Tecnologia

Qualcomm diz que notebooks com Snapdragon X Elite já rodam a maioria dos games

Emulação de arquitetura x64 não tem grandes impactos no desempenho da CPU em seus novos notebooks, segundo a Qualcomm

por João Gabriel Nogueira
Qualcomm diz que notebooks com Snapdragon X Elite já rodam a maioria dos games

Durante sua conferência na GDC 2024, a Qualcomm fez uma apresentação para ressaltar que a maioria dos jogos atuais para Windows já podem rodar normalmente em seus futuros notebooks com Snapdragon X Elite, sem a necessidade de configuração extra dos desenvolvedores. E isso acontece graças à emulação de x64 que o processador consegue fazer.

Uma nova linha de notebooks equipados com o processador baseado em ARM da Qualcomm será lançada no fim do ano, e a diferença de arquitetura com o x86/64 sempre causa preocupações na capacidade de rodar jogos de um componente. A Qualcomm diz que seu novo Snapdragon X Elite pode emular jogos em x64 com baixo impacto na performance da CPU, enquanto a GPU não é afetada.

Fotografia de um dos slides da apresentação da Qualcomm.
Fonte: The Verge

Isso vai garantir que a maioria dos games funcione de maneira satisfatória nos novos notebooks sem a necessidade de trabalho extra dos devs. Há limitações, no entanto. Jogos que fazem muito uso de driver de kernel – com sistemas anti-cheat, por exemplo – não funcionam bem na emulação e precisarão ser otimizados para rodar melhor.

É válido ressaltar que ainda não temos testes de performance com os novos notebooks, então não sabemos o que um “baixo impacto” no desempenho da CPU vai representar. Mas resultados de benchmark não devem demorar para aparecer quando os dispositivos forem lançados.

Qualcomm acredita totalmente no streaming de jogos

Muito se fala do streaming de jogos pela nuvem, geralmente enaltecendo suas vantagens de conveniência e acesso a grandes bibliotecas de jogos com valores de entrada mais atrativos. Mas nem sempre é lembrada a vantagem da compatibilidade.

Problemas de compatibilidade entre diferentes arquiteturas, como acontece no caso dos notebooks com Snapdragon X Elite, seriam ignorados na jogatina por streaming. O dispositivo não precisa emular x64, pois estará apenas mostrando o game, enquanto a renderização acontece num servidor compatível.

Pessoas e empresas mais empolgadas com o futuro do streaming já preveem o fim dos PC gamers e dos consoles com o advento da tecnologia. A Qualcomm é uma delas, conforme você pode ler mais aqui.