Review

The Mortuary Assistant Definitive Edition: vale a pena?

Muito eficaz, jogo de terror é uma experiência única e criativa

por André Custodio
The Mortuary Assistant Definitive Edition: vale a pena?

Esta sexta-feira (2) marca a chegada de um dos games mais populares dos últimos anos aos consoles: The Mortuary Assistant. E não em qualquer versão, mas sim em uma edição definitiva que adiciona muitos conteúdos — e sustos bizarros.

O novo lar do game promete ser muito acolhedor, dando suporte a melhorias de qualidade e à adaptação aos controles modernos. Mas será que essas novidades conseguem dar uma nova vida a um título já bastante consolidado nos computadores?

Vem com a gente conferir tudo sobre The Mortuary Assistant Definitive Edition e torça para que a morte não seja tão apavorante quanto é para Rebecca Owens.

Um trabalho que mudará a sua vida

Graduada em Ciências Mortuárias, Rebecca Owens decide ficar em sua cidade natal para concluir seu estágio em um necrotério local. Os primeiros meses foram tranquilos e serviram para a jovem entender a dinâmica da profissão, mas a paz está prestes a acabar…

Algo sinistro ocorreu em River Fields e parece ter um grande interesse em cadáveres. E para piorar, justo os que estão sob os cuidados de Rebecca. Agora, ela precisa continuar embalsamando os mortos e completando seus turnos, antes que algo muito grave lhe aconteça.

The Mortuary Assistant Definitive Edition
Fonte: André Custodio

Entidades demoníacas não sabem apenas onde a mulher está, mas também o que pensa e sente. Assim, elas farão de tudo para a possuírem e caminharem na Terra, mesmo que isso signifique atormentá-la como se ainda estivessem no próprio Inferno.

The Mortuary Assistant é um título de terror em primeira pessoa, que simula o dia a dia de uma agente mortuária. Lançado originalmente em 2022 para PC, o título viralizou nas plataformas de streaming e se tornou cult pelo alto nível de criatividade.

The Mortuary Assistant Definitive Edition
Fonte: André Custodio

Agora, a versão definitiva chega aos consoles, contendo mais de 10h de conteúdos, novos eventos com assombrações, lore adicional e troféus. Além disso, ela vem com melhorias consideráveis na performance e muitas correções de bugs.

Jogadores de PC certamente estarão familiarizados com a jornada apavorante, caso tenham testado anteriormente em seus equipamentos. O que eles não esperam é que ela está ainda pior e não alivia a vida de Rebecca por um segundo.

The Mortuary Assistant Definitive Edition
Fonte: André Custodio

São incontáveis eventos apavorantes, múltiplos finais, cenas animadas variadas e itens interativos com uma grande quantidade de segredos. E apesar de um turno poder ser concluído em até 45 minutos, o título exige inúmeras jogadas.

Em resumo: para compreender a história completa de The Mortuary Assistant Definitive Edition, é preciso registrar seis finais. Cada um acompanha ações distintas, corpos embalsamados e decisões, sofrendo impacto direto da aleatoriedade dos sustos.

The Mortuary Assistant Definitive Edition
Fonte: André Custodio

Como há muito “depende de”, essa exigência pode se tornar um pouco cansativa e repetitiva, mas a pouca duração das partidas certamente estimulará os jogadores a encontrarem cada segredo e desvendarem o passado da protagonista.

Viral porque é criativo

Não há como negar que The Mortuary Assistant é um jogo de terror muito criativo. Os sustos fogem da caixinha e tanto podem ser evidentes quanto discretos. Além disso, eles funcionam de forma visual e auditiva, aumentando à medida que o turno avança.

O sistema de embalsamento também é super intuitivo. Nas primeiras sessões, pode haver uma lentidão para entender os processos e os instrumentos, mas com o tempo, mesmo com as mudanças de posição de cada um deles, começa a ser fácil identificá-los.

The Mortuary Assistant Definitive Edition
Fonte: André Custodio

Nesse sentido, o título funciona como um simulador de assistente mortuário. São várias etapas a serem cumpridas, desde processos técnicos a burocráticos. Porém, há uma pressão gigantesca da atmosfera, pois a assombração não lhe deixa em paz.

Havendo opções de acessibilidade, como configuração da sensibilidade da câmera, poderia ajudar mais a garantir a sobrevivência. A alta velocidade do cursos gera atrasos que podem ser a diferença entre a vida e a morte — no caso, finais bons ou ruins.

The Mortuary Assistant Definitive Edition
Fonte: André Custodio

The Mortuary Assistant também tem uma mecânica de identificar o nome do demônio em atividade e de exorcizá-lo na câmara de cremação. Dessa forma, mesmo você cumprindo todo o trabalho, isso não significará que Rebecca escapará ilesa.

Assim, após concluir cada embalsamento (três por turno), lembre de observar novamente o local em busca de selos. São necessários quatro para nomear a entidade e eles são rastreáveis por meio de papeis de banimento ao lado do computador.

The Mortuary Assistant Definitive Edition
Fonte: André Custodio

No geral, The Mortuary Assistant Definitive Edition é um game muito rico em conteúdo. Além de se diferenciar como um roguelite (progressão procedural mesmo ao carregar arquivos salvos), ele foge da curva ao mostrar que o survival horror pode ser apelativo.

Espere luzes piscando, sombras escondidas nos cantos, viagens para outras realidades, olhos na escuridão, corpos andando pelo necrotério, objetos sendo arremessados e muito mais. É absolutamente impossível prever o que virá no minuto seguinte.

E no PS5, como está?

Respondendo: vai muito bem, obrigado. Salvo alguns bugs visuais e na interface, The Mortuary Assistant está muito rico em detalhes no PS5. Os gráficos contam com uma ótima qualidade de sombras e iluminação, contribuindo para uma atmosfera tenebrosa.

O título é bastante estável em termos de performance e funciona muito bem integrado ao DualSense. A sensação tátil é excelente e pode ser melhor reparada durante o transporte dos cadáveres na maca.

The Mortuary Assistant Definitive Edition
Fonte: André Custodio

O game também vem com suporte a troféus, com uma platina bastante exigente. Tenha em mente que será preciso fazer absolutamente tudo no game — incluindo ver todos os eventos — para obter os 100%.

The Mortuary Assistant Definitive Edition: vale a pena?

Excelente jogo de terror, The Mortuary Assistant Definitive Edition é ótimo para quem espera partidas rápidas e sempre diferentes. Com uma impressionante quantidade de sustos, atualizações de lore e melhorias visuais, ele retorna em versão ainda melhor.

Há alguns problemas visuais e o salto gráfico, no geral, não sofreu um grande salto em relação à versão original. Porém, ele certamente agradará bastante, em especial se você está esperando experiências criativas e totalmente adaptadas para consoles.

Exclusivo em formato digital, o game pode ser adquirido por R$ 133,90 na PS Store. Há uma edição única, já contendo todas as mudanças e melhorias prometidas pelo estúdio DarkStone Digital.

The Mortuary Assistant Definitive Edition está disponível para PS4, PS5, Nintendo Switch e PC.

Veredito

The Mortuary Assistant Definitive Edition
The Mortuary Assistant Definitive Edition

Sistema: PlayStation 5

Desenvolvedor: DarkStone Digital

Jogadores: 1

Comprar com Desconto
76 Ranking geral de 100
Vantagens
  • Sustos muito criativos e dinâmicos
  • Ótimo sistema procedural de jogabilidade
  • Mecânicas intuitivas de embalsamento
  • Atmosfera tensa com jumpscares cronometrados
  • História interessante e fragmentada
  • Boa integração com o DualSense
  • Localização em português para menus e textos
Desvantagens
  • Forte exigência de replay pode gerar algo cansativo
  • Alguns bugs visuais e de interface
  • Opção de sensibilidade da câmera poderia ser útil
André Custodio
André Custodio
Redator
Publicações: 8.080
Jogando agora: Diablo IV, Sprawl, Trombone
Fã de jogos de terror e desbravador de soulslike vez ou outra. Consegui me livrar de FIFA por motivos pessoais (ruindade) e hoje me sinto uma pessoa melhor. Também curto platinas, mas não vou atrás de algo que me tira do sério.