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Resident Evil 4: 5 coisas que seriam bem-vindas no remake

Apesar de estar bem diferente do original, algumas coisas do game design ainda não ficaram tão claras

por Valdecir Emboava
Resident Evil 4: 5 coisas que seriam bem-vindas no remake

Resident Evil 4 Remake será uma das grandes apostas da Capcom para 2023. A reimaginação trará novos ares ao clássico, incluindo mudanças profundas em sua estrutura — além, claro, de gráficos e jogabilidade repaginados para a nova geração.

Pensando nas grandes mudanças do remake, o MeuPlayStation elencou cinco coisas que seriam muito bem-vindas ao gameplay. Lembrando que a reimaginação chega no dia 24 de março ao PS4, PS5, Xbox Series X|S e ao PC.

Mecânica de esquiva

A esquiva foi um dos destaques na reimaginação do terceiro jogo — e seria algo muito legal de se ver em Resident Evil 4. Jill tem muita flexibilidade para enfrentar inúmeros zumbis de uma vez, já que consegue desviar de investidas com muita facilidade por conta do recurso.

Esquiva de Resident Evil 3 em Resident Evil 4
(FONTE: reprodução)

Leon estará em muitas situações parecidas, então a esquiva apimentaria o gameplay, principalmente onde há muitos oponentes para enfrentar de uma vez — como partes do castelo, da ilha e do próprio vilarejo.

Equilíbrio entre ação e survival horror

Já ficou bem claro que a atmosfera de Resident Evil 4 mudou drasticamente e agora o clima é tenso e aterrorizante. O gameplay também evoluiu muito se comparado ao clássico, mas até onde o game design será tão fiel ao survival horror?

Resident Evil 4
(FONTE: reprodução)

Munições e recursos serão tão escassos como ditam as regras de um bom game do gênero? Haverá momentos de jump scare que farão os jogadores pularem da cadeira? Bom, o equilíbrio entre ação e survival horror ainda não ficou tão claro nestes aspectos — apesar de as melhorias estarem evidentes.

Desmembramento à lá Resident Evil 2 Remake

A reimaginação do segundo jogo, lançado em 2019, é uma experiência autêntica de survival horror. Há poucos elementos de ação (não existe a esquiva, por exemplo) e a estrutura de terror, como sustos, ambientes escuros, sensação de perseguição, gore e munição escassa estão lá — e muito bem aplicados ao game design.

Mecânica de desmembramento de Resident Evil 2 em Resident Evil 4
(FONTE: reprodução)

O sistema de desmembramento é outro grande destaque e proporciona uma sensação satisfatória de picotar os zumbis em pequenas partes. Se Resident Evil 4 quer acertar a mão no terror, esse recurso é praticamente indispensável para o título.

Finalizações insanas, como o suplex

Quem passou horas jogando o Resident Evil 4 original lembra bem a infinidade de finalizações que estavam disponíveis. Socos, chutes, o icônico suplex (onde Leon segurava o inimigo e se jogava para trás) e até o “quebra-pescoço” do Hunk no Modo Mercenários eram ações muito divertidas. A Capcom, além de trazer as animações antigas de volta, poderia implementar novas, né?

Exploração de Resident Evil 4 deve ser bem recompensada

Apesar de pouco comentado, um dos diferenciais de Resident Evil 4 era a sua exploração. Os jogadores mais atentos em árvores, rochas e lugares aparentemente inacessíveis eram muito bem recompensados com joias e munições. Até o fato de ter que encontrar 15 medalhões azuis na parte do vilarejo te garantia uma boa pistola de graça.

Resident Evil 4
(FONTE: reprodução)

Para o remake, a Capcom poderia continuar recompensando bem os jogadores mais atentos. Quem sabe adicionando mais lugares “difíceis” de achar, mais joias e novos medalhões com armas melhores em outras partes do jogo.

O que você gostaria de ver em Resident Evil 4 Remake? Comente abaixo!