Listas

Fuja deles! 5 lançamentos de 2023 para manter distância

Bugs, crashes, animações estranhas, gráficos de Mega Drive... essas são apenas uma das características dos piores do ano

por André Custodio
Fuja deles! 5 lançamentos de 2023 para manter distância

Os lançamentos de 2023 foram tão bons, que muitos jogadores sequer prestaram atenção no lado obscuro da indústria. Em meio a Marvel’s Spider-Man 2, Final Fantasy XVI, Zelda: Tears of the Kingdom e Alan Wake 2, alguns “patinhos feios” surgiram no meio do caminho e provaram que equilíbrio é tudo.

Os últimos meses foram recheados de bombas que prometeram muito e entregaram pouco — ou quase nada. Gráficos feios, otimização de má qualidade, gameplay datado e muitos problemas técnicos foram apenas algumas das falhas dessas produções.

Pensando nisso, preparamos uma lista com os lançamentos de 2023 que você deve manter distância. Está com dinheiro sobrando e não sabe como gastar? Bom, ao menos evite investir em qualquer um dos games abaixo, e ficará tudo bem.

Lançamentos de 2023 para manter distância

Stray Souls

Stray Souls
Fonte: Jukai Studio

Fortemente inspirado em Silent Hill, Stray Souls é o título de estreia da Jukai Studio, formado por veteranos da Konami. Com a proposta de trazer um horror psicológico baseado no combate e em quebra-cabeças, o game apostou em trailers e gameplays antecipados, mas se provou um fiasco.

Animações estranhas, cinemáticas com cortes inconsistentes, efeitos sonoros fora de sincronia… nem o motor gráfico Unreal Engine 5 e a composição do lendário Akira Yamaoka conseguiram salvar. No Metacritic, o game é avaliado com apenas 31 pontos, sendo bombardeado também pelos jogadores.

The Lord of the Rings: Gollum

The Lord of the Rings: Gollum
Fonte: Daedalic Entertainment

Desde seu anúncio, The Lord of the Rings: Gollum não deixou nem os fãs mais assíduos de “O Senhor dos Anéis” empolgados. Focado em um personagem interessante, mas pouco funcional como protagonista, o game já era considerado um flop premeditado.

Porém, nem mesmo os mais pessimistas aguardavam o que estava por vir. A aventura stealth do alter-ego de Smeagol trouxe uma série de promessas não cumpridas, bem como falhas graves de otimização de de qualidade. Um dos piores lançamentos de 2023, o jogo possui média de 34 pontos no Metacritic.

Quantum Error

Quantum Error
Fonte: TeamKill Media

Horror cósmico da TeamKill Media, Quantum Error se envolveu com uma série de polêmicas no pré-lançamento. Confirmado apenas para PS5, o título enfureceu internautas nas redes sociais, especialmente após o estúdio reforçar os recursos do DualSense e do SSD como essenciais na experiência.

Apesar disso, o survival horror não se saiu muito bem. Avaliado com uma média de 42 pontos no Metacritic, o game teve sua história elogiada, mas inúmeros problemas em aspectos técnicos e em visuais datados não passaram despercebidos pelos especialistas.

The Walking Dead: Destinies

The Walking Dead: Destinies
Fonte: GameMill Entertainment

Concebido com um projeto determinado por escolhas, The Walking Dead: Destinies estabeleceu uma parceria com a AMC para reviver aspectos marcantes da série. Além de contar com o retorno dos personagens principais, o título trouxe novas linhas de eventos para cenas favoritas dos fãs.

Infelizmente, nada funcionou muito bem. O game foi detonado pela má modelagem de personagens, por histórias originais pouco coerentes com a campanha e pelo gameplay ineficiente. Além disso, os 34 pontos de Userscore no Metacritic sugerem muitos problemas de otimização.

Skull Island: Rise of Kong

Skull Island: Rise of Kong
Fonte: GameMill Entertainment

Para muitos, Skull Island: Rise of Kong é o vencedor dos piores lançamentos de 2023. A aventura de vingança do gorila gigante contra os monstros que mataram seus parentes é uma jornada verdadeiramente absurda, desenvolvida de forma quase amadora.

Cenários horrorosos, level design problemático, expressões faciais que viraram meme, inúmeras falhas de colisão e animações risíveis em CGI. A homenagem a um dos maiores kaijus da cultura popular foi um tiro pela culatra e fecha o ano com apenas 23 pontos no Metacritic.

E para você, qual desses foi o pior entre os lançamentos de 2023? Mais algum que entraria nessa lista? Comente!