GOAT? A evolução de Lionel Messi ao longo da franquia FIFA
Campeão da Copa do Mundo meio-campista começou com overall "alto" no FIFA 06
Você se lembra como foi o início de carreira de Lionel Messi no FIFA? Normalmente, as jovens promessas recebem um overall não tão avantajado no início de sua trajetória, mas com o argentino foi um pouco diferente. Claro, ele não chegou tão alto quanto é hoje, mas sua versão virtual já demonstrava certa agilidade em campo.
A primeira versão de Lionel Messi no FIFA veio no FIFA 06 e ele ainda marca presença no atual FIFA 23, mas sendo um dos grandes nomes da história do esporte. Neste especial, destacaremos a evolução do craque ao longo dos anos no jogo da EA Sports.
A evolução de Lionel Messi no FIFA
FIFA 06 — Meio-Campo, 78 de overall
Nesta época, o Barcelona era escolha certa graças ao Ronaldinho, mas um camisa 30 da equipe catalã já chamava atenção. A primeira versão de Lionel Messi no FIFA tinha cabelos longos e já era bem ágil.
FIFA 07 — Ponta-direita, 84 de overall
Segundo o youtuber Shade, o potencial de evolução do argentino no modo carreira do FIFA 07 já era de 94. Com a camisa 19 e mais experiente que no ano anterior, Messi já chamava ainda mais atenção no time do Barcelona.
FIFA 08 — Ponta-direita, 86 de overall
Com 20 anos, além de encantar o mundo com seu futebol, as pessoas já tinham entendido que para ganhar as partidas com facilidade, bastava ter Lionel Messi no FIFA. Aqui, o argentino já era bicampeão da UEFA Champions League.
FIFA 09 — Ponta-direita, 90 de overall
Messi já vencido a Bola de Ouro, Liga dos Campeões e seguia evoluindo no FIFA. Dessa vez, já com sua lendária camisa 10.
FIFA 10 — Ponta-direita, 90 de overall
Uma nova rivalidade surge no El Clássico. Cristiano Ronaldo chega para jogar no Real Madrid, o que acirrou ainda mais as brigas por artilharia e Bola de Ouro. O atacante português e o argentino dividiram os holofotes por bastante tempo, o suficiente para os fãs discutirem qual deveria ter o maior overall dentro do jogo.
FIFA 11 — Ponta-direita, 90 de overall
Essa estabilidade de Lionel Messi no FIFA se refletia nos campos, e o argentino continuava sendo um destaque tanto no real, quanto no virtual.
FIFA 12 — Atacante, 94 de Overall
A mudança de posição aos 24 anos foi por conta do novo futebol praticado pelo Barcelona de Pep Guardiola na época. O craque já se habituava ao que futuramente seria basicamente um falso nove nas formações do jogo, e depois de alguns jogos, sua pontuação geral subiu bastante.
FIFA 13 — Atacante, 94 de overall
“Apenas” 25 anos, ainda no topo e dominando a Espanha, a boa fase de Lionel Messi no FIFA continuou. Seus números seguiam impressionando os amantes do esporte, mesmo com o crescente poder competitivo do Real Madrid e da relevância de Cristiano Ronaldo.
FIFA 14 — Atacante, 94 de overall
No FIFA 14, o potencial de crescimento de Lionel Messi era 97, um número ótimo considerando seus 26 anos e os já atuais 94 de overall. Aqui, o PS4 entrava em cena e o jogo tinha um salto gráfico notável, com faces mais realistas e outros elementos de jogabilidade únicos.
FIFA 15 — Atacante, 93 de overall
Ofuscado pela boa fase do Real Madrid e do português Cristiano Ronaldo, Messi perdeu um ponto de Geral. No entanto, aqui começava uma nova saga em sua carreira, onde ele se juntaria a Neymar e Messi para encantar o mundo ao lado do trio MSN.
FIFA 16 — Atacante, 94 de overall
Depois de vencer mais uma Champions League, o Campeonato Espanhol e a Copa do Rei — a famosa Tríplice Coroa — ao lado dos outros sul-americanos do elenco, vimos um novo auge de Lionel Messi no FIFA, que teve seu OVR aumentado mais uma vez.
FIFA 17 — Ponta-direita, 93 de overall
O ano de 2016 não foi tão bom para o Barcelona e o poder do atleta culé diminuiu. Sobre o visual do argentino, ele teve uma pequena influência de companhias estilosas como o brasileiro Neymar Jr., né?
FIFA 18 — Ponta-direita, 93 de overall
Mais uma temporada abaixo do esperado, sem Champions League, e o Barcelona estava no início de uma reformulação. Messi, por outro lado, manteve sua pontuação do último FIFA. Na Espanha, já começavam a especular uma possível saída do craque.
FIFA 19 — Atacante, 94 de overall
Aos 31 anos e sem potencial de crescimento no modo carreira do FIFA, Messi voltou para sua pontuação recorde de overall no jogo — isso se não contarmos as tantas cartas já lançadas para o Ultimate Team. O atacante seguia sendo a grande referência da equipe catalã.
FIFA 20 — Ponta-direita, 94 de overall
Voltamos à estabilização de Lionel Messi no FIFA. É possível observar como ele manteve sua boa fase por longos anos na carreira. Afinal de contas, desde o FIFA 12, seu Geral não ia abaixo dos 92.
FIFA 21 — Ponta-direita, 93 de overall
Assim como no FIFA 18, o Barcelona estava em crise e não teve um bom desempenho na temporada anterior ao lançamento do jogo. O jogador chegou ao FIFA 21 com 93 de pontuação e esse seria seu último ano com a camisa blaugrana.
FIFA 22 — Ponta-direita, 93 de overall
Messi se transferiu para o segundo clube em sua carreira profissional. A cria do Barcelona chegou em Paris para se juntar a Neymar Jr. e Mbappé, porém, o trio ainda não obteve o mesmo sucesso que o MSN na Espanha.
FIFA 23 — Ponta-direita, 91 de overall
Depois de se manter em alta por tanto tempo, o overall 91 foi oferecido a Lionel Messi no mais recente jogo da franquia FIFA. E logo quando achavam que ele estava indo a passeio para sua última Copa do Mundo, se enganaram.
Messi já foi capa de várias edições da série da EA Sports, e o destino reservou mais uma bela história.
As simulações feitas pela publisher indicavam a Argentina como Campeã do Mundo (em cima do Brasil). Os hermanos decepcionaram no primeiro jogo, onde perderam para a Arábia Saudita, mas se acharam no torneio e derrotaram a França, de Mbappé, na final.
E o Lionel Messi do EA Sports FC?
Como muitos sabem, não teremos Lionel Messi no FIFA 24, afinal de contas, a franquia mudará de nome. A EA fará o EA Sports FC, pois abandonou a marca após as negociações com a entidade máxima do futebol não evoluírem.
A FIFA ainda busca por uma desenvolvedora para cuidar dos futuros projetos — quem sabe, volte para a EA no futuro? Bom, a única certeza é que ao menos, a EA prometeu manter suas principais licenças, então, os fãs do argentino ainda poderão jogar com ele.