Notícias

Para todos! Naughty Dog lista recursos de acessibilidade em The Last of Us Part I

Recursos contam com novidades interessantes e prometem ajudar todos os tipos de jogadores

por André Custodio
Para todos! Naughty Dog lista recursos de acessibilidade em The Last of Us Part I

Com o lançamento de The Last of Us Part I cada vez mais próximo, é de se esperar que a Naughty Dog prepare os fãs com levas de informações. Agora, as novidades ficam por conta dos vários recursos de acessibilidade do game, estes projetados para garantir uma experiência viável para todos os jogadores, independente de suas condições motoras.

A Naughty Dog detalhou as configurações para a comunidade e garantiu a chegada de mais recursos, com destaque para a estreia de funções inéditas, como a descrição em áudio para as cenas. Além disso, fãs de longa data da franquia verão ajustes resgatados de The Last of Us Part II, como as pré-definições de contraste e a alternância de cores para daltônicos.

Confira abaixo uma lista com mais detalhes sobre a acessibilidade em The Last of Us Part I:

Opções Pré-Estabelecidas de Acessibilidade

https://gfycat.com/tastyexcitableleonberger

Jogadores que desejarem ativar opções pré-estabelecidas de acessibilidade podem escolher entre os modos visual, auditivo e motor. Cada um deles mantém uma configuração padrão, mas é possível ajustá-la de acordo com suas necessidades.

Controles Alternativos

O DualSense é completamente customizável e permite o remapeamento de funções específicas de jogabilidade, como vibração, uso do touchpad e botões. As opções expandidas também facilitam algumas ações in-game e trazem melhorias para os sistemas de câmera e mira.

Ampliação e Recursos Visuais

https://gfycat.com/inexperiencedenchantingfreshwatereel

Tamanho, cor e contraste da interface têm acesso a modos alternativos de exibição, com alteração do tamanho da fonte e produção de cores mais vibrantes para elementos do jogo. Além disso, fazer um gesto de pinça no touchpad reduz o campo de visão e dá zoom em qualquer parte da tela.

Enjoo

Jogadores afetados por movimento de câmera e por outros efeitos têm a opção de desativar a simulação tridimensional. Em The Last of Us Part I, ajustes de desfoque, distância visual, campo de visão e ponto branco focal estão listados como recursos que favorecem o maior conforto durante a jogatina.

Navegação e Travessia

O remake conta com uma Assistência de Navegação para guiar os fãs pela campanha principal. Para os exploradores, o modo “Enhanced Listen” facilita a identificação de itens e inimigos à distância. Ainda há opções de transporte simples, proteção contra quedas em beiradas e salto de quebra-cabeças.

Texto-para-Voz e Sinais de Áudio

Uma das grandes novidades para cegos em The Last of Us Part I, os Sinais de Áudio e de Travessia registram sons em ações comuns (pegar ou procurar por itens, saltar por obstáculos, etc.) e transmitem informações por meio do feedback tátil do DualSense. Os sinais servem como referência a ser utilizada a qualquer hora e têm suporte para inúmeros idiomas, incluindo PT-BR.

Acessibilidade de Combate

O combate conta com muitas ferramentas facilitadoras. Para modificar a experiência geral de jogo, a Naughty Dog implementou opções especiais, como Invisível Enquanto Agachado e câmera lenta. Segundo os devs, a ideia é tornar a batalha mais “divertida e desafiadora”, garantindo acesso total a todos os estilos de gameplay.

HUD

https://gfycat.com/measlyhoarsecarpenterant

Mirando o público com dificuldades auditivas, várias opções de transmissão visual de informações estão disponíveis no menu do jogo. Indicadores de percepção no furtivo, recursos de proximidade dos inimigos e outras mecânicas podem ser exibidas continuamente na tela do título.

Legendas

Os jogadores podem alterar cores, tamanho, fundo e outros ajustes de legendas — tanto para serem exibidas durante as animações quanto durante o combate e exploração. Outra novidade fica por conta da interação com os personagens, permitindo ativar o nome dos locutores e uma seta que aponta para os falantes.

Dificuldade de The Last of Us Part I

Assim como houve em The Last of Us Part II, Part I conta com todos os níveis de dificuldade e garante até seis ajustes já em seu lançamento, incluindo o Muito Trivial e o popular Punitivo. Apesar dessas pré-definições, o game permite alterar resposta a danos de inimigos, eficácia dos aliados, impacto da furtividade e outros pontos. Não há troféus de dificuldade.

The Last of Us Part I será lançado em 2 de setembro para PS5. Uma versão de PC segue em desenvolvimento.

Acompanhe o MeuPlayStation também no nosso perfil oficial do TikTok!