Sony revela os recursos de acessibilidade de Marvel’s Spider-Man 2
Insomniac Games fala sobre como pretende levar essa experiência para mais pessoas
Com suporte ao controle Access, modificadores de nível de desafio e ajuda no gameplay, Marvel’s Spider-Man 2 contará com uma série de novidades para mais pessoas poderem curtir a próxima aventura do amigo da vizinhança. Os recursos de acessibilidade do game acabaram de ser detalhados pela Sony no PS Blog.
Nem todas as tecnologias preparadas estarão disponíveis prontamente no lançamento, contudo, os jogadores devem esperar melhorias em relação aos últimos games da franquia. A comunidade conseguirá personalizar a experiência de diversas maneiras com as ferramentas inéditas. Confira abaixo:
- Modificadores de Nível de Desafio — As dificuldades de Marvel’s Spider-Man 2 não serão resumidas apenas a Amigável, Incrível e etc. Será possível personalizar outros três aspectos: a saúde dos inimigos, o dano dos inimigos e a percepção de furtividade;
- Ajuda na Perseguição — Esse sistema reduzirá a velocidade máxima do alvo, aumentará os intervalos de tempo para você fugir, permitirá prender-se automaticamente quando o alvo estiver distante e reajustará a câmera para o alvo quando você pressionar R3.
- Conclusão Automática de Eventos Rápidos (ERs) — Esse recurso visa diminuir a fadiga ao apertar botões repetidamente em cenas específicas, onde é necessário, por exemplo, soltar rajadas de teia;
- Atalhos — Será possível remapear algumas funções como a ativação do Alto Contraste e do modo foto para os direcionais do DualSense, fazendo com que os menus abram com o toque de apenas um botão;
- Velocidade do Jogo — Recurso introduzido em Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão, a Velocidade do Jogo permitirá que os jogadores atribuam velocidades de 70%, 50% e 30% da velocidade real aos botões de atalho, desacelerando a ação quando acharem necessário;
- Controles de Frequência de Áudio — Isso permitirá a desativação de sons desconfortáveis com a Eliminação de Altas Frequências (como um zumbido agudo) ou a Eliminação de Baixas Frequências (como o som grave de uma explosão). Com a função Ajustar Filtro de Frequência, será possível balancear isso ainda mais;
Depois do lançamento, acessibilidade de Spider-Man 2 ficará ainda melhor
Outros recursos de Spider-Man 2 focados na acessibilidade só chegarão depois do lançamento. São eles:
- Audiodescrição: este recurso oferece um contexto visual e narração para as cenas e elementos interativos do jogo, tornando-o semelhante a um audiolivro de alta qualidade. É útil para jogadores que usam audiodescrição ao assistir a filmes ou programas de TV. Está disponível em vários idiomas e é desenvolvido em parceria com a Descriptive Video Works. Suporte para o português do Brasil ainda não foi confirmado!
- Leitor de Tela: o Leitor de Tela lê informações importantes na tela, como tutoriais, menus, habilidades, itens colecionáveis e muito mais, para auxiliar os jogadores na navegação. Os jogadores podem personalizar as configurações do Leitor de Tela, incluindo a frequência das leituras em momentos ociosos.
- Legendas Descritivas: este recurso fornece legendas descritivas para elementos sonoros do jogo, como efeitos sonoros fora da tela, música e outros eventos sonoros importantes. As legendas descritivas são altamente personalizáveis, permitindo ajustar o tamanho, cor e opacidade do fundo, sem afetar as legendas normais.
Uso do controle Access em Spider-Man 2
No PS Blog, os desenvolvedores da Insomniac comentaram sobre o uso do controle Access na experiência de gameplay em Spider-Man 2. Confira abaixo:
Com os dois controles juntos, eu uso o DualSense com a mão direita e o controle Access com a mão esquerda para acessar vários botões e o controle de movimento. Um dos meus recursos favoritos é configurar dois comandos em um só botão. Eu também adoro ter um perfil de controle vinculado a quatro Habilidades (misturando as novas e as clássicas, como Raio em Cadeia, Impulso Venom, Golpe Venom e Galvanizar), dispositivos (incluindo o Agarrão com Teia) e L3 + R3 para ativar a Megarrajada Venom, que eu atribuo ao botão central grande. É uma sensação muito boa executar um ataque tão grandioso com esse botão! Graças ao sistema de perfis personalizados, eu posso ter um perfil de controle único para Marvel’s Spider-Man 2 que seja dedicado ao pressionar simultâneo de botões e, ao mesmo tempo, me permita atribuir outros recursos, como a Velocidade do Jogo aos atalhos nos botões de direção esquerdo e direito do controle DualSense.
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