Horizon Forbidden West de PS4 quase não teve mecânicas de voo e mergulho
Mecânicas de voo e mergulho foram um desafio para o estúdio
A Guerrilla Games confirmou ter encontrado muitos desafios na produção de Horizon Forbidden West ao planejá-lo para PS5 e PS4. O console de antiga geração quase não teve mecânicas de voo e mergulho no gameplay, segundo os envolvidos no projeto.
No evento da Develop: Brighton, Jan-Bart van Beek, um dos diretores da companhia, explicou como isso preocupou os desenvolvedores nos bastidores.
Grande parte disso também foi adicionar as duas camadas de exploração, subaquática e aérea. Aqueles foram muito, muito desafiadores do ponto de vista técnico. Até o último momento não sabíamos se poderíamos oferecer suporte ao voo no PlayStation 4. Pensávamos: “Precisamos cortar todo o recurso do jogo? Isso será uma bagunça, mas nós temos que trabalhar.” Nós sacrificamos alguns codificadores aos deuses.
Angie Smets, ex-diretora e produtora executiva da Guerrilla Games e agora parte do PS Studios, deixou claro que Horizon Forbidden West teve foco no PS5. Subir o nível gráfico e técnico no hardware mais poderoso da empresa enquanto tentavam equilibrar tudo isso com o poder do PS4 fez os desenvolvedores trabalharem bastante:
Na parte inicial do projeto foi muito difícil focar no PS5 e subir o nível de qualidade para ele, e na segunda metade foi muito difícil fazer o PS4 alcançá-lo.
Horizon Forbidden West deixou a equipe orgulhosa
Ainda durante a entrevista, Mikiel van der Leeuw, terceiro diretor da Guerrilla e responsável pela parte técnica da desenvolvedora, falou sobre como Horizon Forbidden West deixou a equipe orgulhosa por ser um projeto crossgen com alta qualidade em ambos os consoles.
Subimos o nível de qualidade porque sabíamos que tinha que parecer muito melhor do que outros jogos de PS4, mas também queríamos um jogo significativamente melhor no PS5. Queríamos que em cada captura de tela do Horizon você pudesse ver a diferença. Então havia as nuvens, a vegetação, o tecido, a pele… tínhamos de olhar para todos esses elementos e ver como podíamos fazer, porque se você tivesse uma captura de tela, sempre seria capaz de dizer qual é a versão. E acho que conseguimos. O problema é que fizemos um jogo para PS4 do qual estou muito orgulhoso, mas depois melhoramos tanto o jogo para PS5 que muitas pessoas disseram: ‘Na verdade, quero jogar no PS5, então vou esperar até que os PS5 estejam disponíveis em estoque porque eu não quero perder.
Você jogou Horizon Forbidden West no PS4 ou no PS5? Conta pra gente como foi a experiência!