Square Enix vendeu estúdios ocidentais para não prejudicar franquias do Japão
Games produzidos na Eidos e na Crystal Dynamics eram vistos com certo receio
Em conferência recente com investidores, a Square Enix comentou sobre a venda da Eidos Montreal e da Crystal Dynamics ao Embracer Group. Segundo a publisher, a negociação foi importante para evitar a “canibalização” das principais franquias da editora, que em grande parte são desenvolvidas nos estúdios japoneses.
Isso casa um pouco com as declarações do fundador da Eidos Montreal, onde além de falar sobre um suposto interesse da Sony pela editora, citou um certo desentendimento entre a parte ocidental e a base japonesa da companhia. A “falta de dedicação”, no fim das contas, parece ter levado a empresa a negociar as desenvolvedoras.
O analista David Gibson participou da reunião e divulgou um resumo dos tópicos tratados pela Square Enix. Segundo um fio de informações compartilhado por ele no Twitter, a venda teve como principal motivo o receio desses jogos ocidentais atrapalharem as vendas dos demais projetos da editora.
1) Crystal Dynamics/Eidos (CD/E) sale was driven by concerns that the titles cannibalized sales of the rest of the group and so it could improve capital efficiency
— David Gibson (@gibbogame) August 5, 2022
A venda da Crystal Dynamics/Eidos (CD/E) foi motivada por preocupações de que os jogos “canibalizassem” as vendas do resto do grupo e, portanto, poderiam melhorar a eficiência do capital.
Square Enix quer negociar ações de seus estúdios
Com foco em aumentar os investimentos nas suas principais franquias do Japão, a Square Enix pretende negociar as ações de seus estúdios. Entenda como a companhia quer fazer essas transações aqui!