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Microsoft: “Xbox perdeu a guerra de consoles”

Disposta a gastar US$ 69 bilhões para adquirir a Activision, fabricante do Xbox se vê injustiçada pelo FTC

por Thiago Barros
Microsoft:

A tática da Microsoft no julgamento sobre sua aquisição (ou não) da Activision é clara: reforçar que a empresa não tem tanta relevância quanto Nintendo e PlayStation no mercado de games. Assim, a companhia tenta diminuir a preocupação do FTC, o órgão regulador dos Estados Unidos que está avaliando o acordo, sobre uma possível perda de concorrência no ramo.

Em detalhes dos documentos submetidos pela companhia trilionária, mais famosa pela criação do Windows, é possível notar que suas alegações para justificar a aquisição baseiam-se muito no fato de ela ser “a terceira entre três” na área de criadores de consoles. E vem uma frase de impacto para resumir a questão:

“A Xbox perdeu a guerra de consoles”, escreveu a empresa, conforme publicado no Push Square.

Ressaltando que tem apenas 16% do marketshare global, ficando bem atrás de PlayStation e Nintendo, a Microsoft diz que “as rivais continuarão dominando o mercado, inclusive oferecendo jogos exclusivos como vantagem”. Adquirindo a Activision, então, ela vê a possibilidade de tentar “equilibrar” essa questão.

Microsoft vê exclusivos “custando menos” na Sony

Outro dos pontos que foram tratados é o “custo da exclusividade”. Conforme destacado por Florian Mueller, especialista em direitos autorais, a Microsoft citou “poucas vendas” de Redfall e fez questão de frisar que a PlayStation tem 8 exclusivos para cada um seu, e acaba que isso afeta o mercado mais do que a fusão dela com a Activision. Saiba mais aqui.