Notícias

Sindicato francês acusa Ubisoft Paris por crunch em Just Dance 2023

Segundo o sindicato Solidaires Informatique, desenvolvedores tiveram longas jornadas de trabalho na produção do game

por Jean Azevedo
Sindicato francês acusa Ubisoft Paris por crunch em Just Dance 2023

A Solidaires Informatique, sindicato francês que cuida dos jogos eletrônicos no país, está acusando a Ubisoft Paris por colocar seus desenvolvedores para trabalhar por longas jornadas — promovendo o famoso crunch. O caso foi detalhado em um artigo do portal GamesIndustry.biz.

A organização alegou que 10% dos funcionários tiveram efeitos de burnout no ano passado após a publisher optar por uma troca de engine para o jogo de dança. Um dos envolvidos no projeto disse que turnos de 13 a 14 horas eram feitos e encorajados dentro dos estúdios da editora.

Ao longo dos compromissos diários, alguns funcionários eram encorajados a trabalhar além de seus períodos. A mensagem era clara: faça hora extra.

Ubisoft

Mais casos semelhantes ao da Ubisoft Paris chamaram atenção

Os desenvolvedores da Ubisoft Paris chegaram a organizar uma greve, mas apenas 15% da equipe de fato colaborou com a manifestação. Além de Just Dance 2023, Beyond Good and Evil 2 teve um caso semelhante envolvendo a Ubisoft Montpellier. 

Na época, diversos devs alegaram exaustão e pediram folgas prolongadas, alegando passarem por um período de burnout. Muitos escolheram nem retornar para os estúdios após essas pausas — e por isso a Solidaires Informatique abriu os olhos para a situação.