Blizzard: famoso jornalista vai lançar livro sobre a empresa
A ascensão, a queda e o futuro da Blizzard. É isso o que vai contar o novo livro do famoso jornalista de games Jason Schreier
A ascensão, a queda e o futuro da Blizzard. É isso o que vai contar o novo livro do famoso jornalista de games Jason Schreier, hoje na Bloomberg. Em post na rede social X nesta segunda-feira (5), ele anunciou o lançamento de Play Nice, que já está em pré-venda e será lançado em 8 de outubro.
“Estou muito feliz de anunciar que o meu próximo livro é PLAY NICE: The Rise, Fall, and Future of Blizzard Entertainment. Ele narra a história de 33 anos de uma das empresas de jogos mais fascinantes e será lançado em 8 de outubro”, escreveu.
Excited to announce that my next book is PLAY NICE: The Rise, Fall, and Future of Blizzard Entertainment. It chronicles the 33-year history of one of gaming's most fascinating companies, and it'll be out on October 8. Preorder here: https://t.co/sdo1ZJWia7 pic.twitter.com/BmSLEpVfg4
— Jason Schreier (@jasonschreier) February 5, 2024
Confira a descrição oficial do livro:
Para os fãs de videogame, o nome Blizzard Entertainment já foi sinônimo de perfeição. A renomada empresa celebrava a alegria dos jogos acima de tudo, e cada produto que lançava se tornava um clássico instantâneo: StarCraft, Diablo, Overwatch, Hearthstone e World of Warcraft, que mudou para sempre o cenário dos videogames. O que era uma simples missão de dois estudantes da UCLA – fazer jogos que queriam jogar – deu origem a um império com milhares de funcionários, milhões de fãs e bilhões de dólares.
Mas quando a Blizzard cancelou um projeto promissor em 2013, deu a Bobby Kotick, o infame CEO da matriz corporativa Activision, a desculpa que ele precisava para começar a reprimir a orgulhosa autonomia da Blizzard. Liderada por executivos da McKinsey e da Procter & Gamble, a Activision começou a invadir a Blizzard por dentro, afastando multidões de funcionários-chave em busca de previsibilidade em vez de criatividade. Produtos com falhas, desastres de relações públicas e demissões em massa se seguiram, manchando a imagem outrora imaculada da empresa. Em 2021, o estado da Califórnia entrou com um processo chocante contra a empresa por má conduta sexual e discriminação, levando a uma ampla prestação de contas e a uma aquisição de US$ 69 bilhões que enviou ondas de choque pela indústria.
Baseado em entrevistas pessoais com mais de 300 funcionários atuais e antigos, PLAY NICE narra a criatividade, frustração, beleza e traição ao longo da saga épica de 33 anos da Blizzard Entertainment – e explora a alegria e o desespero do que realmente significa “sangrar azul pela Blizzard”. Cheio de personalidades marcantes e reviravoltas dramáticas, PLAY NICE é A Rede Social da indústria de videogames.
Pesada, não é mesmo?
Jogo AAA da Blizzard é cancelado após demissões em massa na Microsoft
As demissões em massa na Microsoft, noticiadas nesta quinta-feira (25), trouxeram grandes consequências para os projetos em andamento. Um deles, planejado como um jogo AAA de sobrevivência da Blizzard, foi cancelado, após o adeus de Mike Ybarra e de líderes aos seus cargos executivos.
Com a aquisição da Activision estimada em US$ 69 bilhões, a Microsoft deu início a um plano com “estrutura de custos sustentável” que apoiará o “negócio em crescimento”. Com isso, a companhia tomou a decisão de reduzir a força de trabalho no setor de games em quase 10%.
Das 22 mil pessoas integradas às equipes da Bethesda, Activision e de estúdios internos, 1.900 não fazem mais parte das empresas. Entre elas, está o ex-presidente da Blizzard, Mike Ybarra, que optou por deixar seu cargo, ao lado de outros desenvolvedores e líderes. Saiba mais aqui.