BGS

BGS 2016 – Apresentação The Last Guardian

por Renan Klopper
BGS 2016 - Apresentação The Last Guardian

The Last Guardian, um dos jogos mais aguardados de todos os tempos, também contou com uma apresentação no auditório do estande da Sony na Brasil Game Show 2016.

A demonstração foi jogada por David Alonzo, produtor da Santa Monica, que testou o jogo e ofereceu novos detalhes acerca da trama do jogo.

Embora a demonstração não estivesse localizada para o português, David fez questão de salientar que o jogo estará totalmente localizado em seu lançamento.

Enquanto jogava a demo que foi exibida durante a E3 2016, o produtor contou um pouco sobre a história de Last Guardian.

Mais uma cria de Fumito Ueda, The Last Guardian também conta com um enredo cativante e uma história misteriosa por trás do menino protagonista.

De acordo com David, o jogo contará a história do garoto que acorda em um lugar desconhecido e encontra uma “lendária besta” a sua frente.

Esta viria a se tornar seu amigo e a narrativa do jogo irá explorar a relação de confiança entre os dois personagens, enquanto um ajuda o outro a superar seus desafios.

The Last Guardiant

Premissa de obra de arte

Os gráficos do jogo, embora soem simplórios, atuam como uma pintura. A direção de arte, já característico dos jogos de Ueda, é realmente algo louvável.

Os acontecimentos do jogo são narrados pelo próprio menino, que, pela voz, parece estar bem mais velho.

Com relação à jogabilidade, trata-se de uma mecânica simples de puzzles envolvendo o ambiente e as habilidades de Trico, o mais novo amigo do protagonista.

The Last Guardian1

A besta, aliás, é parte fundamental no gameplay. Seus olhos mudam de cor para demonstrar as emoções de Trico e aos poucos o jogador vai se familiarizando com isso.

O jogo todo girará em torno da amizade entre o menino e a besta mitológica, e David deu muita ênfase a isto.

O protagonista pode escalar, engatinhar, pular e ir atrás de artefatos e relíquias que desbloquearão novas habilidades para Trico, possibilitando assim o avanço no jogo.

A curva de aprendizagem de The Last Guardian a princípio parece ser algo procedural. Os comandos vão aparecendo na tela a medida que o menino encontra novos objetos ou novos desafios. Isso aconteceu constantemente na demonstração, que se passa nos primeiros minutos do jogo.

The Last Guardian - Obstáculos

Ao fim da sessão, na etapa de perguntas e respostas, o produtor preferiu não responder uma pergunta sobre o crescimento do menino ao longo do jogo.

Como o título é narrado por uma versão mais velha do garoto, a pergunta se fez presente, mas David achou melhor que nós descobríssemos através da experiência individual, de acordo com suas próprias palavras.

Outra resposta interessante foi relacionada ao tempo médio de campanha de jogo, que segundo David durará algo em torno de 15 a 17 horas.

Ao longo da apresentação, a sensação que pudemos ter é que The Last Guardian, já com seu lançamento marcado para dia 25 de outubro, finalmente chegará e dificilmente não corresponderá às expectativas.