Tecnologia

Snapdragon X Elite é melhor que Intel Core Ultra, segundo a Qualcomm

Fabricante compara Snapdragon X Elite com dois rivais da Intel e mostra melhor performance em diversas situações

por João Gabriel Nogueira
Snapdragon X Elite é melhor que Intel Core Ultra, segundo a Qualcomm

A Qualcomm quer competir para valer no segmento de notebooks e PC mobile com seu novo processador Snapdragon X Elite, que a empresa declara ser melhor do que os Intel Core Ultra baseados em Meteor Lake da Intel. Resultados de benchmark divulgados pela fabricante parecem demonstrar exatamente isso.

O Geekbench 6.2 foi o benchmark escolhido para o Snapdragon X Elite enfrentar duas soluções premium da Intel: o Core Ultra 7 155H e o Core Ultra 9 185H. Os dois contam com 16 núcleos, mas o modelo mais caro vem com um clock mais elevado. O processador da Qualcomm, por sua vez, tem 12 núcleos Oryon, baseados em ARM.

Os resultados foram bem favoráveis ao Snapdragon. No teste comparativo com o Core Ultra 7 155H, o chip da Qualcomm teve 54% mais performance em single-thread e 52% a mais em multi-thread usando a mesma quantidade de energia. Para oferecer o mesmo desempenho do rival, o Snapdragon X Elite precisa de 65% menos energia em single-thread e 60% menos em multi-thread.

Indo para o Core Ultra 9 185h, o desempenho da Qualcomm foi 51% melhor em single e 41% melhor em multi-thread, gastando a mesma energia. Para performance similar, o Snapdragon usa 65% menos energia em single e 50% menos em multi-thread.

São resultados bem favoráveis para o novo processador de notebooks da Qualcomm, que ainda não tem uma data exata para seu lançamento, mas já foi confirmado em lançamentos futuros de nove parceiras diferentes.

Snapdragon X Elite não se sai mal em jogos

Notebooks com o novo SoC da Qualcomm não serão exatamente o que chamamos de “gamer”, mas dá para ver que a fabricante quer que eles também possam ser usados para jogar casualmente.

A empresa destacou que o Snapdragon X Elite consegue rodar a maioria dos jogos atuais do Windows por emulação de x64, e tivemos a divulgação de um teste recente comprovando isso. Confira um notebook com o processador rodando Baldur’s Gate 3 de maneira bem satisfatória clicando aqui.