PlayStation 2: um dia a marca histórica de vendas será superada?
Com mais de 155 milhões de unidades vendidas, ele é o maior sucesso da história dos games; até quando?
A Sony acaba de anunciar que o PlayStation 5 alcançou a marca de 10 milhões de unidades vendidas, com apenas oito meses de mercado. Um número expressivo e que deve ser muito valorizado. Mas ainda faltam mais de 140 milhões para chegar ao PlayStation 2, o console de maior sucesso da história, com mais de 155 milhões de vendas. Será que um dia será possível ultrapassar o PS2 e quebrar esse recorde?
A resposta é: provavelmente não. E o MeuPlayStation vai levantar os principais motivos para isso. A começar por todo o contexto da história do PlayStation 2. Lançado em 2000, seis anos após o primeiro videogame da Sony, ele marcou época e correspondeu à enorme expectativa do público, que vivia um grande boom de tecnologia para aquele período.
Por que o PlayStation 2 vendeu tanto?
Primeiro, pela grande estratégia dos japoneses de lançá-lo antes dos principais concorrentes. É verdade que o Dreamcast foi o primeiro console da sexta geração a chegar ao mercado, mas o PS2 veio logo depois, quebrando tudo, e com mais de seis meses de vantagem pra Xbox e Gamecube, que seriam seus grandes rivais.
Nesse meio tempo, o PS2 já cativou muita gente com seus outros pontos fortes: a retrocompatibilidade total com o PlayStation original, seja em jogos, seja em acessórios, e o preço acessível de US$ 299 no lançamento. Sem contar, é claro, a pirataria – que sabemos que foi fundamental para a popularização dele no Brasil, mas que também aconteceu em todo o mundo.
Tudo isso contribuiu para que o PlayStation 2 tivesse um ciclo absurdo no mercado: 13 anos! Isso mesmo, ele só foi descontinuado em 2013, quando o seu sucessor, PlayStation 3, completava sete anos, e o PS4 estava para chegar. O PS2 foi tão marcante que o PS3 sofreu para sucedê-lo. E as vendas comprovam isso, com “apenas” 87 milhões – pouco mais da metade do seu antecessor.
PlayStation 2 contra todos
Os números oficiais de vendas de consoles mostram que, dentre os consoles tradicionais, é praticamente impossível um console passar pelo PlayStation 2. O próprio PlayStation 5, apesar da enorme procura e dos belos números para menos de um ano nas lojas, tem uma grande barreira de preço, por exemplo. Nem o PlayStation 4, que foi um sucesso absurdo (e ainda é), conseguiu chegar perto.
São 116 milhões de unidades vendidas para o PS4, ou seja, ainda faltam 40 milhões para bater o PS2 – o que não deve acontecer, né? O PlayStation 1, por sua vez, tem 102,5 milhões de consoles comercializados. No Top 5 de vendas de videogames “de mesa” na história, o único “intruso” é o Wii, em quarto lugar. De resto, temos PS2, Ps4, PS1 e PS3, nessa ordem. Certamente, o PS5 chegará aí “em breve”.
Mas, por falar em Wii, parece haver uma potencial ameaça ao trono do PlayStation 2 vindo justamente da Nintendo. É claro que ainda parece cedo para afirmar isso, mas as vendas do Nintendo Switch seguem crescendo em todo o mundo, justamente por ele possuir uma característica única: é tanto um aparelho tradicional quanto um portátil. E os portáteis da Nintendo…
Nintendo Switch pode destronar o PlayStation 2?
O Nintendo DS e o Game Boy estão logo atrás do Play 2 no ranking: 154 milhões e 118 milhões, respectivamente. No caso do Game Boy, não são contabilizadas as unidades do Advance, que separadamente têm 81 milhões (e fecha o Top 10 de vendas). O Switch, por sua vez, vendeu cerca de 85 milhões de consoles até março desse ano, e vem “bombando” em todo o mundo.
Lançado em 2017, hoje ele parece ser o principal concorrente da Sony. O híbrido da Nintendo, mesmo sendo lançado quatro anos depois do Xbox One, já tem mais de 30 milhões de vendas a mais do que o console da Microsoft. E vai demorar para os consoles da atual geração chegarem a números assim. O PlayStation 5, conforme já dissemos, chegou a 10 milhões agora, e o Xbox Series X/S tem só 3,5 milhões.
E, recentemente, o Switch ainda recebeu uma versão atualizada, com tela de OLED. Com os jogos exclusivos da Nintendo, com marcas fortes, como Mario, Zelda e Pokémon, e esse diferencial de funcionar tanto na TV como nas suas mãos, ele tem um grande apelo para o público mais jovem e, caso tenha um ciclo grande de mercado, tem tudo para crescer ainda mais.
Ranking atual de venda de consoles
A Nintendo, inclusive, no geral é quem mais vendeu videogames na história. São 754 milhões – sendo 430 milhões deles nos portáteis. Para a Sony, são 537 milhões, com ampla vantagem dos consoles de mesa: 447 milhões. A Microsoft, em terceiro, registra 149 milhões. Confira, abaixo, o Top 10 do ranking atual de venda de consoles.
Console – Ano de Lançamento – Unidades Vendidas (Aproximadamente)
PlayStation 2 – 2000 – 155 milhões
Família Nintendo DS – 2004 – 154 milhões
Game Boy e Game Boy Color – 1989 – 119 milhões
PlayStation 4 – 2013 – 116 milhões
PlayStation – 2013 – 103 milhões
Wii – 2006 – 102 milhões
PlayStation 3 – 2006 – 87 milhões
Nintendo Switch – 2017 – 85 milhões
Xbox 360 – 2005 – 84 milhões
Família Game Boy Advance – 2001 – 82 milhões