Puro amor! Criador de Undertale apoia spin-off feito por fãs
Toby Fox tentou ajudar amantes do game a lançar projeto sem problemas com direitos autorais
Toby Fox, criador do aclamado Undertale, entrou no debate sobre os direitos musicais do spin-off feito por fãs, Undertale Yellow. Desenvolvido por sete anos como um prelúdio do RPG indie, o projeto levantou questões sobre o uso de material protegido, incluindo mais de cem faixas remixadas do título original.
O desenvolvedor do spin-off abordou o tópico no Twitter, revelando que tem trabalhado nos bastidores para resolver a situação. Graças à cooperação de Toby Fox e Materia Collective, qualquer reivindicação no YouTube agora pode ser contestada e liberada.
Sebastian Wolff, especialista em direitos musicais e CEO da empresa que detém os direitos autorais da música de Fox, pediu uma “permissão claramente definida” concedida por Toby há sete anos. Wolff se ofereceu para doar US$ 10 mil para os devs de Undertale Yellow se eles pudessem fornecer tal evidência.
A evidência veio do próprio criador de Undertale
A resposta de Undertale Yellow foi uma mensagem de Toby Fox, explicando que a equipe de fãs não tinha permissão para publicar a música do jogo e que isso só foi concedido recentemente.
No entanto, Fox acredita que, se os fãs agiram com uma boa intenção e cometeram um erro, deveria ser trabalho dele ajudá-los a corrigir tudo. Ele acrescenta que “devemos apoiar o amor e a paixão de nossos fãs” em todas as oportunidades e fez um gesto notável.
Para ajudar a minimizar situações como essa no futuro, Fox planeja criar um conjunto mais claro de diretrizes relacionadas ao uso da música do título. Como um gesto de desculpas, Fox optou por doar US$ 20 mil para a AbleGames, uma instituição de caridade escolhida pela equipe do spin-off.
O game feito pelos fãs continua disponível para download e a situação não mexeu nisso, mas atualizações positivas em relação às faixas musicais podem surgir em breve.