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NEXON: feedback dos usuários é mais importante do que lucro

Em uma entrevista ao 4Gamer durante a TGS 2024, o CEO da NEXON Games,  Yong-hyun Park, falou sobre o momento da empresa

por Thiago Barros
NEXON: feedback dos usuários é mais importante do que lucro

Em uma entrevista ao 4Gamer durante a TGS 2024, o CEO da NEXON Games,  Yong-hyun Park, compartilhou insights interessantes sobre como a empresa decide quais jogos seguir em frente em meio ao aumento dos custos de desenvolvimento e às duras condições do mercado. Park tem um histórico de sucesso, liderando o desenvolvimento de títulos como Lineage II, TERA, Blue Archive e The First Descendant.

Quando questionado sobre como a NEXON avalia os jogos potenciais, Park explicou que o processo foca mais em ouvir o feedback dos usuários do que em analisar dados de mercado e fazer previsões. Isso ocorre, em parte, devido à falta de precedentes na indústria de videogames da Coreia do Sul.

“Se for um MMORPG, podemos imaginar como ele vai se sair. No entanto, com títulos como Blue Archive ou The First Descendant, nem minha empresa nem eu pessoalmente temos experiência em desenvolver e lançar esse tipo de jogo no mercado, e mesmo na Coreia, esses tipos de jogos quase não foram feitos até agora. Focar no feedback dos usuários é o método mais confiável no momento”, comentou.

NEXON não baseia análises no lucro

Segundo Park, trabalhar com base no lucro desejado costumava funcionar no passado, quando os custos de produção eram baixos. No entanto, com o aumento dos custos, erros nos números podem se acumular, levando o jogo a fracassar no lançamento.

Ele explica que, embora isso não forneça dados claros sobre quantos downloads ou compras podem esperar: “podemos descobrir se os jogadores gostariam de jogar nosso jogo e voltar a ele, e escolhemos acreditar nisso e seguir em frente.”