Notícias

“O céu é o limite”, diz consultor PCD sobre controle Access

Paul Amadeus Lane trabalha para deixar a indústria de games mais acessível

por Raphael Batista

O controle Access, conhecido anteriormente como Project Leonardo, permitirá que as pessoas com deficiência tenham muitas possibilidades de curtirem seus jogos favoritos. O acessório foi desenvolvido com a consultoria de Paul Amadeus Lane, jornalista e especialista na área de acessibilidade.

Tetraplégico há mais de 30 anos, Lane explica, em entrevista à Sony, que utiliza de sua condição para “compartilhar seus desafios e como os superou para tentar ajudar os outros, além de procurar oportunidades no espaço de jogos”. Com isso, sua consultoria no controle Access garantiu a qualidade do produto.

O consultor elogiou o trabalho dos engenheiros compromissados em entregar um hardware capaz de abranger todas as pessoas com deficiência. Para ele, trabalhar no controle Access “foi muito incrível e um momento surreal”. O mesmo acredita que o acessório fará a completa diferença e trará uma nova visão para os gamers, dando possibilidades de configurações. “Como se o céu fosse o limite”, encerrou.

Controle Access Project Leonardo

Consultoria em acessibilidade antes do controle Access

O jornalista comentou que esteve no PlayStation Showcase na E3 de 2017 quando conheceu Kevin Chung, um representante da publisher na época. No evento, eles se conectaram e Lane questionou como poderia colaborar com a Naughty Dog na produção de The Last of Us Part II. Foi nesse momento que se tornou “um consultor de acessibilidade na indústria de videogames”.

Seu trabalho já alcançou grandes de grande escala, como God of War Ragnarok. Ele pode contribuir na acessibilidade do título da Santa Monica Studios ao comentar sobre a dificuldade de realizar vários movimentos de mão ou apertar muitos botões ao mesmo tempo. Em razão disso, ele sugeria “inserir os eventos de tempo rápido em uma sequência de ação” a fim de garantir que a PCD não tenha limitação ou seja prejudicada.

1
O trabalho de acessibilidade em God of War Ragnarok é também bem completo.

Curtiu essa entrevista com o consultor?