Prévias

Demo de FIFA 20 agrada, mas divide opiniões de internautas

Golaço ou Bola Fora?

por Thiago Barros
Demo de FIFA 20 agrada, mas divide opiniões de internautas

A Demo de FIFA 20 chegou, e os fãs da franquia estão em polvorosa nas redes sociais. Há opiniões bem divididas acerca da versão de testes do novo game de futebol da EA Sports. Com lançamento marcado para 27 de setembro, o título chegará sob grande expectativa – especialmente porque FIFA 19 foi bastante criticado durante o seu ciclo.

O Meu PS4 também já testou o jogo, e abaixo você vai conferir o que achamos. Depois, a repercussão entre os jogadores nas redes sociais. Os casuais elogiando e criticando, os pro players questionando a data da build e algumas observações sobre a jogabilidade, que é o que mais importa.

Image may contain: 2 people, people standing and text

Meu PS4: Demo de FIFA 20 agrada

A primeira impressão da Demo de FIFA 20 nos testes do Meu PS4 foi muito positiva. Para quem passou o ano todo sofrendo com o FIFA 19, a jogabilidade parece bem melhor. Mas, novamente, para quem se decepcionou no “ano passado”, cautela é bom. Afinal, enquanto seu antecessor era só offline, ele também parecia bem bacana.

Image may contain: 2 people, text

De qualquer forma, algumas coisas chamam mais a atenção em FIFA 20. Os passes estão mais difíceis. A bola quica mais. É necessário ser mais preciso. E as finalizações seguem o mesmo caminho. Apesar de alguns chutes “apelões” ainda estarem assim, como o finesse da entrada da área, parece mais complicado fazer gols.

Não por causa da defesa, que finalmente foi nerfada, mas sim porque o sistema de chutes parece, de fato, ter sido reinventado. Após um tempo, tanto com finalizações quanto com cobranças de falta, que estão muito diferentes, você deve pegar o jeito. No início, porém, essa mecânica parece mais justa e recompensadora do que no FIFA 19.

Obviamente, isso vai mudar com uma semana de jogatina online, quando alguns “viciados” descobrirem os exploits que certamente estarão no jogo. Porém, nessa etapa do jogo, não chamou a atenção nenhuma falha específica. Nem mesmo os dribles, que foram nerfados – algo que era uma grande preocupação da comunidade com a chegada do VOLTA.

Image may contain: one or more people, people playing sports and basketball court

Por falar em VOLTA, ele também está na demo. Rapidinho, permitindo só jogar um 3×3 do time de Vinícius Junior com outro. À primeira vista, não chega a impressionar como o FIFA Street tradicional, mas promete ser um modo bem divertido – especialmente online e com vários jogadores com seus próprios avatares.

Build da Demo de FIFA 20 é “antiga”

Boa parte dos pro players internacionais, que tiveram acesso à versão Beta de FIFA 20, não entenderam algumas das coisas que viram na Demo. Segundo eles, parece que a build não é a mais nova possível. Inclusive, havia a suspeita de que ela seria anterior ao beta fechado do mês passado.

Posteriormente, alguns influenciadores afirmaram que, não, ela é posterior à Beta, porém anterior à Gamescom. Nick, do famoso canal Run The FUT Market, foi um dos mais vocais em relação a isso. Ele apontou que as divididas, por exemplo, estão muito abaixo do que estava nas versões de avaliações.

Segundo outro influenciador, @Chuboi, isso acontece não por conta da EA Sports, mas sim pelas configurações de segurança das lojas digitais de Microsoft e Sony. Os jogos só podem ser disponibilizados nelas se houver uma verificação anterior das fabricantes dos consoles. Por isso, é necessário enviar o conteúdo com certa antecedência.

De qualquer forma, fica o alerta: gostando ou não da demo, a build não é a mais recente de FIFA 20 e, certamente, haverá mudanças para o jogo final – fato que não chega a ser uma novidade, pois acontece com qualquer jogo. O que chama a atenção é ela ser mais antiga do que a da Gamescom, que ocorreu em agosto na Europa.

Jogabilidade da Demo de FIFA 20

É claro que só saberemos mesmo da jogabilidade quando chegar a versão final. Tanto por conta do fato de essa ser uma build “antiga” como também porque a demo não tem jogo online – o que faz toda a diferença.

No photo description available.

Ainda assim, já deu para perceber algumas coisas. O “drag back” está bem apelão, fazer divididas está melhor do que no FIFA 19, os dribles comuns estão menos eficientes, não vale muito usar o Timed Shot e os chutes de fora da área colocados seguem muito bons.

Resta agora aguardar o lançamento de FIFA 20, com acesso antecipado em 19 de setembro no EA Access, chegada no dia 23 para quem comprou a edição Ultimate e, enfim, o dia 27 – quando o jogo será liberado para todos.