Segue a crise! Microsoft demite quase 2 mil da divisão de games
Onda de demissões da indústria dos games chegou à fabricante do Xbox
A conta das demissões na indústria gamer em 2024 vai crescer de forma que ninguém esperava nesta quinta-feira (25). Das 4 mil calculadas ontem (24) pelo Kotaku, para 6 mil. Isso porque a Microsoft vai mandar embora 1900 pessoas da sua divisão de jogos eletrônicos.
A informação foi publicada pela IGN, que postou a íntegra do comunicado de Phil Spencer, head da área, sobre o assunto:
“Faz pouco mais de três meses desde que as equipes da Activision, Blizzard e King se uniram à Microsoft. À medida que avançamos em 2024, a liderança da Microsoft Gaming e da Activision Blizzard está comprometida em alinhar uma estratégia e um plano de execução com uma estrutura de custos sustentável que apoiará todo o nosso negócio em crescimento. Juntos, estabelecemos prioridades, identificamos áreas de sobreposição e garantimos que todos estejamos alinhados nas melhores oportunidades de crescimento.
Como parte desse processo, tomamos a difícil decisão de reduzir o tamanho de nossa força de trabalho de jogos em aproximadamente 1.900 cargos, de um total de 22.000 pessoas em nossa equipe. A Equipe de Liderança de Jogos e eu estamos comprometidos em conduzir esse processo da maneira mais ponderada possível. As pessoas diretamente impactadas por essas reduções desempenharam um papel importante no sucesso da Activision Blizzard, ZeniMax e das equipes do Xbox, e devem se orgulhar de tudo que conquistaram aqui. Somos gratos por toda a criatividade, paixão e dedicação que trouxeram aos nossos jogos, aos nossos jogadores e aos nossos colegas. Forneceremos todo o nosso apoio àqueles que forem impactados durante a transição, incluindo benefícios de rescisão informados pelas leis locais de emprego. Aqueles cujas funções serão afetadas serão notificados, e pedimos que tratem seus colegas que estão saindo com respeito e compaixão, consistentes com nossos valores.
Olhando para o futuro, continuaremos a investir em áreas que impulsionarão nosso negócio e apoiarão nossa estratégia de levar mais jogos a mais jogadores ao redor do mundo. Embora este seja um momento difícil para nossa equipe, estou tão confiante quanto sempre em sua capacidade de criar e nutrir os jogos, histórias e mundos que unem os jogadores.”
Um detalhe interessante é que uma fonte informou à IGN que as equipes de jogos da Microsoft já haviam sofrido cortes significativos nos orçamentos de marketing antes de os funcionários serem informados sobre as demissões.
Demissões na Microsoft acarretaram em grandes mudanças na Blizzard
As demissões em massa na Microsoft, noticiadas nesta quinta-feira (25), trouxeram grandes consequências para os projetos em andamento. Um deles, planejado como um jogo AAA de sobrevivência da Blizzard, foi cancelado, após o adeus de Mike Ybarra e de líderes aos seus cargos executivos. Leia mais aqui.