim sem leitor de disco: 358 × 80 × 216 mm.
Menor, mas com mais espaço
No PS5 Slim, você tem mais espaço para instalar seus jogos. O armazenamento dele é de 1 TB, enquanto o do PS5 base é de 825 GB. Vale ressaltar que ambos precisam ceder uma parcela do SSD para o sistema operacional, então, alguns gigabytes acabam sendo consumidos.
Faceplates diferentes
O design do PS5 Slim tem uma espécie de corte no meio de sua faceplate, o que obviamente impacta na forma como ele é personalizado. No console base eram apenas duas peças, agora, são quatro divisões, como é possível observar no vídeo abaixo:
Consumo de energia não tem tanta diferença assim
Comparando o PS5 com o PS5 Slim no quesito consumo de energia, você não encontrará grandes diferenças. No canal de YouTube Linus Tech Tips, ambos ficaram ligados pelo mesmo tempo sob as mesmas condições. A conclusão você pode conferir abaixo:
- Consumo de energia (parado)
- Na tela de início
- Em jogo
- No menu, com game de fundo
Como explicado nos gráficos acima (e no vídeo abaixo), o consumo de energia do PS5 Slim é ligeiramente menor em algumas situações e um pouco mais consumista em outras, mas nada assustadoramente otimizado em relação ao videogame base.
Manuais
Chegando quase ao final da nossa lista de diferenças entre o PS5 e o PS5 Slim, vale ressaltarmos outra alteração importante de um hardware para o outro: o manual que acompanha o aparelho.
O PS5 Slim tem diferenças em sua composição como as faceplates, que são marcadas pelos símbolos da PlayStation para ajudar o consumidor na hora da personalização, o leitor de disco que pode ser acoplado na versão digital, e claro, na expansão do armazenamento SSD.
Troca de SSD mudou
No PS5 Slim, algumas coisas mudaram de lugar. Se no PS5 padrão a expansão de armazenamento fica na parte de cima do console, no modelo mais compacto a entrada do SSD adicional é na parte debaixo, na faceplate que fica ao lado do leitor. Confira abaixo:
Curtiu conferir essas diferenças entre o PS5 e o PS5 Slim? Se você ainda não tem um, pode comprar através dos links abaixo: