Tecnologia

Snapdragon X: notebooks da Microsoft e da Dell aparecem na web

Dispositivos das linhas Surface e Inspiron são revelados com versão premium do Snapdragon X em testes de performance

por João Gabriel Nogueira
Snapdragon X: notebooks da Microsoft e da Dell aparecem na web

Microsoft e Dell entraram para a crescente lista de fabricantes que supostamente estão trabalhando em dispositivos usando o aguardado Snapdragon X, da Qualcomm. Modelos do Surface 6 e do Inspiron apareceram em resultados de benchmark com o processador.

Antes de mais nada, vale ressaltar que o Snadpragon X vai contar com duas variantes – uma “Plus” para notebooks mainstream e uma “Elite” para produtos premium. Os notebooks recentemente encontrados nos testes de performance usam essa segunda variante mais poderosa do componente.

Foram dois Microsoft Surface 6 encontrados, um com 15” e um com 13,5”. Muitos detalhes de suas especificações aparecem no vazamento:

Surface 6 de 13,5”:

  • Tela PixelSense com 2256 x 1504 de resolução (201 PPI)
  • Memória: 8 a 16GB de RAM LPDDR5x
  • Armazenamento: 256 a 512GB de SSD

Surface 6 de 15”:

  • Tela PixelSense com 2496 x 1664 de resolução (201 PPI)
  • Corning Gorilla Glass 5
  • Memória: 8 a 32GB de RAM LPDDR5x
  • Armazenamento: 256 a 1024GB de SSD

Como podemos ver pelas especificações, são produtos avançados com uma performance confiável para o cotidiano e provavelmente capazes de rodar alguns jogos com tranquilidade de vez em quando.

Indo para o modelo da Dell, tivemos o vazamento de um Inspiron 14 Plus, que teve menos informações, mas revelou a SKU específica do Snapdragon X. Trata-se de um X1E-80-100 de 12 núcleos, que será acompanhado de 16GB de memória RAM.

Snapdragon X Elite se segura em jogos

A Qualcomm não promove o Snapdragon X Elite como um processador gamer, mas fez questão de ressaltar que o componente não vai deixar na mão o pessoal que gosta de jogar de vez em quando.

A principal preocupação com o produto era sua arquitetura ARM, menos compatível com x64/x86 em que são lançados a maioria dos games. A fabricante, no entanto, resolveu isso através de emulação, e os resultados parecem positivos. Leia mais a respeito clicando aqui!