Público gamer se identifica com marcas que apoiam jogos, diz estudo
Pesquisa Games Brasil revela que o público gamer do país apoia e consome as marcas que estão inseridas no cenário
A publicidade se baseia na ideia de que o consumidor vai adquirir um produto se for estimulado a isso. Seja por sua qualidade, preço ou, claro, campanha de marketing. Milhões em milhões de verbas em propaganda são gastos ao redor do mundo com isso, e o segmento gamer é um onde o investimento vem aumentando bastante nos últimos anos.
Provavelmente, porque o público-alvo destas marcas tem bastante potencial de compra e de engajamento com as empresas com as quais ele se identifica. E Isso não fica só na teoria. Um estudo feito pela Pesquisa Game Brasil 2024 indica que a grande maioria dos jogadores de videogame no país consome o que vê anunciado em seus jogos e torneios preferidos.
“Vemos como o público gamer se identifica com as marcas que aparecem e que investem no meio. Você tem diversos exemplos de campanhas bem sucedidas de marcas que entendem e apoiam esse público. No fim, essa representatividade fica evidente na pesquisa. Ou seja: entender, fazer evento e investir nos jogos eletrônicos traz resultados”, afirma Carlos Silva, sócio da Go Gamers.
iFood, Nubank, 3 Corações, Mastercard, Heineken, Rexona, Boticário, Red Bull, McDonald’s e Nike foram as marcas destacadas como líderes de seus segmentos no estudo, e todas elas têm este lado claro em comum: investem ou investiram no conteúdo gamer em algum momento. De várias formas diferentes, é claro, mas estavam lá.
Dados da pesquisa sobre o gamer brasileiro
Dos entrevistados, 57% preferem comprar produtos de empresas que atuam com games, 65,3% acreditam que elas precisam falar sobre games e 68,2% gostam quando marcas aparecem dentro dos games (por exemplo, em skins). Isso mostra a relação entre as marcas e os jogadores que se veem representados por elas.
Entretanto, essa relação não para por aí. O público também demonstra gostar de marcas que apoiam o cenário dos jogos eletrônicos (e-sports):
72,4% – Gostam de marcas que fazem publicidade de games em vídeos;
74,3% – Gostam de publicidade em lives patrocinadas;
72,7% – Gostam de marcas que fazem publicidade de games nas redes sociais;
70,0% – Gostam de marcas que apoiam times, eventos e torneios.
Ser visto e reconhecido por essas marcas tem relação direta com o apoio dado e recebido da comunidade. Para 78,9% dos entrevistados, é importante que as marcas respeitem a cultura gamer e reconheçam quando existe esse respeito.
A pesquisa PGB 2024 já está disponível. O estudo abrange 13.360 pessoas nos 26 estados brasileiros e DF, com levantamentos entre dezembro de 2023 e janeiro deste ano. Para mais informações, acesse o site oficial.