Especiais

Minoru Kidooka busca superação com a Arc System Works: “o maior desafio é agora”

O MeuPS entrevistou Minoru Kidooka, CEO da Arc System Works, que comentou sobre o cenário brasileiro de eSports, colaborações com IPs e muito mais

por Vinícius Paráboa
Minoru Kidooka busca superação com a Arc System Works:

Minoru Kidooka é um nome conhecido no cenário japonês de videogames. Diretor executivo e fundador da Arc System Works em 1988, ele tem uma longa trajetória na indústria, especialmente no que diz respeito a jogos de luta.

Nos últimos anos, a empresa trouxe vários lançamentos que se tornaram nomes de peso entre os fighting games 2D: DNF Duel, Dragon Ball FighterZ, BlazBlue: Cross Tag Battle e, claro, Guilty Gear Strive. Isso sem contar futuros títulos do gênero, como Hunter x Hunter: Nen x Impact, que prometem aumentar ainda mais essa lista.

Na própria BGS, o MeuPS teve a oportunidade de conversar com Kidooka a respeito da primeira visita da Arc System Works à América do Sul e da sua visão sobre o cenário competitivo brasileiro. Com isso, o diretor executivo do estúdio relembrou como nosso país têm longo histórico no gênero de luta.

No Brasil existem jogadores de games de luta há muito tempo e eles parecem jogar muitos games de luta. Sabe, nos anos 90, a SNK e outras companhias trouxeram os fighting games à América do Sul e, especialmente o Brasil vem desfrutando desses título há muito tempo.

Recentemente, abrimos nosso escritório nos Estados Unidos [em 2017] e, através deles, tentamos fazer essa conexão com o Brasil. Por causa deles, estamos aqui hoje. Infelizmente, é nossa primeira vez aqui, queríamos ter vindo antes.

Dragon Ball FighterZ - jogos de Dragon Ball

Uma das novidades que o estúdio japonês trouxe à BGS foi o anúncio da localização em PT-BR para Guilty Gear Strive. Essa é só uma das estratégias da companhia para alcançar mais pessoas na América do Sul, visto o “grande mercado” que há por aqui.

Nós temos o Arc World Tour, que ocorre todo ano em quatro locais do mundo, incluindo um aqui mesmo, no Brasil. Então, estamos sempre reunindo esforços para fazer coisas incluindo as línguas sul-americanas, como espanhol e português. Mas não apenas para Guilty Gear.

Também fazemos isso para todos nossos jogos, especialmente porque recentemente estamos estudando o grande mercado, a grande oportunidade que é estar aqui no Brasil. Por isso, queremos fazer desta, uma oportunidade divertida para jogadores aqui.

Minoru Kidooka seguiu falando do Brasil. Recentemente, na EVO Japan 2024, nosso país teve, pela primeira vez na história, um representante alcançando o Top 8 do torneio de Guilty Gear Strive: Raphael “Rang13” Alves. Na opinião dele, isso é apenas uma das coisas que estreita ainda mais os laços da relação do Brasil com o Japão.

Vir à BGS é um passo nessa direção [estreitar laços do Brasil e Japão]. Aí temos o Arc World Tour, para continuar apoiando as comunidades locais daqui.

Se você parar pra pensar, o Japão e o Brasil, apesar de se encontrarem muito distantes geograficamente um do outro, sempre tiveram uma conexão profunda. Então, queremos continuar mantendo nossos países conectados através do gaming.

Arc System Works e outras propriedades intelectuais

A Arc System Works tem histórico em criar games de propriedades intelectuais (IPs) que pertencem a outras empresas, através de colaborações. Dragon Ball FighterZ (2018) e Hunter x Hunter: Nen x Impact (2025) são alguns desses exemplos.

Além disso, a desenvolvedora japonesa também trabalha para incrementar suas próprias IPs, com crossovers. Guilty Gear Strive receberá Lucy, do anime Cyberpunk: Mercenários, como lutadora em 2025. Para Minoru Kidooka, o processo de buscar tais parcerias é um plano que continuará firme.

Sim, tem o crossover com Cyberpunk [Edgerunners] que vai acontecer e, de agora em diante, queremos continuar fazendo colaborações similares, não só com Guilty Gear. Nós, como uma empresa de fighting games, seguimos em contato com outras companhias para trazer novas IPs [aos nossos jogos] ou fazer games com outras IPs. Temos um plano para continuar esse processo. Mas, infelizmente, somos uma empresa pequena, então não podemos perseguir muitas dessas ideias simultaneamente.

Perguntado se havia alguma franquia com que gostaria de trabalhar, Kidooka preferiu não comentar sobre o assunto: “Fique atento a novos anúncios”, disse ele.

Lucy do novo passe de temporada de guilty gear strive
Fonte: CD Projekt RED

Agora, quando se trata da sua própria IP, o CEO da Arc System Works se mostra empolgado, especialmente ao falar do anime Guilty Gear: Dual Rulers, anunciado para 2025.

Minoru Kidooka entende que é necessário renovar a franquia e atrair um público maior. Para isso, o anime tem o papel de introduzir o mundo de Guilty Gear ao telespectador e, assim, convidá-lo a experimentar os jogos.

Guilty Gear tem 26 anos de história. E por causa disso, nossos fãs ficaram bastante definidos: os fãs que estão lá, estiveram lá e sempre estarão lá. Mas especificamente em Guilty Gear, focamos em renovar a IP, não apenas o jogo em si, para que ele não fosse apenas para os fãs antigos, mas, sim, para alguém novo, para que todos pudessem curtir — independente de sua idade, ou de seu histórico [com a franquia].

Em jogos de luta, a barreira de entrada é muito grande: é difícil começar e já dominar tudo. Mas, se você recebe uma introdução ao contexto do mundo, entendendo como os personagens e as coisas funcionam ali, fica muito mais fácil. Assim, vemos esse anime como um passo muito grande para trazer mais pessoas ao mundo de Guilty Gear.

Anime de Guilty Gear

Minoru Kidooka segue buscando voos mais altos: “o maior desafio é agora”

Finalizando a nossa entrevista, Minoru Kidooka relembrou os 36 anos de história da Arc System Works. Perguntado sobre qual foi o maior desafio neste longo tempo, ele foi simples e direto: “o maior desafio é agora”.

O maior desafio é agora. Como companhia, sempre estamos nos desafiando, tentando fazer algo que nos mova.

Se você olha para Guilty Gear […] fazer a evolução de 2D para 3D foi uma grande conquista e também um grande desafio para a gente.

Em seguida, veio Dragon Ball FighterZ, então, nossa companhia e nossos jogos se tornaram globais, ao invés de focados em apenas um mercado [Japão].

Tudo isso combinado, realmente faz disso os nossos maiores momentos, tanto em desafio quanto em conquistas. Então, repetindo, este momento é o nosso maior desafio.

A Arc System Works está na BGS 2024 com um estande onde é possível testar Hunter x Hunter: Nen x Impact e Double Dragon Revive. O MeuPS jogou ambos os títulos: confira as prévias aqui e aqui.