Notícias

Próximo gargalo da IA pode ser a falta de energia, diz Mark Zuckerberg

Executivo sugere investimentos bilionários em infraestrutura para dar conta

por Andrei Longen
Próximo gargalo da IA pode ser a falta de energia, diz Mark Zuckerberg

A IA é mesmo a onda do momento. E, para que a tecnologia continue se desenvolvendo, será preciso resolver um problemão nos próximos anos: não haverá energia suficiente para abastecer servidores, GPUs e equipamentos para assegurar a existência das novas gerações da inteligência artificial. É que o acredita Mark Zuckerberg, CEO da Meta.

+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation

A informação apareceu numa entrevista do executivo ao canal Dwarkesh Patel, no YouTube. Na ocasião, Zuckerberg diz que os clássicos problemas da escassez de GPUs aceleradoras de IA já estão quase sendo resolvidas. Porém, o próximo gargalo que poderá impedir o desenvolvimento da tecnologia é a falta de fontes energéticas.

E esse empecilho já está começando a aparecer. À medida que as empresas começam a construir e equipar seus centros de dados para pesquisas e investimentos em IA, a necessidade de energia para operar peças, componentes, servidores, maquinários, GPUs e infraestrutura em geral começa a crescer exponencialmente. E aqui pode estar o grande gargalo dessa história.

É uma questão muito complicada: quando você tem uma curva exponencial tão grande, quanto tempo leva para você continuar acompanhando esse ritmo [de crescimento]. Acho que tudo isso vai continuar e que vale a pena investir bilhões em infraestrutura energética para suprir [a demanda].

Aurora é o supercomputador com IA mais rápido do planeta

A implementação da IA em tecnologias atuais já deu origem aos supercomputadores. O destaque da vez é a Aurora, que rompeu a barreira do máximo desempenho já alcançado no mundo, 10,6 exaflops, se tornando o mais rápido a desempenhar suas funções de processamento.