Tecnologia

Aurora se torna o supercomputador para IA mais rápido do mundo

Usando processadores Intel Xeon, Aurora rompe a barreira da escala exa em sua performance e se torna o mais rápido

por João Gabriel Nogueira
Aurora se torna o supercomputador para IA mais rápido do mundo

O supercomputador Aurora acaba de ganhar o título de “mais rápido do mundo” para performance em IA. Operando em 87% da sua capacidade, ele foi capaz de romper uma nova barreira na performance, alcançando a escala exa e mostrando seu potencial para bater ainda mais recordes no futuro.

O Aurora foi montado em uma parceria entre o Laboratório Nacional de Argonne, a Hewlett Packard Enterprise (HPE) e a Intel, que fornece seus processadores Xeon para a parte de hardware. Essa última empresa emitiu uma declaração oficial para a conquista:

“A Intel anuncia em colaboração com o Laboratório Nacional de Argonne e a HPE que o supercomputador Aurora rompeu a barreira da escala exa com 1,012 exaflops e é o sistema IA mais rápido do mundo dedicado a IA para ciência aberta, alcançando 10,6 exaflops IA.”

Mas o Aurora não é considerado o mais rápido do mundo em números absolutos de performance computacional, mas sim em resultados de benchmark. No HPL-MxP ele ficou em primeiro lugar como supercomputador para IA:

Captura de tela mostra Aurora em diferentes rankings de testes de benchmark.
Fonte: Intel

O supercomputador conta com um total de 10.624 nodos, então 9.234 foram usados para operar em 87% de sua capacidade. Conforme os pesquisadores conseguirem se aproximar do 100%, a performance do sistema deve romper novas barreiras de performance.

Aurora usa Xeon, que se aproxima de uma nova geração

Enquanto pesquisadores trabalham para levar o supercomputador aos limites de sua capacidade, a Intel já prepara a próxima geração dos processadores Xeon que alimentam o parrudo sistema.

E a nova iteração dos componentes de altíssima performance da fabricante chama a atenção em especial porque deve ter um salto considerável em sua contagem de núcleos. Para mais detalhes, é só clicar aqui.