Listas

O que mudou do jogo para a série de The Last of Us no episódio 3

Capítulo dedicado à história de Bill teve vários desvios do game

por Jean Azevedo
O que mudou do jogo para a série de The Last of Us no episódio 3

O terceiro episódio de The Last of Us apresenta os maiores desvios do jogo para a adaptação, conforme disse o diretor Neil Druckmann. O episódio dedicado à relação de Bill e Frank explorou mais detalhes do início da infecção e trouxe desfechos diferentes para os personagens.

Cuidado, você encontrará spoilers neste especial. Siga por sua conta e risco!

the last of us
Fonte: HBO

Separamos os principais momentos onde os produtores escolheram fazer diferente do produto original. Mais uma vez, as cenas que aconteceram após o caos do dia da infecção chamaram a atenção. 

Diferenças entre a série e o jogo de The Last of Us no episódio 3

O que acontecia nas zonas rurais

Mais uma vez, a adaptação tratou de mostrar como o mundo mudou conforme a infecção se alastrava. Ellie e Joel encontram uma vala cheia de corpos, e o contrabandista explica para ela que nas zonas rurais, os espaços para ficar em quarentena eram ainda menores.

Isso significa que, quem chegasse depois e não encontrasse vagas, acabava sendo executado. “Mortos não podem ser infectados”, explica Joel.

The Last of Us diferenças episódio 3
(Fonte: The Last of Us Brasil/Twitter)

Mortal Kombat era o jogo preferido da Ellie

A HBO adicionou um detalhe daqueles que são capazes de aproximar ainda mais o público da narrativa. Ao invés de colocar um jogo genérico no fliperama como a Naughty Dog fez, a companhia trouxe uma máquina de Mortal Kombat para a cena de Ellie — a maior fã de Mileena!

https://twitter.com/MK11BR/status/1619902547682299906?s=20&t=AnneIWTBtvIHl-1e6doD8A

Bill construindo a cidade

No jogo de The Last of Us, os jogadores chegam a um centro urbano cheio de armadilhas para pegar infectados e invasores. Na série, a construção dessa fortaleza é detalhada desde o início. Bill se escondeu dos militares durante a evacuação dos civis, juntou recursos, fez sistemas de defesa e levava uma vida “tranquila” em meio ao caos. 

bill e frank série de the last of us

A chegada de Frank 

No game, Frank é apenas uma história, sem muitos detalhes, de um cara que cometeu suicídio. A HBO trouxe uma visão diferente e mostrou o personagem chegando na vida de Bill. A conexão entre os dois acontece quando o dono da vila mostra seus dons no piano, pouco depois de um jantar de luxo num mundo apocalíptico.

The Last of Us
(Fonte: HBO)

O encontro entre Bill e Joel

Sabemos que Bill e Joel se conheceram em The Last of Us, mas quando? Frank e Tess eram grandes amigos e foram os responsáveis por criar aquele código usando músicas — anos 80 significa problemas, lembra? Eles se conheceram comunicando pelo rádio e foram recebidos na cidade para tratar de negócios.

The Last of Us epi 3 diferenças
(Fonte: HBO)

Joel saberia que algo estava acontecendo com seu antigo cliente, pois as faixas da época só tocariam caso ele não atualizasse os dados em seu computador. Falaremos sobre isso nos dois próximos tópicos.

A doença de Frank 

Frank tinha uma doença que precisava de maiores cuidados. Com o mundo do jeito que estava, um tratamento estava fora de questão. O par romântico de Bill precisou começar a usar cadeira de rodas e tomar medicação controlada.

Frank The Last of Us epi 3
(Fonte: HBO)

O último dia

A grande mudança que a série de The Last of Us promove é ao mostrar o último dia de Frank e Bill. Quem esperava ver o último interagindo com Ellie e Joel no tempo presente, se surpreendeu ao assistir o episódio.

Como a doença estava em estágio avançado, Frank decidiu que era hora de “uma última dança” — ou seja, passar por uma eutanásia. Ao longo do dia eles se casaram, fizeram uma boa refeição como na primeira vez em que encontraram e tomaram uma taça de vinho. Mas aí vem a surpresa: Bill decide ir junto de Frank.

Doença de Frank em The Last of Us
(Fonte: HBO)

Agora conhecemos melhor quem era o Frank que Bill falava em The Last of Us Part I:

https://twitter.com/CitandoGames/status/1620056312523673600?s=20&t=ErxAr5N2ZmugrFN3owNnLQ

Para quem não se lembra, a despedida de Bill foi assim:

Nada de escola, segue a viagem

Depois do impacto da última cena, a interação entre Joel e Bill foi resumida a uma carta emocionante encontrada por Ellie: 

Vou te dizer uma coisa porque você provavelmente é a única pessoa que vai entender. Eu odiava o mundo e fiquei feliz quando todos morreram. Mas eu estava errado, porque havia uma pessoa que valia a pena salvar. É por isso que homens como você e eu estamos aqui. Temos um trabalho a fazer. E Deus ajude qualquer filho da puta que ficar no nosso caminho. Deixo para você todas as minhas armas e equipamentos. Use-as para manter a Tess a salvo.

A mensagem já não serve mais para Tess, mas a missão do contrabandista em escoltar a garota se encaixou completamente com o contexto, não acham?

https://twitter.com/milistilinski/status/1620017957182267392?s=20&t=goh61zDqOI4Kri-FuVDkmw

Bill em sua carta deixando todas as suas coisas para Joel proteger a Tess, e agora ele tem que proteger a Ellie.

Agora é esperar pelo episódio 4 de The Last of Us para saber o que mais os diretores pretendem mudar para emocionar o público. Veja a prévia aqui!