Ubisoft sofreu ataque hacker, mas “expulsou” invasor em 48 horas
Informações são de que a companhia conseguiu repelir um ataque aos seus arquivos na última semana
Não, não é notícia repetida. Mais uma grande empresa dos games sofreu um ataque hacker nos últimos dias. Dessa vez, foi a Ubisoft. Contudo, ao que tudo indica, a companhia conseguiu agir rápido e evitar maiores danos. Os relatos sobre o caso vêm sendo compartilhados na rede social X e também no Reddit, com uma confirmação do estúdio de que “está investigando” a falha de segurança, ocorrida em 20 de dezembro.
Ainda não há muitas informações sobre como teria sido realizada a invasão nem quais arquivos ele teve acesso – segundo as informações, a pessoa teria tentado extrair cerca de 900 GB de dados, porém perdeu o acesso rapidamente, cerca de 48 horas depois de ter conseguido infiltrar-se. Em prints divulgados, é possível notar que o criminoso conseguiu acessar os programas da Microsoft usados pela Ubisoft, como Teams, SharePoint e Confluence.
December 20th an unknown Threat Actor compromised Ubisoft. The individual had access for roughly 48 hours until administration realized something was off and access was revoked.
They aimed to exfiltrate roughly 900gb of data but lost access.
— vx-underground (@vxunderground) December 22, 2023
“Estamos cientes de um suposto incidente de segurança de dados e atualmente estamos investigando. Não temos mais informações para compartilhar neste momento,” disse a Ubisoft em comunicado ao BleepingComputer.
Ubisoft tem altas expectativas sobre a ascensão dos serviços de streaming
A Ubisoft aumentou suas apostas e acredita que uma grande revolução está prestes a acontecer na indústria de jogos. Segundo a editora, os serviços de streaming liderarão uma nova tendência no mercado e decolarão “muito rapidamente”.
O comentário do CEO Yves Guillemot acompanha uma decisão recente da empresa (via VGC). Durante a disputa judicial pela Activision, ela teria concordado em adquirir direitos de jogos em nuvem fora do Espaço Econômico Europeu para todos os games da detentora de Call of Duty. Leia mais aqui.