Microsoft “responde” a Sony sobre o posicionamento com crossplay
Polêmica parece não ter mais fim.
A novela do crossplay está longe do fim. Tudo começou com a polêmica envolvendo a parceria entre Nintendo e Microsoft para oferecer a funcionalidade aos jogadores de Fortnite. As duas empresas permitiam que contas da Epic Games fossem usadas nos dois consoles e que os usuários das duas plataformas jogassem juntos.
Enquanto isso, o PS4 ficou de fora. Uma conta usada no console da Sony jamais seria acessada a partir do Xbox One ou do Nintendo Switch, além da base de jogadores se manter isolada: usuários do PS4 só jogam com outros que tenham a mesma plataforma.
A Sony foi duramente criticada pela postura, mas manteve-se firme. Nos últimos dias, a empresa deu sua declaração mais enfática sobre o assunto. Kenichiro Yoshida, que atualmente é diretor executivo da empresa, disse que o principal motivo para evitar o crossplay é não comprometer a experiência dos usuários do PS4. Segundo o executivo, o console “é o melhor lugar para se jogar”.
A resposta da Microsoft veio através de Mike Ybarra, o vice presidente corporativo da Microsoft. Ele comentou as declarações de Yoshida através do Twitter:
Still isn’t listening to gamers. All games should be cross play and progression with the right input flexibility and gamer options. —-> Sony boss dismisses Fortnite cross-play controversy – The Verge https://t.co/NDJgET0M8t
— Mike Ybarra (@Qwik) September 3, 2018
“Ainda não está ouvindo os jogadores. Todos os jogos deveriam ter crossplay e progressão cruzada com a flexibilidade adequada e opções para os jogadores”.
Em resposta a um usuário do Twitter que comentou o assunto, Ybarra voltou a declarar:
We run Windows and Console. Larger gaming audience who wants to play together. Gaming is diverse, if you only serve to bring joy to part of an audience then you are behind in many, many ways.
— Mike Ybarra (@Qwik) September 3, 2018
“Oferecemos Windows e console. Uma audiência de jogadores maior que querem jogar juntos. Jogar é algo diverso, se você oferece diversão a apenas parte de um público, então você está para trás de muitas, muitas formas”.
A Nintendo também comentou a questão do crossplay. Durante a E3, Reggie-Fils-Aime, presidente da Nintendo Estados Unidos, falou sobre a recém parceria com a Microsoft e a ausência da Sony:
“Na verdade, existem três coisas acontecendo. Existem empresas como a minha, que disponibilizam e encorajam o crossplay. Existem desenvolvedores e criadores de conteúdo que querem encorajar crossplay. E existem outras empresas donas de plataformas, e as coisas que elas fazem” (…) “Esta é uma decisão que cada uma dessas partes está tomando e algumas apoiam o crossplay, e outras não.”
Em junho, o Presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, Shawn Layden, chegou a dizer que a Sony “estaria ouvindo” e considerando a possibilidade de permitir que os donos de consoles PlayStation 4 possam jogar online com quem tem outros consoles. Será?