Final Fantasy XVI: “batalhas prometem ser únicas”, diz prévia
Com foco na exploração em Valisthea, equipe da PlayStation detalha gameplay do RPG
As primeiras prévias de Final Fantasy XVI começaram a surgir na internet. Como de costume, opiniões e informações exclusivas de uma versão demo foram compartilhadas no PS Blog, onde elogiaram bastante o design de Valisthea e as batalhas, que prometem ser únicas em diversas proporções.
Antes de seguirmos em frente, uma boa notícia para quem é fã da franquia. A história de Final Fantasy XV foi bastante criticada por ser “incompleta” e até muito acelerada em determinados momentos. A Square Enix dessa vez não deixará isso acontecer. Na publicação, a editora citou o seguinte:
Acrescentar algo novo à série exigiria voltar e olhar para o passado. Yoshida, produtor da franquia, comenta que os jogadores não ficaram felizes com a história de FFXV: “Ela estava incompleta. Coisas foram prometidas, coisas não foram cumpridas. É isso que queríamos evitar em Final Fantasy XVI”.
O que está acontecendo em Valisthea?
O motivo dos reinos estarem em conflito é muito simples. Dessa vez, os Cristais de Matéria funcionarão como um recurso capaz de gerar guerras entre nações, pois ele ficou muito escasso. Com Eikons sendo controlados pelos Dominantes, humanos com os summons em seus corpos — tal como o Naruto e a Raposa de Nove Caudas:
Com a escassez desse recurso, ocorrem conflitos. Certas regiões pareceram perfeitas para certos elementos, o que naturalmente levou a combiná-las com Eikons de poderes elementais semelhantes (a versão de FFXVI das invocações monstruosas da série). Eles são controlados por Dominantes, indivíduos especiais que, devido a esse poder, afetam a maré de conflitos e, portanto, são os bens mais valiosos das nações.
Logo nas duas primeiras horas, Final Fantasy XVI é cheio de ação
Clive Rosfield é o grande protagonista de Final Fantasy XVI e o início do game é totalmente focado em colocar o jogador a par dos acontecimentos de sua vida.
Durante esse tempo, passeamos pelos terrenos e esconderijos do castelo, batalhamos em mais cenários guiados, participamos de um espetacular embate cinematográfico de Eikon contra Eikon […] Batalhas contra chefes, sejam Eikon contra Eikon ou os embates de Clive contra ameaças maiores, prometem ser encontros únicos. FFXVI tem uma equipe específica, um pequeno grupo de designers de jogo, animadores e programadores, dedicada a criá-las.
Falando na ambientação de Valisthea…
Valisthea e a narrativa conversarão de forma natural ao longo do gameplay. A equipe de designers da Square Enix conseguiu transmitir o recado facilmente. As áreas do mapa refletem o conflito que assola os reinos de diversas formas, principalmente através de toda destruição causada pela escassez dos cristais.
Hiroshi Minagawa, diretor de arte de Final Fantasy XVI, comentou sobre como isso foi feito: “Trouxemos um membro da equipe de cenários e da história para comentar sobre o que é essa cidade e qual é a história da cidade”. Antes eram apenas locais cheios de barris e pouco detalhados, depois, tudo tomou forma:
Pedimos para a pessoa fornecer imagens da ideia que ela tinha para cada área, o que ela buscava na história e trabalhávamos com os designers e essas informações para obter um resultado adequado. Algo que ficaria melhor com uma equipe. E quando a pessoa da equipe da história entrava, juntando-se aos designers, as coisas ficavam bem mais fáceis.
Dessa forma, cada área de Valisthea passou a ter uma identidade, e por isso a imersão promete muito. Isso sem falar na trilha sonora: serão 200 faixas únicas para o RPG.
Final Fantasy XVI chega ao PS5 no dia 22 de junho. Em breve, uma demo será disponibilizada para os jogadores. Saiba mais aqui!