Notícias

Jogo AAA da Blizzard é cancelado após demissões em massa na Microsoft

Cerca de 1.900 funcionários de várias empresas da Microsoft foram dispensados nesta quinta-feira (25)

por André Custodio
Jogo AAA da Blizzard é cancelado após demissões em massa na Microsoft

As demissões em massa na Microsoft, noticiadas nesta quinta-feira (25), trouxeram grandes consequências para os projetos em andamento. Um deles, planejado como um jogo AAA de sobrevivência da Blizzard, foi cancelado, após o adeus de Mike Ybarra e de líderes aos seus cargos executivos.

Com a aquisição da Activision estimada em US$ 69 bilhões, a Microsoft deu início a um plano com “estrutura de custos sustentável” que apoiará o “negócio em crescimento”. Com isso, a companhia tomou a decisão de reduzir a força de trabalho no setor de games em quase 10%.

Das 22 mil pessoas integradas às equipes da Bethesda, Activision e de estúdios internos, 1.900 não fazem mais parte das empresas. Entre elas, está o ex-presidente da Blizzard, Mike Ybarra, que optou por deixar seu cargo, ao lado de outros desenvolvedores e líderes.

Microsoft e logo da activision blizzard
Fonte: Reprodução

Dessa forma, de acordo com o presidente de estúdios e conteúdo de jogos da Microsoft, Matt Booty (via The Verge), o jogo de sobrevivência não anunciado pela companhia de World of Warcraft está cancelado. Devs que trabalhavam no game AAA serão transferidos para outros projetos em “estágios iniciais”.

Confira abaixo o comunicado de Mike Ybarra sofre seu afastamento, compartilhado em seu perfil no X:

Quero agradecer a todos que foram impactados hoje por suas contribuições significativas para seus times, para a Blizzard e para a vida dos jogadores.

É um dia incrivelmente difícil e minha energia e apoio estarão focados em todos os indivíduos incríveis impactados – isso não é de forma alguma um reflexo do seu incrível trabalho. Se houver algo em que eu possa ajudar, conexões, recomendações, etc., me envie uma mensagem.

Para a comunidade da Blizzard: também quero que todos saibam que hoje é meu último dia. Liderar a empresa em um momento incrível e fazer parte da equipe, moldando-a para o futuro que está por vir, foi uma honra absoluta.

Entenda as demissões envolvendo a Blizzard e estúdios da Microsoft

A manobra da Microsoft pegou o público de surpresa e já é um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. De acordo com representantes, a determinação visa olhar “para o futuro”, na tentativa de “expandir o negócios” por um novo modelo de estratégia. Clique aqui para saber mais.