Notícias

FC IQ evolui e inova nos aspectos táticos de EA Sports FC 25

Devs dizem que esta é "a mudança mais significativa em mais uma década" da franquia

por Thiago Barros
FC IQ evolui e inova nos aspectos táticos de EA Sports FC 25

Modernizar táticas e posicionamento, criando maior variedade e autenticidade. Algo que os fãs pediam há bastante tempo. Este é o objetivo de FC IQ, nova tecnologia de inteligência tática que será um dos pilares de EA Sports FC 25. Com direito a um baita garoto-propaganda: Zinedine Zidane, um maestro em campo e um baita técnico fora das quatro linhas.

+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation

Trazendo o que os desenvolvedores dizem ser “a mudança mais significativa em mais uma década” da franquia, o recurso permite que os jogadores construam táticas diferenciadas e vejam o resultado disso quando a bola rola de uma maneira mais eficaz do que nunca. Tudo devido a vários detalhes que formam um grande quebra-cabeças.

⚽ Confira a cobertura completa de EA Sports FC 25 no MeuPS aqui

Depois do HyperMotion, para incrementar o realismo das movimentações individuais, e dos PlayStyles, para fazer com que cada jogador tivesse um perfil de jogo mais adqueado ao seu estilo, agora foi a vez de um pensamento maior no coletivo. Afinal, o futebol é jogado onze contra onze.

Usando inteligência artificial e dados reais, o FC IQ traz inovações importantes em dois aspectos diferentes:

  • Nos esquemas táticos, passa a ser possível definir formações para quando o time está com a bola e sem a bola, além de customizar as posições dos jogadores nos escanteios (algo que os jogadores pediam há muito tempo), e a fazer variações e substituições pré-definidas muito mais rápido com um menu in-game, na canto direito inferior;
  • Entre os jogadores, é possível agora definir não só as posições, como também as funções em campo – e aqui tudo fica ainda mais profundo. É possível gerar mais de 50 combinações, de posições com funções, para fazer uma grande diferença na jogabilidade.

E, em ambos, há pontos bastante importantes:

  • Na parte do time, há presets de táticas, baseados em times famosos, e você também pode criar as suas ou então importar da comunidade. Além das formações e instruções para jogadores, também é possível customizar o estilo de defesa, o estilo de ataque, e olhar as dicas no menu de como o time está montado e quais as melhores estratégias para ele;
  • Já na dos jogadores, cada um tem sua Role, e elas podem ser Role+ e Role++ de acordo com as proficiência. Vini Jr, por exemplo, fica ++, rendendo da melhor forma possível, jogando na ponta esquerda com a função de atacante por dentro.

Além disso, foram feitas outras observações que merecem destaque:

  • O banco de reservas agora tem nove jogadores;
  • As posições RWB/LWB e CF foram removidas;
  • Atalhos dos menus inferiores in-game foram alterados.

No fim das contas, é mais um passo na direção certa para a EA Sports – ouvindo o feedback da comunidade e investindo em algo que realmente era um ponto fraco da franquia desde os tempos “antigos” em que ela se chamava FIFA.

Jogamos EA Sports FC 25: leia a prévia

Chegou aquela época do ano: testar o jogo de futebol mais esperado da temporada. E o MeuPlayStation teve a oportunidade de jogar uma versão pré-beta de EA Sports FC 25 nos últimos dias, e agora que o título foi revelado de maneira oficial, enfim podemos passar nossas primeiras impressões sobre o que o pessoal lá de Vancouver está “cozinhando”. Confira a prévia aqui.